Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
10/08/2023 às 00h11min - Atualizada em 09/08/2023 às 23h49min

Palmeiras empata e segue vivo na Libertadores

Verdão segura o 0x0 e continua firme rumo a conquista do tetracampeonato sul-americano; Atlético MG agora tem só o Brasileirão até o fim da temporada

Daniel Godoy - labdicasjornalismo.com
Palmeiras e Atlético-MG brigaram até o fim (Foto: Marcelo Zambrana/AGIF/Agência de Fotografia Estadão)
Mais uma vez, o Palmeiras está classificado para as quartas de final da Libertadores após empatar com Atlético-MG por 0 x0.  No agregado, o time paulista venceu o "jogo de 180 minutos" por 1 a 0, placar construído no jogo de ida. Com este resultado, o Verdão enfrentará o Deportes Pereira-COL, que eliminou o Independiente del Valle. Como fez a melhor campanha da fase de grupos, o alviverde tem o direito de fazer a partida de volta dentro de seu estádio.

Do outro lado, essa noite vai ficar marcada negativamente na cabeça do atacante atleticano, Paulinho. Ele perdeu a oportunidade de levar a decisão para os pênaltis, porém desperdiçou uma chance clara. Depois do apito final, saiu de campo aos prantos.

Após o apito final, o atacante Endrick foi expulso por ter chutado uma bola para dentro do campo. Dessa forma, desfalcará o Palmeiras no primeiro jogo da decisão.
Este é o terceiro ano consecutivo pelo qual os paulistas eliminam os mineiros. No anos de 2021 e 2022 o Verdão levou a melhor, tirando o Galo das quartas de final.


Este foi um confronto foi especial para o atacante Rony, que chegou a marca de 200 jogos pelo clube paulista. Desde quando chegou em 2020, já conquistou duas Libertadores, um Campeonato Brasileiro, uma Copa do Brasil, três Campeonatos Paulistas, uma Supercopa do Brasil e uma Recopa Sul-Americana. Sem dúvidas nenhuma, é um dos maiores ídolos do Palmeiras do século XXI.

1° TEMPO

Os minutos iniciais foram pegados com faltas cometidas por parte de ambos os times. O Atlético-MG atacava, porém havia cautela na defesa para que o contra-ataque palmeirense fosse neutralizado. O sistema defensivo atleticano tomava bastante cuidado com o meia palmeirense Raphael Veiga. Por meio do esquema 4-3-3, o Palmeiras explorava a velocidade pelas pontas com os atacantes Arthur (direita), Dudu (Esquerda) e ainda havia Rony centralizado.

O primeiro lance de perigo aconteceu aos 16. Após cruzamento de Rony, o zagueiro Gustavo Gomez cabeceou e o goleiro Éverson fez grande defesa. Na sobra, Arthur finalizou. Aos poucos, o Palmeiras começava a dominar a partida. No minuto seguinte, Dudu recebeu pela esquerda, cortou para o meio e Éverson defendeu novamente. O time do Atlético-MG estava com dificuldade em se manter no campo de ataque, pois o sistema defensivo palmeirense estava bem montado.

Para melhorar o desempenho, precisava de algum atleta driblador, capaz de furar a marcação. Os atacantes Paulinho e Pavón estavam sumidos. Com isso, Hulk ficava isolado e não jogava o seu melhor futebol. O Palmeiras chegou de novo aos 35. Em belo contra-ataque, Arthur recebeu pela direita, cortou para o meio, mas Éverson encaixou. Após esse lance, o zagueiro Igor Rabello sentiu dores na coxa esquerda e foi substituído por Maurício Lemos. No último lance do primeiro tempo, o meia Gabriel Menino
 cobrou uma falta por cima da meta atleticana.
 
O jogo foi pegado e com poucas oportunidades. O Palmeiras tinha 51% de bola, contra 49% do Atlético-MG. Embora o número seja equilibrado, o alviverde foi perigoso nos contra-ataques, enquanto o Galo não assustou o goleiro Weverton.

2° TEMPO

Nos minutos inicias, o Atlético-MG buscava ficar mais tempo com a bola. No entanto, era preciso ter paciência, visto que a defesa palmeirense continuava organizada. Os mineiros chegaram pela primeira vez aos oito minutos da etapa final. Hulk cobrou falta e mandou perto da trave defendida por Weverton. Os visitantes começavam a se soltar no jogo, principalmente com a entrada do volante Igor Gomes, que deu dinamismo a equipe.

Aos 20, Raphael Veiga cruzou e Arthur, livre, finalizou para fora. Pelo lado do Atlético, faltava o apoio dos laterais no ataque e proximidade entre os meias e os atacantes. Após escanteio cobrado Raphael Veiga, Gustavo Gomes cabeceou, mas Éverson encaixou. Do outro lado, o Atlético-MG só chegava por meio das faltadas cobradas por Hulk. No minuto 30, mandou para fora. Instantes depois, o Galo teve a melhor chance no jogo. Paulinho recebeu em diagonal, driblou Weverton, mas mandou para fora. Este gol fez muita falta no fim do jogo.

Um pouco antes, houve um lance polêmico. Após cruzamento, Mayke desvia de cabeça e a bola toca no braço de Gabriel Menino. A recomendação da Fifa diz que quando a bola toca no braço de um jogador do mesmo time que fez o chute ou cruzamento não deve ser marcado o pênalti. Mesmo assim, os torcedores do time mineiro reclamaram.

Os torcedores atleticanos nem tiveram tempo para lamentar, pois no lance seguinte, o lateral Piqueréz cobrou uma falta no travessão. Este gol poderia garantir a vaga do Palmeiras nas quartas, visto que possivelmente, o Atlético não iria ter psicológico para esboçar alguma reação. Nos minutos finais, o Palmeiras buscava segurar o resultado. Dessa forma, os atleticanos ficavam mais tempo no ataque. Aos 45, Hulk cobrou mais uma falta para fora. A bola parada era a única alternativa levar perigo a meta palmeirense, já que no toque de bola estava complicado.

O Atlético tentou, mas não conseguiu o sistema defensivo montado por Abel Ferreira. Agora é focar no Campeonato Brasileiro para conseguir voltar a Libertadores em 2024.

PRÓXIMOS JOGOS

O Palmeiras enfrenta o Cruzeiro no próxima segunda (14), às 19h, no Allianz Parque. Já o Atlético-MG enfrenta o Bahia, no domingo (13), às 11h, no Mineirão.


 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »