Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
07/12/2023 às 03h08min - Atualizada em 07/12/2023 às 03h08min

Santos é rebaixado no último jogo da gestão Rueda

Time é o único que não faz sua parte; final do jogo teve confusão: carro de Mendoza foi queimado, e houve confrontos da polícia com a torcida em ruas da cidade

Paulo Octávio
Acuados, jogadores esperam no gramado ter segurança para sair do gramado. Reprodução: TV Globo/Premiere
Com segundo gol sofrido aos 50 minutos, o Santos perdeu para o Fortaleza e foi rebaixado pela primeira vez nos seus 111 anos de história. Logo na temporada em que Pelé, morto em dezembro de 2022, foi homenageado em todos os jogos. Inclusive o torneio teve nome de "Brasileirão rei". Logo o time que de 27 resultados se salvaria com 24. Logo quando foi o único dos clubes que brigaram contra queda que não fez sua parte. Logo no provável último jogo na Vila Belmiro, que será reformada em janeiro. 

A derrota de dois a um, com gols de Marinho e Lucero (Messias descontou) somada a vitória de Vasco e o triunfo surpreendente do Bahia contra o Atlético deixaram o Peixe com 43 pontos, enquanto Cruzmaltino terminou a competição com 45 e o Tricolor, 44. 

Foi o último jogo da gestão do presidente Andres Rueda, marcada por inúmeros fracassos, inclusive com um 7 a 1 para o Internacional, que deixou o  Alvinegro com um dos piores saldos  de gols do campeonato. 

Desde o vice na Libertadores de 2020, o elenco foi desmanchado e passou a lutar contra o rebaixamento em todos os campeonatos que disputou. No Paulistão de  2022 passou dois minutos entre os piores na última rodada, porém conseguiu a virada de 3 a 2 sobre Água Santa.  

Por ter ficado fora do "G6" do estadual deste ano, agora terá só dois torneios em 2024: o campeonato paulista e a série B. Esses campeonatos são deficitários e não ajudarão o time a ter um bom caixa, fato que desafia o novo presidente. Eleições no clube acontecem no próximo sábado. Marcelo Teixeira é o favorito e, se for eleito, assume em janeiro. 

Após o segundo gol do Fortaleza, houve uma onda de violência que se espalhou para as ruas da cidade. Um ônibus e quatro carros – um deles de Mendoza -- foram queimados. Em prédio próximo à Vila Belmiro, houve confronto de torcedores com a polícia. Na entrada do estádio, o Choque teve que conter os ânimos mais exaltados. 

Acuadas, famílias buscaram refúgio nas cabines de rádio. Um final lamentável para o time que revelou Pelé e tem uma das maiores histórias entre os clubes do mundo. 

1º TEMPO 

No começo do jogo, o Santos deu a impressão de que iria se salvar.   Logo aos quatro minutos, Furch fez o cruzamento para Marcos Leonardo, e Titi tirou em cima da linha. Clube continuou na pressão.  Aos 10, Marcos Leonardo serviu Jean Lucas que tropeçou na bola. Depois, o atacante teve outra chance aos 32, só que foi travado pela marcação na hora do chute.  

Aos 38, quando clube paulista criava nova chance, Titi fez o corte que virou lançamento. Marinho recebeu na intermediaria e partiu sozinho para grande área.  Ele teve a frieza que faltou aos santistas e abriu o placar.  

No final da primeira etapa, João Paulo defendeu uma cabeçada certeira de Lucero.  

Quando árbitro apitou, o Santos estava fora do Z4 devido ao empate entre Bahia e Atlético MG, mas quando estava no vestiário, time soube que o Tricolor passou a frente. Com essa combinação, o clube da Vila voltou a ficar entre os piores. 

2º TEMPO 

Peixe voltou melhor, mas continuou desorganizado. Mesmo assim, conseguiu gol de empate. Aos 12, Lucas Lima cobrou escanteio na cabeça de Messias, que venceu o goleiro. O resultado deixava o time ainda sob perigo. O empate do Bragantino com Vasco deu esperança --  naquele momento o Bahia confirmava o seu triunfo. 

Aos 17, Jean Lucas bateu mal prova de que time sofreu com a pressão, que pirou quando Cruzmaltino virou o  seu jogo. A notícia deixou o Santos em pânico. Nos acréscimos, João Paulo virou atacante por diversas vezes. Em um desses lances, aos 50, quando goleiro estava fora do gol, Fortaleza recuperou a bola, e Lucero bateu por cobertura.  

Foi o último lance do jogo, pois após o tento marcado, a violência tomou conta do estádio. 

PRÓXIMOS JOGOS 

Equipes voltam a campo para disputa de seus respectivos estaduais. O Fortaleza pega o Horizonte no dia 20 de janeiro.  Já o Paulistão ainda não teve tabela divulgada. 
 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »