Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
08/01/2024 às 19h00min - Atualizada em 07/01/2024 às 22h12min

Dorival é o novo técnico da seleção brasileira

Treinador já informou o São Paulo e se despediu de todos no clube após o treino do tricolor neste domingo

Claudio Salles Jr - labdicasjornalismo.com
Dorival se despede do São Paulo e aceita convite da CBF. Reprodução / São Paulo
Dorival Júnior é o novo técnico da seleção brasileira. O paulista aceitou o convite de Ednaldo Pereira, presidente da Confederação Brasileira de Futebol, que voltou ao cargo após uma decisão liminar proferida pelo ministro Gilmar Mendes. Decisão acontece após demissão do interino Fernando Diniz; que segue no no Fluminense. O anúncio oficial ocorrerá até a próxima quarta, mas o técnico já comunicou sua decisão para a diretoria do São Paulo neste domingo (07). Tanto que o time do Morumbi divulgou uma nota no Instagram sobre a saída de Dorival. 

“É a realização de um sonho pessoal, que só foi possível porque tive o reconhecimento do trabalho desenvolvido no São Paulo. Por isso tenho de agradecer por ter feito parte desse importante período de reconstrução. Agradeço também à torcida por todo o carinho e apoio”, disse Dorival para o Instagram oficial do time.

Os auxiliares de Dorival no Soberano, Lucas Silvestre, que é filho do treinador, e Pedro Sotero irão para a seleção brasileira após o Tricolor paulista encontrar um substituto para ocupar o comando técnico da equipe. A tendência é que o treinador, inclusive, participe da escolha de outros membros da CBF, o primeiro deles será o próximo diretor de Seleções da CBF. Além do filho e do auxiliar, Dorival ainda monta a comissão técnica que vai o acompanhar no comando da seleção pentacampeã, deixando ainda em aberto a possibilidade de convidar outros profissionais que fazem parte do clube do Morumbi. Ednaldo Rodrigues, mandatário da confederação, já começa a se movimentar e tinha como alvo o ex-lateral Filipe Luís, ex-Flamengo, mas o jogador recusou.

Dorival Júnior recebeu os primeiros contatos de Ednaldo. Logo após, Pereira comunicou oficialmente Julio Casares, presidente do São Paulo, do interesse no treinador do clube. O agora treinador foi informado que, em caso de novas eleições presidenciais na Confederação Brasileira de Futebol, terá o apoio do candidato Reinaldo Carneiro Bastos, aliado do atual presidente e o amplo favorito na sucessão no comando da instituição maior do futebol brasileiro. Segundo informações veiculadas no programa Seleção SporTV, o adversário de Bastos, Flávio Zveiter, também declarou apoio à escolha pelo novo treinador da seleção e deve ter todo o respaldo em caso de vitória da oposição em possível eleição da confederação. Embora o Globo Esporte tenha dito que após reunião, federações rechaçam, por ora, possibilidade de nova eleição.

Dorival é natural de Araraquara, no interior do estado de São Paulo. Durante a carreira como jogador, ganhou destaque como volante e teve passagens por Grêmio e Palmeiras, entre os anos 80 e 90. Como treinador, começou na Ferroviária e, após ao mostrar rapidamente um bom trabalho, alça voos maiores, passando por grandes times como VascoSantosAtlético-MGFlamengoPalmeiras e São Paulo. Nos últimos anos, o paulista ganhou notoriedade ao ganhar três dos quatro últimos títulos de mata-mata. É o atual bicampeão, de forma consecutiva, da Copa do Brasil (Flamengo 2022 e São Paulo 2023) e venceu a Libertadores, com Flamengo, em 2022.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »