Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
11/03/2024 às 01h18min - Atualizada em 11/03/2024 às 06h30min

Estados Unidos vence o Brasil e conquista a Copa Ouro Feminina

No primeiro campeonato sob comando de Arthur Elias, brasileiras sofrem com falta de ofensividade e terminam com o vice-campeonato

Raphael Tavares - labdicasjornalismo.com
Jogadoras do EUA comemoram enquanto brasileiras lamentam a derrota na final da Copa Ouro (Foto: Sean M. Haffey/AFP)

Mesmo fazendo um jogo parelho, a seleção brasileira feminina de futebol foi derrotada pelos Estados Unidos por 1 a 0 na final da Copa Ouro Feminina da Concacaf. Na primeira competição com o técnico Arthur Elias no comando, o Brasil obteve uma campanha perfeita até a decisão com vitórias sobre Colômbia, Porto Rico e Panamá. No mata-mata bateu Argentina e México. Já as donas da casa anteriormente, na fase de grupos, venceram República Dominicana e Argentina e perderam para o México. Nas quartas, eliminou Colômbia e na semi passou pelo Canadá nos pênaltis.


A competição organizada pela entidade continental abriu o calendário das seleções do futebol feminino em 2024 e contou com 12 participantes. Foram oito times da América do Norte e Central e mais quatro convidados da Conmebol, as melhores colocadas da última Copa América.  A decisão ocorreu neste domingo (10), no Snap Dragon Stadium, em San Diego, na Califórnia, para quase 32 mil pessoas.

 
 

O Brasil teve os desfalques da zagueira Rafaelle, que sofreu uma fratura no quinto metatarso do pé esquerdo, durante a semifinal da competição contra o México, na última quinta-feira. E da meio-campista Ary Borges, que teve um trauma torcional lateral no tornozelo esquerdo, durante o último treino antes da decisão.

 

1º TEMPO

 

Os primeiros minutos de partida foram mais nervosos, algo normal em uma final, porém o Brasil foi melhor e conseguiu dominar as ações. A primeira boa chegada foi em uma cobrança de falta de Duda Sampaio, aos 10 minutos, mas a bola foi na rede pelo lado de fora. Gabi Portilho recebeu com espaço na frente da área aos 22’ e arriscou, mas a bola foi por cima do gol. As norte-americanas melhoraram na partida e após cobrança de escanteio, Horan levou perigo no cabeceio aos 39’ e fez a goleira Luciana trabalhar. Só que aos 45, Emily Fox cruzou alto, Horan cabeceou no contrapé da goleira e abriu o placar para os Estados Unidos.

 

2º TEMPO

 

A etapa final foi mais equilibrada e truncada com poucos lances de perigo. Brasil tentou criar, porém não conseguiu fazer fluir suas jogadas ofensivas e, assim , norte-americanas ficaram sua zona de conforto. Willians chegou a ampliar o placar aos 33 minutos no único vacilo de Tarciane, que parou na jogada. Mas a atacante estava impedida. No final, Debinha cobrou falta, Geyse desviou e quase empatou a partida aos 40’. Yasmin cruzou fechado aos 50’, e Krueger fez o corte para evitar o empate no final da partida.

 

PRÓXIMOS CONFRONTOS

 

O próximo compromisso das duas seleções será a SheBelieves Cup, torneio quadrangular que também ocorre nos Estados Unidos. Ambas estreiam no dia 6 de abril: o Brasil enfrenta o Canadá às 16h30, enquanto a seleção norte-americana pega o Japão às 13h30, pelo horário de Brasília.

 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »