Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
23/07/2023 às 22h28min - Atualizada em 23/07/2023 às 22h05min

Botafogo consegue empate heróico e segue firme na liderança

Após abrir boa vantagem, em três minutos, Santos deixa a vitória escapar e perde a chance de subir na tabela

Daniel Godoy - labdicasjornalismo.com
Botafogo e Santos fizeram duelo emocionante (Foto: Abner Dourado/AGIF)
Depois de seis vitórias consecutivas, o Botafogo empatou com o Santos em 2x2, jogo válido pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro. O peixe abriu 2x0 com o atacante Marcos Leonardo, que marcou duas vezes, mas o fogão não desistiu. O atacante Thiquinho Soares e o zagueiro Adryelson deixaram tudo igual no placar nos minutos finais. Com este resultado, os paulistas continuam na 14ª posição, agora com 17 pontos. Já os cariocas seguem firme na liderança, com 40.

Este duelo foi marcado por estreias. O Santos teve o retorno do volante Jean Lucas, que esteve no clube em 2019. Já o Botafogo teve a estreia do técnico Bruno Lage, substituto de Luís Castro. O novo treinador terá o desafio de manter a equipe na liderança e rumo ao título nacional, que não vem desde 1995.

Mais uma vez, o Santos jogou na Vila Belmiro sem torcida. A equipe está cumprindo a punição da partida contra o Corinthians, que aconteceu no dia 21 de junho. Na época, o time da vila perdeu por 2x0. Dessa forma, nos minutos finais do jogo, torcedores atiraram rojões e sinalizadores dentro do gramado do estádio. Com isso, a equipe foi punida pelo STJD com 10 jogos com portões fechados.


1° TEMPO
 
Favorito a vencer a partida, o Botafogo buscou tomar iniciativa. Artilheiro do campeonato, o atacante Tiquinho Soares era o principal responsável pela criação do time carioca. Do outro lado, a equipe paulista busca explorar contra-ataques por meio do atacante Marcos Leonardo. Aos dez, o lateral-esquerdo Marçal cobrou escanteio, a zaga do Santos afastou, mas na sobra, o lateral Di Placido chutou para fora.

Jogando no esquema 4-3-3, parecia que o Botafogo iria conseguir uma vitória tranquila. No minuto 11, Di Placido se livrou da marcação, cruzou e Tiquinho Soares cabeceou por cima. Instantes depois, o camisa nove recebeu, mas chutou longe da meta defendida pelo goleiro João Paulo. Após sofrer pressão do adversário, o time do Santos se ajustou taticamente. Assim, os cariocas passaram a ter dificuldade. Aos 21, o atacante Mendonza ganhou disputa de bola, tocou para o volante Dodi, que na entrada da área, finalizou para fora.

Dois minutos depois, Marcos Leonardo recebeu um lindo passe do estreante Jean Lucas, driblou o zagueiro Adryelson e marcou um golaço. O atacante chegou ao seu 46° gol com a camisa do alvinegro praiano em 148 jogos. A equipe do Botafogo estava irreconhecível com dificuldades para tocar a bola no campo de ataque. Aos 28, Mendonza foi lançado em velocidade, dominou no peito e chutou para fora.

Depois de muito tempo passando sufoco, o Botafogo conseguiu assustar. Marçal cruzou na área, a defesa afastou, mas no rebote, o atacante Júnior Santos pegou mal na bola. Aos 40, os cariocas perderam um importante jogador para a equipe. O atacante Luís Henrique caiu no gramado, sentindo dores no ombro. Na vaga dele, entrou Victor Sá.

O Botafogo começou pressionando, porém, aos poucos, o Santos começou a ser perigoso, foi para cima e saiu em vantagem no primeiro tempo.


2° TEMPO

Com o placar desfavorável, o Botafogo não desistiu do empate. Marçal disparou pela esquerda, tocou para o volante Tchê Tchê, mas no momento do chute, acabou travado pela marcação. Os cariocas ficavam mais tempo no campo adversário. Todavia, o sistema defensivo implementado pelo técnico Paulo Turra estava bem armado. Dessa forma, a alternativa era o jogo aéreo. Marçal cruzou e Thiquinho Soares mandou perto da trave defendida pelo goleiro João Paulo. Após os minutos inicias, os cariocas adiantaram a marcação. Do outro lado, os paulistas utilizavam o contra-ataque como ferramenta para sair do sufoco.

Aos oito, na entrada da área, Victor Sá finalizou de primeira, porém João Paulo fez ótima defesa. Depois de fazer um milagre, o goleiro se machucou e precisou ser substituído. No lugar dele, entrou o reserva Vladimir. Em vantagem, o Santos procurava tocar a bola com calma para cansar a equipe adversária. Por volta dos 20 minutos, o confronto ficou pegado com muitas faltas. O Botafogo ficou sem espaço para implementar seu estilo de jogo. Entretanto, aos 35, Mendonza disparou em velocidade, tocou para o meia Lucas Lima, que encontrou Marcos Leonardo livre para ampliar a vantagem do Santos.

Parecia que o Botafogo ia se abalar, mas lutou até o fim em busca do empate. Aos 38, o atacante Janderson recebeu dentro da área e tocou para Thiquinho Soares diminuir a vantagem para 2x1. Este foi o 11° gol do centro-avante botafoguense no Brasileirão. No lance seguinte, após cobrança de escanteio, o zagueiro Adryelson deixou tudo igual no placar. Os visitantes ainda quase viraram o jogo. Marça cobrou falta e o atacante Carlos Alberto mandou perto do gol santista.

O Santos estava com a vitória nas mãos, porém não contava que o Botafogo iria brigar até o fim, podendo até sair com a vitória. Pelo lado do peixe, o empate foi amargo, pois perdeu dois pontos importantíssimos na luta contra o rebaixamento. Do outro, o Fogão conseguiu um empate de time que dá "casca" para time que quer ser campeão.

PRÓXIMOS JOGOS

O Santos volta a campo no próximo (22), às 16h, contra o Fluminense, no Maracanã. Já o Botafogo recebe o Coritiba, no domingo (23), às 16h, no estádio Nilton Santos.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »