Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
13/09/2023 às 11h57min - Atualizada em 13/09/2023 às 11h55min

777 Partners está perto de entrar no futebol inglês comprando o Everton

Mesma SAF dona do Vasco da Gama e o clube da Premier League podem anunciar acordo ainda nesta semana de acordo com veículos de imprensa norte-americanos e ingleses

Claudio Salles Jr
Foto: Daniel Ramalho - Vasco
Empresa dona da SAF do Vasco está próxima de chegar a um acordo pelo acerto para a compra do Everton, da Premier League. Segundo a agência "Bloomberg" e meios de comunicação britânicos como, por exemplo, o jornal "The Telegraph" e a rede "BBC", as tratativas estão em estágio avançado e um acordo com o clube da primeira divisão do futebol inglês pode ser anunciado já nesta semana.

De acordo com as notícias veículadas, o empresário britânico-iraniano Farhad Moshiri, atual dono dos Toffes, vê a possível venda como uma boa oportunidade de reaver parte do investimento feito ao adquirir o clube. O empresário adquiriu participações no Everton, em primeiro momento no ano de 2016 e foi aumentando gradativamente até o percentual atual de 94%. O valor do negócio com a 777 Partners ainda não foi divulgado, mas, segundo o jornal "Daily Mail", que chegou a informar as cifras aproximadas do negócio que girariam em torno de 600 milhões de libras (R$ 3,7 bilhões).

O grupo americano já tinha tentado a aquisição do clube inglês anteriormente, a investida foi rejeitada em maio, mas não significou a desistência na tentativa de entrar em um dos centros mais rentáveis do mundo no que diz respeito ao futebol. O clube da cidade de Liverpool negociava, a altura, com o grupo MSP Sports Capital, mas os investidores desistiram da compra no fim de agosto abrindo caminho para, posteriormente, a 777 Partners planejar outra investida.

O “império” da empresa norte-americana no futebol se expande por todo o planeta, já são 7 clubes espalhados pelo futebol mundial, entre eles estão o Vasco da Gama e as equipes de maior projeção no futebol europeu e mundial como o Sevilla, na Espanha, o Genoa, na Itália e o Hertha Berlin na Alemanha. O desempenho do Vasco neste Campeonato Brasileiro põe em dúvida a capacidade da empresa americana, que gere o futebol de um dos clubes mais tradicionais do futebol brasileiro, mas a capacidade financeira "camuflou" essa possível incapacudade com investimentos significativos e a realização de aportes financeiros previstos em contrato. O que têm trazido novos contratados ao clube da Colina e reacendido a esperança nos torcedores em busca da permanência na Serie A para o ano de 2024.
 
Como efeito de contextualização a situação desportiva de alguns dos outros clubes pertencentes ao grupo que comanda a SAF do Vasco não é de muito destaque. O Genoa é o 14° colocado da atual edição da Serie A, apesar do campeonato ainda estar nas suas primeiras rodadas. O Herta Berlin está na décima sétima colocação da segunda divisão alemã. O Sevilla se encontra na pior situação dos clubes de maior destaque geridos pela 777, o time está na ultima colocação do Campeonato Espanhol sem somar nenhum ponto nas primeiras 4 rodadas da competição.
 
O que fica bastante explícito é que, não somente no Vasco da Gama como em todos os clubes que tem a empresa como gestora, se não houver maior profissionalização do setor de futebol, os resultados dificilmente vão melhorar e alegrar desportivamente os torcedores de todos esses clubes. Apesar de importante, é preciso entender e ter certeza que o futebol move muito mais do que apenas cifras milionárias.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »