Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
22/09/2023 às 23h44min - Atualizada em 22/09/2023 às 23h38min

Gil marca, Corinthians vence o Botafogo e se afasta do Z-4

Timão estreia sua terceira camisa, joga bem e vence o líder da competição, que sofre terceira derrota seguida

Vitor Marques - labdicasjornalismo.com
Timão impede que Botafogo dispare na liderança. (Foto: Jhony Inácio/Meu Timão)

Corinthians venceu o  Botafogo por 1 a 0 e se afastou da "zona da confusão" do Brasileirão, como diz o técnico Luxemburgo. Equipe paulista sobe para décima posição com 30 pontos e deixa o clube carioca em uma situação tensa. O time da Estrela Solitária se mantém na liderança, mas vê outras equipes, como Palmeiras, aproximando-se da primeira posição. Vantagem que era de 14 pontos agora cai pela metade. 

 

O embate teve uma expulsão e oito cartões amarelos. Mesmo assim, o Corinthians conseguiu vencer com um gol do zagueiro Gil na etapa final. Com os três pontos somados após a vitória, o Timão abre seis pontos de vantagem para zona do rebaixamento e quebra uma sequência de cinco jogos sem vitória no torneio. Problema para o Alvinegro paulista são as ausências de Gabriel Moscardo, Yuri Alberto e Fagner para o clássico contra o São Paulo no próximo sábado (30). Os três tomaram terceiro cartão amarelo.

 

O jogo ocorreu nesta sexta (22) e foi válido pela 24ª rodada do campeonato. A partida na Neo Química Arena marcou a estreia da terceira camisa do Timão. O uniforme em tom amarelado homenageia o movimento político das Diretas Já, que solicitava o retorno das eleições diretas para presidência da República e o fim do regime militar.

 

1° TEMPO

 

O primeiro tempo da partida contou com pouquíssimas chances de gol. Nos primeiros 15 minutos, a equipe carioca comandou mais as jogadas de ataque com alguns chutes ao gol de Cássio, mas nenhum deles exigiu uma defesa do goleiro alvinegro. 

 

O lance mais marcante da primeira etapa aconteceu por volta dos 20 minutos, com a falta do capitão e lateral-esquerdo do Botafogo, Marçal, em cima do atacante corintiano Pedro. Inicialmente, o árbitro da partida, Paulo Cesar Zanovelli da Silva, aplicou um cartão amarelo ao jogador. Mas depois de uma recomendação do VAR para a checagem do lance, o capitão botafoguense foi expulso. 

 

Com um a mais, o Corinthians passou a ter o domínio da bola e conseguiu atuar com mais intensidade em seu campo ofensivo, mas não conseguiu criar nenhuma chance clara de gol. A jogada de maior destaque aconteceu aos 45 minutos, quando após passe de Maycon, o atacante Yuri Alberto chegou livre na área para finalizar. O camisa nove do Timão estava em posição de impedimento. 

 

2° TEMPO

 

Ainda no intervalo da partida, o técnico Vanderlei Luxemburgo promoveu duas alterações no Corinthians. Saíram Gabriel Moscardo e Lucas Veríssimo para as entradas de Renato Augusto e Fagner

 

Com o meio-campista no jogo, o time aproveitou a vantagem de ter um jogador a mais e passou a criar mais oportunidades. Com quase sete minutos, após passe de Renato e chute forte de Matías Rojas, o goleiro botafoguense fez boa defesa. 

  

Com quase nove minutos, mais um chute em direção à meta botafoguense. Dessa vez, foi o próprio Renato Augusto finalizou após passe de Matheus Bidu. Aos onze minutos, mais duas alterações foram feitas pelo time da casa. Saíram as crias do Terrão Wesley e Pedro para entrarem Romero e Gustavo Mosquito

 

A entrada desses jogadores foi fundamental para o time já que com um passe de Mosquito após boa jogada pela direita, Matías Rojas pôde tentar mais um chute próximo à entrada da área. Mas dessa vez, a bola desviou no zagueiro argentino Victor Cuesta

 

Já Romero foi quem deu o passe para Matheus Bidu conseguir cruzar na área e encontrar a cabeça de Gil. O zagueiro cabeceou e viu Lucas Perri salvou, mas no rebote, o zagueiro encheu o pé para estufar a rede botafoguense. Gol do Corinthians aos 13 minutos da etapa final. 

 

O time do Parque São Jorge ainda conseguiu criar mais algumas chances de gol com uma cabeçada de Yuri Alberto e um chute de Renato Augusto pelo lado esquerdo da área. 

 

Mesmo com um a menos, o Botafogo se lançou ao ataque nos minutos finais, principalmente após a entrada do centroavante Diego Costa, mas pouco pôde fazer para empatar a partida. Após os sete minutos de acréscimo dados pelo árbitro, o Corinthians aguentou a pressão botafoguense e garantiu a vitória.

 

PRÓXIMOS JOGOS

 

O Corinthians voltará a jogar pelo campeonato Nacional no próximo sábado, 30 de setembro, contra o São Paulo no Estádio do Morumbi. Antes pega o Fortaleza, na terça, às 21h30, em casa, pela Sul-Americana. Já o líder, Botafogo, reencontrará sua torcida no Nilton Santos para o duelo contra o Goiás, na segunda-feira, (02).


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »