Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
22/08/2019 às 20h22min - Atualizada em 22/08/2019 às 20h22min

Conheça projeto de divulgação científica no Youtube

O Science Vlogs Brasil tem como intuito noticiar atividades relacionadas a ciência e contrapor fake news disseminadas na internet

Caio Costa - Editado por Thalia Oliveira
Divulgação
O Science Vlogs Brasil é um projeto que visa a divulgação e acessibilidade de informações sobre a ciência no YouTube, e para isso, une diversas vozes de Youtubers de diversificadas áreas do conhecimento. Na ativa há três anos e relançado em maio, o projeto atua em um período, que o incentivo à produção científica é reduzido na mesma velocidade que aumenta a descredibilização da ciência em alguns setores da sociedade.
 
No universo virtual, o negacionismo científico ganha força e movimentos como grupos que acreditam que o planeta Terra não seja redondo ou negam a veracidade do aquecimento global, aumentam também as iniciativas em tornarem a informação científica presente online de forma didática e acessível. Segundo Drauzio Varella, que anunciou a participação no Science Vlogs em vídeo do seu canal, o projeto é importante para contrapor às fake news disseminadas com o intuito de confundir a população. “A maior parte dos envolvidos são professores, uma profissão que precisa voltar a ter prestígio na nossa sociedade”, acrescentou.
 
Contudo, se engana quem pensa que qualquer canal pode participar do projeto. Funciona como uma espécie de selo, o conteúdo precisa ser analisado por especialistas da área. A precaução se explica pela exigência de qualidade da comunidade, que como Davi Calazans apresentador do “Ponto em Comum” explica em vídeo, tem como propósito ajudar o público a discernir se uma informação online é confiável ou não.
 
A divulgação e conscientização da importância do trabalho do cientista e dos órgãos de pesquisa, ganham cada vez mais relevância em momentos críticos que a comunidade científica vive no país. Em abril, o ministro Marcos Pontes de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações afirmou que o orçamento para a ciência seria cortado em quase 50% em 2019 e na semana passada, o presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) João Luiz Filgueira de Azevedo anunciou que cerca de 4,500 bolsas de pesquisas serão suspensas devido aos cortes no orçamento do programa.
 
Para Leonardo Carvalheira, biólogo e apresentador do “Dispersciência”, o Science Vlogs Brasil é um movimento de resposta ao presidente Jair Bolsonaro, comentou para o HuffPost. “Estamos tentando articular para que as falas do presidente que ferem os dados científicos tenham sempre um contra-argumento disponível para o público”, explicou.

Para acessar o canal do projeto, é bem fácil, segue o link: http://bit.ly/2ZlcclO
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »