Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
02/12/2023 às 23h29min - Atualizada em 02/12/2023 às 23h26min

É um quadrinista? É um músico? É um ator? Não… é o Camilo Solano

Paulo Firmo - Editado por Letícia Nunes
Fonte e Reprodução: Camilo Solano | Fora do Plástico


Desculpa o Áudio, nova HQ/Canção do artista Camilo Solano, está em lançamento da CCXP 2023. 

 

Nascido e criado em São Manuel, município paulista com pouco mais de 42.000 habitantes e a cerca de 250 km da capital, Camilo Solano (34 anos) imprime em sua obra a simplicidade e a sabedoria próprias de uma cidade pequena. Relativamente longe de modismos e das exigências da vida moderna, desse contexto inspirador é donde parte o artista para, com muito bom humor e um olhar crítico bem desenvolvido, abordar conceitos universais.   

 

Como quadrinista há cerca de uma década, Solano é dono de um traço gráfico e veia humorística singulares. Como um dos quadrinistas mais bem quistos do Brasil, é autor de obras de destaque como Desengano (Independente, 2015), Solzinho1 (Independente 2016/2018/Editora Conrad, 2021), Semilunar (Editora Balão Editorial, 2017), Filho do Vento (Editora Veneta, 2019), a vencedora do 33º Troféu HQMIX (2021) categoria Publicação Infantil, Cascão: Temporal (MSP/Panini, 2020) e Cidade Pequenina (Pipoca & Nanquim, 2021). Seu mais recente trabalho, Desculpa o Áudio (Independente, 2023), chega a público para mostrar de forma mais explícita, como Solano vai além da arte sequencial e abraça outras manifestações artísticas. 

 

Em postagens nas mídias sociais, ele aponta que Desculpa o Áudio é um grande exemplo de como cada vez mais ele tem se colocado no lugar da música. Sobretudo a partir de 2022. “Caminhando de vez para o lado da música de maneira mais séria e profissional”, como ele já manifestou. Tal processo se destacou publicamente, primeiramente, com Capacidade Reduzida2. O título veio da estrofe de uma música que em determinado momento não se materializou. O gibi, criado em um caderninho 14 x 14 cm e colorido com a técnica de pintura em aquarela, foi postado no Instagram e em seguida a canção aflorou. Do texto da história em quadrinhos veio a letra da música; que posteriormente ganhou uma melodia.

 

Agora, a HQ/Canção Desculpa o Áudio pode ser colocada em um lugar de destaque no atual momento criativo de Camilo Solano. Esta amálgama entre história em quadrinhos e música dá sinais de maior maturidade. Em seu principal canal virtual de comunicação com o público, seu perfil no Instagram, ele começou a apresentar os caminhos da nova obra. Desde a ideia surgida ainda durante a pandemia da Covid-19, até os produtos finais: HQ, Música e Videoclipe. Em 10 de novembro deste ano, Solano anunciou: “Essa foto3 é da pilha que acabou de chegar da gráfica, pois vai ter gibi novo na @ccxpoficial”. Dois dias depois, em uma uma nova postagem4 ele mostra a capa da HQ e diz que “vai ter muito mais coisa do que só um gibi. Espere pra ver”. No dia seguinte5 ele aprofunda o papo, fala um pouco dos seus luares criativos e revela que Desculpa o Áudio também é uma música. “Essa é a capa do single Desculpa o Áudio. Desculpa o áudio não é só um gibi. É também uma música”. No dia 25 vem mais uma novidade6 . A canção Desculpa o Áudio vai ganhar um videoclipe no Youtube: “VAI TER CLIPE! Sim!! O que é "Desculpa o Áudio" além de uma música e uma HQ? Um vídeo clipe!” ; a estreia vem três dias depois. 

 

 

A canção, com voz e violão de Camilo Solano, produção de Eduardo Chuffa7, saxofone de Eder Araujo8, trompete de Rinaldo Santos9, guitarra de Rafael Pires, mixagem e masterização de Renato Cortez10 e gestão de carreira de Josi Herculano11 está disponível nas mais diversas plataformas de streaming. O videoclipe, dirigido por Jorge Teivelis Neto12, com animações de Leo Finocchi13, direção de fotografia de Rafael Trindade14, assistência de câmera de Henrique Gun15, produção de Mayara Dornas16, figurino de Gi Marcondes, making of de Daniel Tancler17, direção de arte da Larissa Sartori18, acessoria da Build Up Media19 e apoio da Diretoria de Cultura do Município de São Manuel20 na figura do Arnaldo Catalan21 está no canal oficial do artista no Youtube. 

 

Desculpa o Áudio, materializa claramente o que o estudioso estadunidense dos meios de comunicação, Henry Jenkins, chama de (cultura da) convergência. Uma ação entre mídias, transmídia (trans = além de, através de). Nas palavras de Jenkins: “fluxo de conteúdos através de múltiplas plataformas de mídia”. Neste contexto, a obra de Solano, na mídia histórias em quadrinhos, está neste momento sendo lançada no maior evento de cultura pop/nerd do mundo, a Comic Con Experience 2023 (CCXP 2023 - 30 nov a 3 dez). E, embora até então, apenas os visitantes da CCXP conheçam o seu conteúdo, pelas falas e dicas de Solano na internet, ou mesmo pela música e videoclipe já disponíveis, podemos supor que a narrativa do gibi pode abordar desde os longos colóquios nos aplicativos de mensagens, até os incômodos com os barulhos do dia a dia das cidades. Inegavelmente uma observação rica e divertida. Um programa descontraído, de entretenimento e reflexão garantidos. 

 

PS: Além da HQ, da canção e do videoclipe, Solano também preparou cartelinhas de adesivos relacionados com a temática de Desculpa o Áudio. Pacote mais completo, impossível. 
 

 

Notas: 

 

1 - Em 2022, na ocasião do lançamento em formato digital de Solzinho pela Editora Conrad, eu escrevi uma matéria a respeito aqui mesmo no Lab Dicas Jornalismo. Se quiser conferir, você pode acessar por aqui

2 - Clique  aqui para conferir o contexto de Capacidade Reduzida. 

3 - Para ver a foto clique aqui

4 - Visualize a postagem.

5 - Saiba mais acessado aqui.

6 - Sobre a outra novidade anunciada por Solano.

7 - 21 - Aqui seguem endereços eletrônicos doa envolvidos na produção da canção e videoclipe Desculpa o Áudio. https://www.instagram.com/edchuffa/ https://www.instagram.com/ederf.araujo/ https://www.instagram.com/rinaldosantostrompete/ https://www.instagram.com/renatocortez/ https://www.instagram.com/renatocortez/ https://www.instagram.com/josi.herculano/ https://www.instagram.com/jteneto/ https://www.instagram.com/leofinocchi/ https://www.instagram.com/trindade_r/ https://www.instagram.com/henriquegun/ https://www.instagram.com/yayadornas/ https://www.instagram.com/dtancler/ https://www.instagram.com/larissa.sartori/ https://www.instagram.com/buildupmedia/ https://www.instagram.com/cultura_saomanuel/ https://www.instagram.com/arnaldocatalan/

 

 

Referências:

 

Camilo Solano. Veneta. [s.d]. Disponível em: < https://veneta.com.br/blog/autores/camilo-solano/ >. Acesso em: 1 dez. 2023.

 

Camilo Solano. Guia dos Quadrinhos. [s.d]. < http://www.guiadosquadrinhos.com/artista/trabalhos-de/camilo-solano/10735 >. Acesso em: 1 dez. 2023.

 

JENKINS, H. Cultura da convergência. São Paulo: ALEPH, 2006.

 

SOLANO, Camilo. Instagram. [s.d]. Disponível em: < http://www.instagram/camilosolano >. Acesso em: 10 nov. 2023.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »