Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
08/09/2023 às 17h58min - Atualizada em 05/09/2023 às 21h34min

Brasil inicia ciclo para Copa de 2026 em Belém

Com apoio da torcida belenense e contra um adversário nunca venceu estreias neste século, a seleção espera ter um técnico que monte um bom elenco para a competição mais importante do mundo.

Athyrson Chagas
Estadio Estadual Jornalista Edgar Proença - Mangueirão. Reprodução/Wikimedia foundation
Seleção Brasileira  entra em campo nesta sexta-feira (8) em Belém-PA às 21h45,  contra a Bolívia, em jogo valido para as Eliminatórias da Copa do mundo 2026. Um atrativo para estreia é o técnico Fernando Diniz, que começa seu processo com o time enquanto também treina o Fluminense (RJ). O objetivo da Seleção Brasileira é entrosar o elenco enquanto ainda não se tem certeza sobre a chegada de Ancelotti para 2024

A última vez que a Seleção Brasileira esteve em Belém enfrentou a Argentina  em 2011  na final do Superclassico das Americas - quando os torcedores paraenses protagonizaram o canto do Hino nacional à capela, que se espalhou por todo o Brasil, sendo um destaque da torcida na Copa de 2014.

SELEÇÃO BRASILEIRA

Diniz falou sobre sua experiência nova em treinar a seleção. Ele afirma que "tem uma logistica diferente, mas é um pouco parecido como quando você chega num clube e tem cinco dias pra estrear. Então é criar vínculos da forma mais rápida possível, treinar bastante pra passar as ideias que eu tenho e, ao mesmo tempo, não deixar os jogadores em desconforto. Deixar eles confortáveis pra fazer aquilo que, de certa forma é confortável pra eles".

Houveram alguns cortes desde a convocação do dia 18 de agosto. Foram elas: Bento (Athletico-PR), lesionado, por Lucas Perri (Botafogo); Vini Jr (Real Madrid), lesionado, por Raphinha (Barcelona) e; Militão (Real Madrid) cortado por lesão. Além disso, Antony  foi cortado, pois é acusado de agredir fisicamente sua ex-namorada, Gabriela Cavallin. Em seu lugar, Gabriel Jesus (Arsenal) foi convocado.


Após a saída de Tite, demitido após a eliminação da Copa para a Croácia na prorrogação, Ramon Menezes assumiu interinamente e teve resultados desagradáveis. Sob o comando de Ramon, a seleção venceu a Guiné (4x1) e perdeu para Marrocos (2x1) e Senegal (2x4). Esses resultados levaram à demissão do interino e à contratação de Diniz. Embora o Brasil seja o favorito nesse jogo, é importante que a equipe mostre à torcida que seu trabalho paralelo no Fluminense não irá interferir na busca do hexa.

Na coletiva de imprensa do dia 7/9, foi apresentado para Neymar o retrospecto dele na capital paraense, onde marcou dois gols contra o Clube do Remo, na Copa do Brasil e, em 2011 marcou seu primeiro gol no Brasil pela Seleção Brasileira. Então foi perguntado sobre sua vontade de fazer Belém entrar para história, porque se ele marcar, ultrapassa Pelé em numero de gols vestindo a amarelinha. Neymar respondeu que "Eu acho que tem tudo pra ser um dia histórico. Pelo carinho, pelo jogo que joguei com a seleção, e eu espero sim que aqui seja o palco, né, do gol histórico, porque do jeito que metrataram e da forma que me receberam foi mt linda. Então espero retribuir, deixando Belém como a cidade histórica do "gol que passou o Pelé".

Provável escalação do Brasil: Ederson; Danilo, Marquinhos, Gabriel Magalhães, Renan Lodi; Casemiro e Bruno Guimarães; NeymarRodrygo, Raphinha e Richarlison.

SELEÇÃO BOLIVIANA

O número de convocados da lista boliviana (48) é bem superior à lista brasileira (27), mas o treinador argentino Gustavo Costas não usou todo seu elenco, à exemplo de sua linha de três zagueiros, que varia bastanta a cada escalação. Quando necessita de um quarto jogador na zaga, desce Medina do meio campo para compor.  O mesmo ocorre no ataque, com Marcelo Moreno como atacante e os outros jogadores mudando de posição ao longo dos jogos, fazendo uma linha de três no ataque ou uma linha de cinco no meio campo. Contudo, as chances de Costas variar o grande elenco que tem é alta.


Seleção boliviana, antes de estrear, fez dois jogos a mais que o Brasil em 2023. São três derrotas: Contra o Uzbequistão (1x0), Equador (0x1) e Panamá (1x2); 1 empate contra o Chile sem gols e; uma vitória diante da Arábia Saudita, por 1x0.

Provável escalação da Bolívia: ViscarraCuéllar, Roca e QuinterosMedinaUrsinoSaucedo e MiguelitoAbrego, J. Cuéllar M. Moreno.

HISTÓRICO DE CONFRONTOS 
Nos últimos 7 anos, o Brasil esteve diante da Bolívia cinco vezes: venceu quatro e empatou um.  Seleção Canarinho fez 17 gols marcados nesses embates e não tomou nenhum. 

 

Mangueirão lotado cantando hino nacional à capela na final do Super classico das américas 2011. Video: Divulgação/ Lauro caminha/ YouTube.

 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »