Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
06/11/2023 às 18h31min - Atualizada em 06/11/2023 às 16h28min

A importância da música na vida das pessoas

A música desempenha um papel significativo na vida das pessoas em várias dimensões, desde o entretenimento até o bem-estar emocional e a expressão cultural.

Caroline Dantas - Revisado por Danielle Carvalho
A música atua como um propulsor de pensamentos e sentimentos. (Foto: Reprodução / pixabay)

É comprovado que a música causa sensações e respostas diversas no nosso corpo. Ouvir e aprender música é uma prática que contribui para o desenvolvimento da mente humana, estimula o equilíbrio, fomenta o bem-estar, aprimora a concentração e o raciocínio, fortalece a memória, e aprimora nossa percepção de tempo e espaço.
Entao a seguir veremos mais sobre esse poder da música nas nossas vidas 

Música na mente

As pessoas têm uma inata capacidade de distinguir entre música e ruído. De fato, nossos cérebros possuem caminhos distintos para processar diversos aspectos da música, tais como altura, melodia, ritmo e andamento. Além disso, é interessante notar que a música rápida pode, de fato, acelerar a frequência cardíaca, a respiração e a pressão arterial, enquanto a música mais lenta tende a ter o efeito oposto.



Embora o entendimento completo dos efeitos da música sobre as pessoas ainda seja um campo em desenvolvimento, pesquisas demonstram que, ao ouvir uma música que apreciamos, o cérebro libera dopamina, uma substância química com impactos positivos em nosso humor. A música tem a capacidade de evocar emoções intensas, como alegria, tristeza ou medo, e também possui o poder de nos mover profundamente. De acordo com alguns pesquisadores, a música pode até mesmo contribuir para melhorar nossa saúde e bem-estar.

Possui características singulares, raramente encontradas em outras formas de arte e exerce uma influência profunda sobre os seres humanos, tanto ao nível físico quanto mental. Através de suas propriedades distintas, consegue acessar áreas emocionais específicas do cérebro, desencadeando estímulos que evocam uma ampla gama de sentimentos e emoções, ao mesmo tempo que expandem nossa capacidade criativa.

Entre as áreas do cérebro mais intimamente afetadas, destacam-se aquelas relacionadas à memória humana. Quando a música penetra no cérebro, ela atinge diretamente os locais onde nossas memórias estão armazenadas, estimulando a capacidade de recordação e desencadeando um fluxo de imagens psicologicamente significativas, que podem ser tanto positivas quanto negativas, ligadas a memórias, experiências do presente ou possibilidades futuras.

A música age como uma espécie de tela de projeção, evocando não apenas imagens, mas também uma série de respostas que diluem a fronteira entre espaço e tempo, transportando-nos para lembranças passadas, situações do presente ou cenários potenciais no futuro. Além disso, pesquisas também demonstram que as ondas musicais no cérebro ativam funções de lógica e raciocínio, contribuindo para a geração de soluções inovadoras para problemas específicos.

Para ocorrerem mudanças em nossos pensamentos, é necessário um estímulo apropriado, que pode vir dos sons musicais, que servem como catalisadores de novas ideias. A música atua como um propulsor de pensamentos frescos e ideias criativas e inovadoras, que, quando chegam à consciência, estimulam o desenvolvimento mental.

Benefícios para a saúde 

Dá uma forcinha pro movimento: A gente já nasce com uns ritmos dentro da gente e é por isso que a música ajuda muito quando a gente tá se exercitando, por exemplo.

Alivia a dor: Quando alguém começa a cantar a dor dá um tempo, porque a gente se distrai com a música e esquece um pouco do problema para ter um alívio momentâneo.

Ajuda a gente se conhecer melhor: Quando ouvimos música a gente explora mundos desconhecidos e começamos a entender mais de nós mesmos, nossas sensações, emoções e sentimentos.

Melhora a comunicação: A música é tipo outra maneira de organizar as ideias, porque tem uns ritmos e batidas diferentes da nossa fala.

Junta todo mundo: Quando uma mãe canta para o filho, o bebê guarda aquela voz na memória e cria uns laços emocionais.

Relaxa muito: A música é uma ótima maneira de relaxar; só de ouvir já ajuda a se livrar do estresse, por isso que muita gente fica de boa ouvindo música no trânsito.

Faz o cérebro dar uma turbinada: A música estimula o cérebro a criar novas conexões e caminhos.

Ânimo contra a tristeza: Estudos mostraram que músicas relaxantes podem dar uma mãozinha contra a depressão. Quem faz sessões de musicoterapia todos os dias melhora até 25% a mais do que quem não se liga na música.


Conforme a enfermeira Eliseth Leão, que pesquisa no Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein, "as áreas do cérebro responsáveis por movimento, memória, linguagem e emoções ficam ligadas quando ouvimos música". "Além disso, a música também ajuda a relaxar na hora de operar, baixa a pressão e o coração, e ainda ajuda a se recuperar mais rápido após treinar", diz o fisiologista Vitor Engrácia Valenti, da Universidade Estadual Paulista, em uma entrevista para revista Veja Saúde.

A musicoterapia tem o poder de melhorar o astral e a vida dos pacientes, tornando o processo de recuperação mais agradável. Isso é especialmente notável quando se trata de enfrentar doenças como o câncer, já que ajuda a aliviar dores, ansiedade e a fadiga. De acordo com um estudo realizado pela Universidade de Drexel nos EUA, chamado "Intervenções musicais para melhorar os resultados psicológicos e físicos em pacientes com câncer", essa técnica pode realmente fazer maravilhas no estado de saúde dos pacientes. Ela pode até reduzir a quantidade de remédios necessários e o tempo de hospitalização. Além disso, ouvir e tocar música também tem o poder de abaixar o nível de cortisol, o hormônio do estresse, o que é ótimo para quem precisa encarar procedimentos médicos.

Outra pesquisa, realizada pela Universidade de Alberta, no Canadá, intitulada "Música para reduzir a dor e o desconforto no departamento de emergência pediátrica: um ensaio clínico randomizado", abordou a relação entre música e o estresse em crianças internadas em departamentos de emergência. Os resultados mostraram que a música tem o dom de acalmar as crianças nessa situação. As crianças que ouviram música relaxante enquanto recebiam medicamentos na veia relataram sentir muito menos dor e demonstraram menos sofrimento em comparação com aquelas que não tiveram a trilha sonora. Além disso, no grupo que curtiu as batidas musicais, mais de dois terços dos profissionais de saúde disseram que a aplicação das injeções foi bem mais tranquila.

O impacto da música 

 A música é uma força poderosa que transcende os limites da mente e do corpo, impactando profundamente nossa experiência e bem-estar. Ela atua como uma linguagem universal que pode evocar emoções, estimular a criatividade, fortalecer nossas memórias e até mesmo promover a cura em momentos de dor e estresse. Como a pesquisa continua a explorar os intricados efeitos da música em nossa vida, fica claro que seu poder é algo que devemos abraçar e valorizar. Portanto, ao reconhecer e incorporar a música em nossas vidas de maneira consciente, podemos colher os inúmeros benefícios que ela oferece, tornando nossa jornada mais rica e harmoniosa.
 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »