Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
01/10/2023 às 16h00min - Atualizada em 01/10/2023 às 15h40min

Brasil consegue vitória heróica no Pré-Olímpico de Vôlei

Equipe brasileira dá mais um passo para as Olimpíadas de Paris

Daniel Godoy - labdicasjornalismo.com
Destaque do Sesi, Darlan é uma grandes promessas do vôlei brasileiro (Foto; Divulgação/CBV)
A Seleção Brasileira venceu a Republica Tcheca por 3 sets a 2 e deu mais um passo às Olimpíadas em 2024, que será realizada em Paris. As parciais foram de 22/25, 25/16/, 25/20, 20/25 e 16/14. A partida aconteceu neste domingo (1), no Maracanãzinho, no Rio de Janeiro. Brasil estava atrás no tie-brake e conseguiu a virada.

Seleção, com cinco pontos, está na terceira posição atrás de Itália e Alemanha,  o próximo adversário na terça (3).


O grande destaque do jogo foi Darlan, de 21 anos. Neste confronto, o oposto marcou incríveis 23 pontos. O jovem vibrava a cada e ainda chamava a torcida para empurrar a equipe nos momentos difíceis do duelo. Outro destaque foi o ponteiro Lucareli, que 17 vezes a bola no chão da quadra adversária. Além disso, teve participação muito importante na reta final do Tie-Break.

O Brasil está no grupo A, com jogo realizados sempre no Maracanãzinho. Após derrotar Catar e República Theca, o time comandado por Renan Dal Zotto também enfrenta a Alemanha, Ucrânia, Cuba, Irã e Itália, com o objetivo de conquistar a vaga olímpica, que é destinada para os dois primeiros colocados da chave. Ao todo, são 24 seleções dividias em três grupos compostos por oito países. No total, seis times conseguem vaga direta e se juntarão à França, anfitriã do torneio em 2024. Outras cinco equipes dependem de uma espécie de repescagem com base no ranking da Federação Internacional de Vôlei (FIVB).


1° SET
A Seleção Brasileira entrou em quadra com a mesma formação da partida contra o Qatar; Bruno, Flávio, Lucão, Honorato, Alan, Lucarelli e Thales. A disputa pela vitória no primeiro-set foi ponto até o Brasil empatar em 11x11. Aos poucos, os europeus passaram a controlar mais o jogo e passou a fazer 21x19 e 23x20. Isso fez com que Renan Dal Zotto gastasse dois pedidos de tempo. Entretanto, já era tarde e os tchecos fecharam o primeiro set com 25x22.

2° SET
Para vencer o segundo set Renan Dal Zotto apostou em Darlan. O oposto entrou em quadra e mudou o psicológico da equipe logo no início e ajudou a abrir grande vantagem no placar. Logo nos primeiros minutos, o time marcou cinco pontos consecutivos. No decorrer do set, os jogadores não perderam a concentração. Com isso, Lucarelli fechou a parcial com 25/16.

3° SET
Com o domínio das ações, o Brasil ficou em vantagem durante todo o terceiro set, com uma diferença de pontos até que grande. Darlan fazia uma grande partida e marcou 11 dos 25 pontos do Brasil no terceiro set. Alan entrou no set-point para encerrar a parcial e fazer torcida brasileira no ginásio ir à loucura.

4° SET
Precisando vencer o quarto set, a equipe da República Tcheca voltou do intervalo confiante. Enquanto isso, a eficiência do ataque brasileiro foi reduzida. Honorato voltou ao jogo e Alan entrou quando a parcial estava 22x18 para sacar. Quando o jogo chegou a 23x20 a favor dos tchecos, a torcida brasileira que estava presente começou a gritar "Eu Acredito!" na esperança de que o Brasil conseguisse evitar o Tie-Break. No entanto, os tchecos continuaram superiores e fecharam o quarto set com 25x21.

TIE-BREAK
Os thecos estavam melhores e abriram uma larga vantagem. Entretanto, o apoio da torcida e a união do grupo fez com que o Brasil conseguisse uma vitória heróica. Depois de uma sequência de erros de saque e recepção, Renan apostou em Honorato para mudar o rumo da partida. Mesmo com a seleção tentando retomar a qualidade, a Republica Tcheca ainda era melhor. Entretanto, Darlan mudou o clima do jogo e Brasil empatou em 14x14. No fim, o Brasil venceu por 16x14.

PRÓXIMOS JOGOS
O Brasil folga nesta segunda-feira (2) e retornará à quadra na terça (3), às 20h30, contra a Alemanha. No mesmo dia, a Republica Tcheca enfrenta a seleção de Cuba, às 13h30.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »