Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
13/10/2023 às 02h31min - Atualizada em 13/10/2023 às 02h25min

Brasil empata com a Venezuela e é vaiado pela torcida

Com muitos erros técnicos, seleção perde liderança das eliminatórias da Copa do Mundo

Julia Vargas - labdicasjornalismo.com
Brasil empata com gol do zagueiro Gabriel Magalhães. Divulgação/Instagram @cbf_futebol

Brasil e Venezuela empataram por 1 a 1 na noite desta quinta-feira (12). A partida aconteceu na Arena Pantanal em Cuiabá, no Mato Grosso, pela terceira rodada das Eliminatórias Sul-Americanas da Copa do Mundo de 2026, Final teve confusão entre jogadores, e, ao sair do campo, o Neymar foi atingido por um balde de pipoca de um torcedor . A atuação da seleção de Fernando Diniz ficou muito aquém do esperado e mostrou que estar com o controle da bola na maior parte do tempo não significa bom desempenho, muito menos vitória. 

 

Agora, o Brasil ocupa o segundo lugar da tabela com sete pontos, atrás da rival Argentina, que lidera com nove pontos. Já a Venezuela, com esse ponto importante, está na sexta posição, com quatro pontos.

 

1º TEMPO

 

A primeira etapa do confronto terminou sem gols e sem emoção para os torcedores. A seleção chegou a quase 80% de posse de bola, com trabalho de passes, mas com pouca precisão no último terço do campo, salvo alguns chutes de fora da grande área de Rodrygo e Casemiro. A reação dos venezuelanos foi fechar a defesa e contar com o contra-ataque.

 

O Brasil sofreu para finalizar e, quando fez, não gerou grandes chances de gol, com um meio campo que faltou em agilidade e um lado direito que praticamente não foi acionado. Apesar de um setor esquerdo de talento com Vini Jr. e Guilherme Arana que forçou ataques, a canarinha não conseguiu finalizar de forma satisfatória e cometeu muitos erros de passe.

Enquanto isso, a Venezuela marcou bem e aproveitou os espaços que a defesa desencaixada do Brasil deixou para finalizar, mas também sem muito risco de gol. O lateral direito
Danilo deixou o campo por uma lesão muscular na coxa esquerda faltando cinco minutos para o fim do tempo normal, o que gerou preocupação para os próximos embates da competição.

 

2º TEMPO

 

Para a segunda etapa, a seleção brasileira voltou sem substituições, enquanto a Venezuela contou com a entrada de Savarino e Cásseres, que fizeram a diferença e participaram do gol de empate. O Brasil voltou mais ofensivo e acelerado, com Vini Jr. e Rodrygo se destacaram pelo entrosamento vindo de sua parceria no Real Madrid. Além disso, Neymar quase marcou com um chute forte e alto que foi defendido pelo goleiro Rafael Romo. Logo depois, aos cinco, o atleta do Al-Hilal bateu um escanteio na cabeça de Gabriel Magalhães que mandou para o fundo da rede. Surgiu ali uma esperança para melhora definitiva no jogo. Entretanto, não foi isso que aconteceu. 

 

Após o gol, a seleção caiu de rendimento novamente, enquanto os venezuelanos melhoraram seu jogo, ainda que pouco, com mais perigo no ataque. Richarlison, que pegou pouco na bola, levou cartão amarelo aos 11’ e cedeu lugar a Gabriel Jesus, que entrou bem e conseguiu desarmar o adversário algumas vezes. Porém, com o baixo desempenho coletivo, o atacante do Arsenal não conseguiu fazer muito mais que isso. O mesmo aconteceu com o autor do único gol brasileiro, cuja boa atuação se perdeu pela falta de sincronia do conjunto. Antes do empate, o Vini Jr chegou a marcar aos 23’, mas Neymar estava em posição de impedimento.

 

O empate venezuelano surgiu de uma falta cometida por André que entrou no lugar de Casemiro. Cáceres fez um giro em cima de Gerson, passou para Savarino que cruzou para Bello que, com uma linda bicicleta deixou tudo igual em Cuiabá aos 85’.

Quase no fim do jogo, o clima esquentou entre os jogadores na Arena Pantanal. O juiz deu dez minutos de acréscimos após quedas de venezuelanos, o que gerou uma briga generalizada que partiu de Neymar. Houve invasão do campo pela comissão técnica da seleção venezuelana e o jogo acabou sendo  encerrado pelo árbitro aos 54’. Os brasileiros saíram de campo vaiados. Ao entrar no túnel, Neymar foi recebido pela torcida com chuva de pipocas ao som de gritos de ’’pipoqueiro!’’.

 

PRÓXIMOS CONFRONTOS

 

Pela quarta rodada das Eliminatórias Sul-Americanas da Copa do Mundo de 2026, o Brasil enfrentará o Uruguai na próxima terça-feira (17) às 21h (Brasília) em Montevidéu. Já a Venezuela volta a campo no mesmo dia, porém contra o Chile, às 18h, em Maturín.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »