Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
14/09/2023 às 20h16min - Atualizada em 14/09/2023 às 20h05min

Pré-olímpico do vôlei feminino começa neste sábado

O Brasil disputa uma das seis vagas iniciais para as Olimpíadas de Paris 2024; estreia será contra Argentina, com TV

Isabella Brasil - labdicasjornalismo.com
Seleção começa luta pela classificação para Olímpiada. Foto: Toru Hanai/Getty Images
Neste sábado (16) começa a disputa do Pré-Olímpico de volêi feminino, que dá  seis vagas para as Olimpíadas de 2024, em Paris. O torneio será disputado no Japão e durará nove dias.  De acordo com formato, são três grupos com oito seleções; elas jogam entre si em turno único. Cada seleção disputa sete jogos, e as duas primeiras de cada grupo se classificam para a maior competição do esporte mundial.

Além da 
França, já garantida na competição por ser o país-sede, serão mais 11 seleções na disputa pelas medalhas em Paris. Além das seis classificadas do pré-olímpico, as outras cinco vagas serão distribuídas conforme o ranking internacional das seleções. Os continentes que não tiverem seleções classificadas terão prioridade.

O Brasil está no grupo B, e disputa vagas diretas com: Japão, Turquia, Bulgária, Bélgica, Porto Rico, Argentina e Peru. Todos os jogos da seleção serão disputados no Ginásio Nacional de Yoyogi, em Tóquio. SporTV 2 transmite todo o torneio, e  a TV Globo vai passar ao vivo só o jogo da estreia, contra a Argentina, e o penúltimo, contra a Bélgica.

O técnico José Roberto Guimarães convocou 15 atletas: Roberta Ratzk e Naiane (levantadoras); Gabi Guimarães, Júlia Bergmann, Maiara Basso e Pri Daroit (ponteiras); Kisy, Rosamaria e Tainara (opostas); Ana Carolina, Diana, Lorena e Thaisa (centrais) e Natinha e Nyeme (líberos). Mas como regulamento só permite 14 inscritas em cada partida, uma vai ficar de fora por rodada.

Campeãs invictas no Campeonato Sul-Americano de Vôlei Feminino, as jogadoras vêm para o primeiro jogo contra a Argentina com apoio da torcida e expectativa alta depois dos 3 sets a 0, com folga, pela segunda rodada da competição continental, em agosto.

Gabi Guimarães diz que a equipe terá dificuldades, mas confia em uma boa estreia. “Vamos encontrar dificuldades e temos que saber superá-las. É uma competição para pensar jogo a jogo. Já começamos contra a Argentina, um adversário que tem evoluído na América do Sul. Temos que subir degrau por degrau para trazer essa classificação”, disse para a assessoria da 
Confederação Brasileira de Voleibol. José Roberto Guimarães concorda e acredita que cada jogo será como uma final. “Vamos estrear contra a Argentina e sempre tem uma ansiedade natural no primeiro jogo. Jogamos contra elas no Sul-Americano e fomos muito bem, mas elas têm um grupo em ascensão”.

Das 15 edições que o vôlei feminino esteve presente, a seleção brasileira possui cinco medalhas em Olimpíadas: duas de ouro em Pequim- 2008 e Londres- 2012; uma de prata em Tóquio, 2020; e duas de bronze em Atlanta, 1996 e Sydney, 2000.

Confira agenda de jogos do Brasil no Pré-Olímpico com horário de Brasília:

 
  • 16/9 – 4h – Brasil x Argentina
  • 17/9 – 4h – Brasil x Peru
  • 19/9 – 4h – Brasil x Bulgária
  • 20/9 – 4h – Brasil x Porto Rico
  • 22/9 – 4h – Brasil x Turquia
  • 23/9 – 4h – Brasil x Bélgica
  • 24/9 – 7h25 – Brasil x Japão
OUTROS GRUPOS 

O grupo A realizará seus jogos na China, em Ningbo. Este é formado por China, Sérvia, República Dominicana, Holanda, Canadá, República Tcheca, México e Ucrânia.

Já o grupo C jogará na Polônia, em Lódz. Além da seleção anfitriã, fazem parte desta chave Itália, Estados Unidos, Alemanha, Tailândia, Colômbia, Coreia do Sul Eslovênia.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »