Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
09/09/2023 às 01h07min - Atualizada em 09/09/2023 às 00h58min

Fernando Diniz estreia na Seleção Brasileira com o pé direito com direito a goleada

Brasil domina partida no começo ao fim e vence com sobras

Daniel Godoy
Neymar abraça Fernando Diniz na comemoração de seu primeiro gol na partida (Foto; Carl de Souza/AFP)
O Brasil venceu a Bolívia por 5x1 na estreia das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026. Neymar Jr e Rodrygo marcaram duas vezes e Raphinha também deixou sua marca. O jogador boliviano Abrego ainda fez o gol de honra dos visitantes. Com este resultado, a seleção pentacampeã mundial lidera a competição devido ao saldo de gols, que é de quatro, contra dois do Uruguai, segundo colocado.
 
Este jogo foi um especial para Neymar, que superou Pelé e se tornou o maior artilheiro da história da Seleção Brasileira com 79 gols. O Rei do Futebol possui 77, conforme a Fifa. Entretanto, a CBF ainda considera que Pelé marcou em 95 oportunidades. Além disso, o jogador do Al Hilal é o atleta com mais participações em gols no século XXI pelo Brasil. Ao todo, são 79 bolas na rede e 57 assistências, um total 136. O segundo colocado é Kaká com 54.
 
Embora seja apenas a primeira partida, o técnico Fernando Diniz já conseguiu colocar seu estilo de jogo em prática. Durante os 90 minutos, a Seleção Brasileira obteve 80% da posse de bola e 21 finalizações, contra quatro da Bolívia. Ademais, ao todo foram 614 passes do Brasil e apenas 156 dos bolivianos. Mesmo enfrentando uma equipe considerada tecnicamente muito inferior, cumpriu o papel de golear o adversário.
 
1° TEMPO

A Seleção Brasileira buscava usufruir o toque de bola e esperava o melhor momento para executar alguma finalização. A primeira oportunidade clara aconteceu aos dois minutos. Neymar cobrou falta e mandou pela rede do lado de fora. O time boliviano estava recuado. Como a equipe era tecnicamente inferior, buscava explorar os contra-ataques com o atacante Arrascaita. Mesmo assim, os brasileiros chegaram de novo. Após escanteio cobrado pelo camisa 10, Richarlison cabeceou para a defesa do goleiro Viscarra.

Momentos depois, Rodrygo recebeu de Neymar, a bola tocou na mão do zagueiro Jusino e o árbitro marcou pênalti a favor do Brasil. O maior artilheiro do Brasil bateu mal e Viscarra defendeu. Aos 24, Raphinha recebeu e finalizou nas mãos de Viscarra. No rebote, Rodrygo abriu o placar para o time canarinho. Apesar da vantagem, a Seleção Brasileira manteve o controle do jogo. Após boa jogada trabalhada, Neymar finalizou para fora. Até os 30, o Brasil tinha 72% da posse de bola, contra 28% da Bolívia.

Raphinha recebeu pela direita, cortou para o meio e Viscara trabalhou mais uma vez. O domínio da Seleção Brasileira era total, porém faltava era capricho nas finalizações. Aos 36, Richarlison cabeceou firme, mas Viscara fez um milagre. Se não fosse o goleiro boliviano, o time brasileiro teria construído um placar ainda mais elástico. No minuto 40, Neymar fez bela individual, driblou quatro bolivianos, entrou na área, mas foi parado de novo por Viscara novamente.

A Seleção Brasileira teve o controle do jogo no começo ao fim. Poderia terminar a etapa inicial, com uns ou 4x0, mas o goleiro Viscara estava em uma noite inspirada.

2° TEMPO

Assim como no primeiro tempo, o Brasil se manteve no ataque durante o começo da etapa final. Neymar deu um belo passe para Raphinha, o atacante cortou para o meio e chutou no cantinho, sem chances de defesa para Viscara. Aos cinco, Neymar deu outro lindo passe para Raphinha, que cabeceou para o meio da área, a bola sobrou para Richarlison marcar, porém isolou. O time boliviano parecia entregue no jogo. Bruno Guimarães deu belo passe para Rodrygo marcar o terceiro gol brasileiro na partida. Diferente do primeiro tempo, o Brasil era efetivo nas finalizações.

Aos 17, após bela jogada coletiva, Rodrygo tocou para Neymar marcar o seu gol de número 78 com a camisa da amarelinha, superando Pelé, que possui 77. Este gol tornou o atual camisa 10 da Seleção o maior artilheiro da equipe pentacampeã mundial. Do outro lado, os bolivianos estavam acuados. Com isso, parecia que eles estavam jogando para não tomarem uma goleada histórica. Os 20 primeiros minutos do segundo tempo foram de ataque contra defesa.

Por volta do 30, o técnico Fernando Diniz fez algumas substituições e os brasileiros decidiram administrar o placar. Apesar disso, o controle era absoluto. Entretanto, na primeira finalização, o atacante Abrego, substituto de Marcelo Moreno, ficou cara a cara com o goleiro Éderson e acertou o ângulo. A partir daí, os bolivianos passaram a ficar perigosos no contra-ataque. Todavia, a Seleção Brasileira respondeu imediatamente. Neymar cortou para o meio e mandou no travessão. Mas na sequência, a equipe da Bolívia levou perigo novamente. O volante Villamil arriscou de fora da área, porém Éderson encaixou.

Aos 37, Rodrygo cruzou e o volante Joelinton cabeceou à esquerda da meta defendida por Viscara. O confronto ficou bastante parelho. No minuto 44, Neymar cobrou falta para fora. Como estava difícil chegar no toque de bola, os bolivianos tinham como alternativa os chutes de longa e média distância. O lateral boliviano Cuéllar chutou de longe, porém Éderson defendeu. Na sequência, Raphinha cruzou e Neymar de primeira, fez o segundo gol dele na partida.
Próximos jogos


A Seleção Brasileira volta a campo na próxima terça-feira (12), às 23h (Brasília) contra o Peru, em Lima. Já a Bolívia enfrenta a Argentina no mesmo dia, porém às 17h em La Paz.


 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »