Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
23/03/2024 às 21h05min - Atualizada em 23/03/2024 às 18h12min

X-Men 97 | Primeiros episódios são o retrato perfeito da equipe mutante

Série apresenta sub-tramas envolvendo diversos personagens e mergulha na nostalgia da animação antiga

Daniel Floriano - Editado por Marcela Câmara
Fãs reagem ao pôster de X-Men '97:

Fãs reagem ao pôster de X-Men '97:

Divulgação: Disney+

Lançada durante os anos 90, X-Men: A Série Animada foi um verdadeiro sucesso na época, adaptando de forma fiel os quadrinhos e servindo como introdução ao universo mutante para várias pessoas. A animação pegou como base os quadrinhos de Jim Lee, adaptando os mesmos uniformes da chamada Equipe Azul. Além disso, a animação adaptou diversas grandes sagas dos quadrinhos como Dias de Um Futuro Esquecido, Saga da Fênix e Era do Apocalipse. O sucesso da animação impulsionou as vendas das hqs dos mutantes e foram o pontapé para os filmes dos X-Men nos anos 2000. 

Equipe Azul dos quadrinhos que serviu de base para a série animada

Equipe Azul dos quadrinhos que serviu de base para a série animada

Fonte: Pinterest

Após 30 anos, chegou a continuação dessa animação clássica. X-Men 97 chegou ao Disney+ no dia 20 de março com dois episódios disponíveis. A série terá um total de 10 episódios sendo lançados semanalmente. A proposta de X-Men 97 é continuar os eventos da animação dos anos 90, abraçando a nostalgia para a alegria dos fãs de longa data, trazendo uma evolução do design noventista que já ficou ultrapassado e abordando temáticas mais atuais.

A animação já começa despertando a nostalgia daqueles que acompanharam a animação dos anos 90, retornando com a mesma abertura e música, apenas com diferenças sutis com os traços modernizados. 

Começando de onde a animação antiga terminou, X-Men 97 apresenta a equipe tendo que lidar com a possível morte do Professor Xavier e com a guerra que se segue entre humanos e mutantes. Além de reapresentar os personagens e mostra-los em cenas de ação muito bem coreografadas e impactantes, a força desses primeiros episódios está no texto, abordando temas maduros como intolerância e preconceito, temáticas que sempre estiveram presentes no universo mutante.

Equipe completa em X-Men 97

Equipe completa em X-Men 97

Fonte: O Vício

O roteiro é recheado de sub-tramas dramáticas que dão profundidade para seus personagens, principalmente Ciclope, que é o grande destaque do primeiro episódio e da animação até o momento, sendo retratado de forma fiel aos quadrinhos, diferente das versões live-action, onde o personagem foi um mero coadjuvante esquecível. O personagem se vê entre tomar para si o cargo de líder dos X-Men deixado por Xavier ou deixar a equipe para cuidar de seu filho com Jean, que está grávida e que deseja que seu filho não nasça mutante, por saber que ele sofrerá a perseguição que eles tanto sofreram. Tempestade rouba a cena nos momentos de ação, sendo apresentada como a mutante mais poderosa. Essa apresentação de imenso poder é importante para que as consequências que a personagem sofre no segundo episódio seja fortemente sentida, não só pela personagem, mas pelo espectador.

Falando em segundo episódio, o grande destaque da vez é Magneto. O personagem aparece gerando um grande conflito entre os X-Men por declarar que Xavier deixou um testamento dizendo que todos os seus bens agora pertencem a ele, o levando a entrar numa disputa pela liderança da equipe. Além disso, seu discurso na ONU sobre opressão e desigualdade demonstra camadas mais profundas e diferentes das que estamos acostumados com o personagem. 

Os dois primeiros episódios de X-Men 97 são suficientes para recolocar a equipe mutante no topo, em um momento conturbado em que a própria Marvel está vivendo com o desinteresse do público por suas produções. Não é atoa que o único filme da Marvel Studios em 2024 será Deadpool e Wolverine, filme que aborda o universo mutante. Parece essa ser a receita certa para a retomada do estúdio ao ápice.



REFERÊNCIAS 

CARLOS, Jean; X-Men 97: veja calendário de novos episódios da animação da Marvel; tecmundo; 2023; Disponível em: https://www.tecmundo.com.br/minha-serie/281134-x-men-97-veja-calendario-novos-episodios-animacao-da-marvel.htm
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »