Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
12/10/2023 às 13h43min - Atualizada em 12/10/2023 às 13h09min

Plataformas facilitam acesso às obras literárias

Escritora compartilha início da carreira na literatura digital

Valeska Miranda - Editado por Fernando Azevêdo

Nós, que amamos literatura, muitas vezes sonhamos com o dia em que poderemos montar uma biblioteca tradicional, repleta de grandes obras e de autores renomados e aclamados pelo público. Mas, outras tantas vezes, nos vemos impossibilitados de realizar tamanha façanha. Isso pois, apesar de os livros nos enriquecerem intelectualmente e de nos proporcionarem entretenimento, o custo elevado de algumas obras nos faz deixar esse sonho à posteridade.

 

Pensando nisso, e nas pessoas que ainda possuem ideias preconceituosas em relação aos e-books gratuitos disponíveis na plataforma da Amazon, que podem ser lidos de modo eletrônico e no aplicativo Kindle, resolvi desmistificar essa ideia, que não passa de uma falta de informação.

 

Podemos encontrar muitos livros de forma gratuita, tanto no e-reader Kindle quanto no app. Encontramos desde obras de peso no mundo literário, como as dos autores: Machado de Assis, Euclides da Cunha, José de Alencar, a outros clássicos e obras contemporâneas, como as que indico a seguir.

 

Livros e sinopses (colhidas na Amazon)

 

A começar pelo e-book chamado A porta no muro, escrito por H. G. Wells.

"A porta no muro" nos levará ao mundo de lembranças do nosso protagonista, que certa vez encontrou uma misteriosa porta verde numa parede branca.

 

Também quero indicar o e-book Filosofia do vazio, que é um ensaio escrito por Igor Teo durante o confinamento global do covid-19. Integrando budismo, taioismo e psicanálise, o autor aborda o silêncio, a quietude e a angústia para repensar nossa relação com o negativo em nossas vidas.

 

Já o e-book As roupas fazem as pessoas, escrito por Gottfried Keller, narra, de maneira brilhante e bem-humorada, as desventuras de Wenzel Strapinski, um alfaiate desempregado e faminto que vaga sem destino e cuja única posse são suas roupas, distintas e elegantes, feitas por ele mesmo. Trata-se de um texto atemporal, especialmente ao tratar de uma questão universal ao navegar no tema das pessoas que empregam - conscientemente ou não - esforços para projetar uma imagem maior e mais próspera de si, a qual muitas vezes contradiz diretamente a imagem real.

 

O livro Sou puta, doutor, de Yuri Marques Peçanha, é o produto de uma pesquisa empírico-qualitativa daquele que, à época, era um jovem estudante de Direito. Na obra, estão reunidos os relatos de 8 profissionais do sexo da Cidade do Rio de Janeiro. Uma ode à liberdade e ao direito de valer-se da voz como a sua principal arma de sobrevivência.

 

Louis e Noémie: um (a)caso de amor em Paris é um livro de Giulia Mancini, que conta como Louis e Noémie se encontraram no dia em que decidiram imortalizar o amor que sentiam: ele por Blanche e ela por Gael. Anos depois, naquela mesma ponte que um dia provocou questionamentos sobre suas próprias escolhas, eles se encontram novamente. As circunstâncias são diferentes, assim como o sorriso de Noémie e o olhar de Louis.

 

A próxima porta (Um mistério psicológico de Chloe Fine - livro 1) é uma obra-prima de suspense e mistério escrita por Blake Pierce. Pierce fez um trabalho magnífico criando personagens com lados psicológicos tão bem descritos que nos fazem sentir dentro de suas mentes, acompanhando seus medos e celebrando seu sucesso. É um suspense psicológico repleto de emoção com personagens robustos, em um ambiente de cidade pequena e que acelera o coração.

 

A aventura do prédio encantado, escrito por Cynthia Souza, conta uma emocionante aventura repleta de magia, amizade e empoderamento. “Após encontrar um Espelho Mágico nos pertences de sua falecida avó, Laura embarca em uma missão para resgatar três garotas em situações encantadas: Julia, que come demais; Isabella, que adormece em uma poltrona; e Valentina, presa por cabelos mágicos. Com amizade e coragem, elas enfrentam desafios e descobrem a força interior para superar obstáculos mágicos e se libertar”, segundo a sinopse oficial.

 

 

Literatura digital

 

Entrevistei a escritora Cynthia Souza, 40, que me contou um pouco de sua trajetória na literatura, especialmente a digital. Cynthia Souza descobriu o amor pela leitura aos 8 anos, lendo "A montanha encantada", livro escrito por Maria José Dupré. Desde então, ficou encantada pelas palavras e pela leitura. Em 2011, começou a escrever em um blog sobre seus três filhos, os quais a ajudaram a sair de uma depressão, conta.

 

Em 2020, a escritora comprou um curso de escrita criativa e decidiu que iria escrever seu primeiro livro. Sua ideia era falar de muitos assuntos e ideias. A partir desse curso, conheceu amigos escritores e começou a escrever contos, não necessariamente das histórias que queria, mas o necessário para desenvolver sua escrita criativa. Em 2022, lançou seu primeiro livro na Amazon, chamado "Escrevi e saí correndo", um compilado dos contos que escreveu quando ainda estava em desenvolvimento criativo.

 

Segundo ela, a Amazon foi sua porta de entrada para a publicação de livros, pela facilidade e pelo suporte da plataforma. Hoje, com três livros publicados, Cynthia diz que sente que seu trabalho é valorizado. São dois livros de ficção e um de estudos, sendo que "A Aventura do Prédio Encantado" é o de maior sucesso.

 

“Os livros digitais abrem uma porta para os escritores que não têm muito dinheiro para investir em publicações físicas e que não conseguem chegar nas grandes editoras para conseguir uma publicação totalmente paga”, diz Cynthia. Isso porque os custos são elevados e a contratação por editoras tem sido muito reduzida. Na Amazon, é possível ser um escritor independente.
 

A Amazon é uma plataforma fácil de interagir e ela realmente facilita pra gente como autor na publicação dos livros, eu gosto muito, acho que ela é muito justa, você tem acesso aos relatórios, tem acesso às pessoas que estão lendo, sabe a quantidade de páginas que estão lendo, tem acesso a todo o teu histórico de vendas e ao histórico de quando está gratuito, é uma plataforma bem clara para os escritores, e muito acessível para quem não tem muito contato com tecnologia, ela é bem intuitiva”, conta.

 

Conforme a autora, “o maior desafio de escrever um livro digital é que ele tenha uma qualidade profissional. É necessária toda uma diagramação para ficar bonito, é necessária também a revisão, ela é um fator muito importante, principalmente para desenvolver capas bem feitas, e tem que conhecer profissionais da área”. Segundo ela, realizar esses processos quando se escreve de modo independente é dificultoso, enquanto a plataforma facilita a escrita e ainda a visibilidade do autor e da publicação.

 

O mundo digital trouxe oportunidades para que autores e autoras iniciem ou deem continuidade à sua carreira literária. E trouxe ainda os influenciadores digitais, como os booktokers (no TikTok) e os bookstagrammers (no Instagram), que indicam livros nessas redes sociais, contribuindo para o aumento da procura por livros.

 

Mas, segundo Cynthia, ainda há desigualdades que dificultam o acesso à leitura, principalmente de livros físicos. “Eu acredito que tem crescido bastante a leitura entre os brasileiros, entretanto, [...] não é algo tão comum, porque somos um país que vive com muitas dificuldades, e as pessoas ao invés de poderem ler [...] elas precisam trabalhar, e isso dificulta bastante a leitura, a acessibilidade, e os valores dos livros físicos também dificulta bastante, porque um exemplar, mesmo que de um autor independente, custa em média uns 40 reais”, diz.

 

“Para mim, esses são os maiores desafios, encantar os leitores e ter essa acessibilidade, com bibliotecas, com projetos culturais, com divulgação, e isso é muito bom na parte dos livros gratuitos que acabam atingindo essa porcentagem de pessoas, porque hoje em dia todo mundo tem um celular e pode baixar o app e pode pegar os livros gratuitos e tem muito autor nacional lançando e tem muito livro bom mesmo, então vamos torcer pra que essa realidade mude”, acrescenta.
 

Me sinto valorizada pelo meu trabalho, principalmente quando eu coloco os meus livros e minhas leituras para serem lidas gratuitamente, porque tem vários downloads e a partir desses downloads, as pessoas leem e fazem seus comentários, fazem suas resenhas, apoiam, divulgam e isso dá uma valorização em todo o processo. Que às vezes é um processo muito complicado para a gente. Então, a valorização vem através dessas resenhas e desse carinho dos leitores para com os autores que trabalham tanto, estudam tanto para conseguir colocar suas ideias num livro e dividir suas histórias com o máximo de pessoas possíveis”, afirma.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »