Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
22/09/2023 às 18h02min - Atualizada em 22/09/2023 às 17h08min

De luto por Walewska, Brasil perde para Turquia no Pré-Olímpico

Seleção sofre derrota por 3 sets a 0, mas ainda depende de si para conseguir uma vaga nas Olímpiadas de 2024; últimos dois jogos serão neste fim de semana

Julia Vargas - labdicasjornalismo.com
Gabi disputa bola com Melissa Vargas na rede. Foto: Divulgação/Instagram@cbvolei

Abaladas pela morte de Walewska, as jogadoras do Brasil perderam para a Turquia na madrugada desta sexta-feira (22) na disputa do Pré-Olímpico em Tóquio. A partida teve resultado de 3 sets a 0 para as turcas com parciais de 25/21, 29/27 e 25/19. Com a derrota, a corrida para conseguir uma vaga nas Olimpíadas do ano que vem ficou mais difícil e para o Brasil a única opção é vencer. 


Para já garantir uma das vagas para os jogos olímpicos, as brasileiras precisarão vencer os próximos dois confrontos contra as belgas e japonesas. Caso não vença, a seleção precisará estar bem colocada no ranking internacional da modalidade para se classificar para Paris 2024
 

O Pré-Olímpico de Vôlei é dividido em três chaves, cada uma com oito equipes, e definirá as seis primeiras seleções classificadas para os Jogos de Paris, junto com a França, anfitriã que tem vaga garantida. Os países de cada grupo jogam entre si em turno único e os dois melhores asseguram a classificação. A seleção ocupa a terceira posição na tabela do Grupo B com 11 pontos, atrás da Turquia e Japão empatados com 15 pontos. 

 
  O Brasil entrou em quadra de mãos dadas e com fitas em homenagem a Walewska nos braços. O ginásio Yoyogi ficou em silêncio durante 30 segundos em tributo à ex-jogadora que faleceu aos 43 anos na noite de quinta-feira. Waleska atuava na posição de central e foi campeã olímpica com a seleção de vôlei nos Jogos de Pequim, em 2008. A atleta defendeu diversos clubes ao longo da carreira, como Minas, Osasco e Praia Clube, por onde se aposentou em 2022. 
 

1º SET

 

A seleção começou bem o set acompanhando as turcas a cada ponto e chegando a assumir a frente por 7 a 6 com Gabi. Apesar do início equilibrado, foi clara a diferença de efetividade: enquanto 21 dos 25 pontos da Turquia foram marcados por ataques, o Brasil cravou somente 11 do total de 21 pontos. No lado brasileiro, quem mais marcou foi Rosamaria que fez quatro pontos de ataque. 

 

O Brasil também aproveitou para pontuar oito vezes no erro das adversárias e mais duas vezes com um ace e um bloqueio. Porém, mesmo com as falhas, Melissa Vargas e Eda Erdem, que juntas marcaram 14 pontos, foram peças essenciais que fizeram a Turquia abrir vantagem e liderar até o final. O set foi encerrado com 25 a 21 para as turcas.

 

2º SET

 

Já na segunda etapa a seleção deu mais trabalho para a Turquia, dominou o início da partida, chegou a abrir quatro pontos de diferença pelas mãos de Rosamaria, atacando para fora de Vargas. Contudo, a superioridade brasileira não durou muito com o empate da Turquia, que logo depois abriu vantagem de 16 a 14. 

 

As turcas dispararam, chegando ao match point com 24 a 19, mas o Brasil reagiu e prolongou a disputa. No final, com um erro de saque de Diana e ataque de Vargas, a Turquia fechou o set com 29 a 27. 

 

O desempenho brasileiro melhorou em relação ao primeiro set, em uma situação adversa, em que cravou 16 ataques, um ponto de bloqueio e dois aces. O Brasil continuou errando pouco e marcando com o saque, mas seguiu inferior em comparação à eficácia do time adversário.

 

3º SET

 

Assim como no primeiro set, a etapa começou bem equilibrada com o Brasil na frente abrindo 10 a 9. Porém a Turquia logo reverteu o placar e ampliou a vantagem, mesmo com a entrada de Pri Daroit e Carol. A seleção teve um desempenho reduzido em relação ao set anterior, persistiram as mesmas características e falhas que aconteceram durante todo o jogo: a inferioridade na marcação de pontos por meio de bloqueios e ataques. Também foi possível perceber o grande abalo emocional do luto desde as jogadoras até a comissão técnica.  

 

PRÓXIMOS CONFRONTOS

 

O Brasil vai em busca da vaga para Paris nos dois últimos jogos do Pré-Olímpico. Pega a Bélgica no sábado às 4h (Brasília) e fecha a competição no domingo contra o Japão às 7h25. Os jogos terão transmissão da Globo e do Sportv2.

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »