Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
23/11/2019 às 11h55min - Atualizada em 23/11/2019 às 11h55min

Em temporada de mudanças, Flamengo chega à uma final de Libertadores após 38 anos

O técnico português Jorge Jesus transformou o time e suscitou equiparações aos campeões de 1981

Paula Sant Ana - Editado por Paulo Octávio
Hoje tem? Foto: André Durão/Globo Esporte

O Clube de Regatas do Flamengo disputa hoje à final da Libertadores. O clube brasileiro busca vencer a competição pela segunda vez em sua história, em jogo contra o River Plate (ARG), em Lima no Peru, às 17h, pelo horário de Brasília. Esse será um dos jogos mais marcantes do rubronegro ainda mais após uma 'revolução' em seu estilo de jogo implantada pelo técnico Jorge Jesus. Sem disputar uma final há 38 anos, o elenco de hoje é comparado ao time campeão de 81. Caso conquiste o título, a geração que não viu o time campeão da América fará uma enorme festa no Rio de Janeiro.

O CAMINHO ATÉ A FINALÍSSIMA

Na fase de grupos, o Flamengo venceu os dois jogos contra o San José-BOL. Na estréia, pelo placar de 1 a 0, com gol de Gabigol. Já na disputa em solo nacional, o rubro-negro venceu por 6 a 1. O segundo adversário foi a LDU Quito-EQU. Iniciando o embate em casa, conseguiu mais três pontos com o resultado de 3 a 1. Em território equatoriano, os donos da casa levaram a melhor em placar favorável em 2 a 1. A terceira e última disputa da primeira fase foi contra o tradicional Peñarol. Apesar de uma derrota em casa por 1 a 0 e um empate sem gols fora, os brasileiros fizeram 10 pontos e conseguiram a vaga  para às oitavas de final.

Nesta fase, o time afastou um fantasma recente, venceu o Emelec nos pênaltis, por 2 (4) x 2 (2). A internet foi a loucura com uma chuva de memes e montagens que exaltavam o Mengão como é chamado carinhosamente por seus torcedores e admiradores. Já nas quartas de final, ocorreu um duelo caseiro contra o Internacional. Em casa,venceu pelo placar de 2 a 0 e  levou uma boa vantagem para o Beira-Rio. No Rio Grande do Sul, conseguiu segurar o resultado e empatou em 1 a 1 com o Colorado. Na semi, o Flamengo fez um de seus jogos mais marcantes na temporada. Após empate na Arena do Grêmio, em 1 x 1, com gols de Pepê (GRE) e Bruno Henrique, os cariocas fizeram história  no Marcanã. Com placar elástico e futebol de bilhar os olhos, a equipe de Jorge Jesus venceu por 5 a 0. Os autores dos gols foram Bruno Henrique, Gabigol (Duas vezes), Pablo Marí e Rodrigo Caio.


Canal: Fox Sports Brasil

Anteriormente confirmada em Santiago, no Chile, a esperada final mudou de local devido a crise que o país passa. Agora em território peruano, River Plate e Flamengo se enfrentam na disputa em Lima, capital do país.

 

Gabigol durante treino em Lima, palco da grande final da Libertadores. Foto: Alexandre Vidal/Flamengo


MEMES FLAMENGUISTAS

Viralizou na redes sociais uma placa com a frase “Hoje tem gol do Gabigol”. Muitas vezes criticado por levar o “Gol” em seu nome, Gabriel Barbosa tornou-se o artilheiro do elenco, ganhou o coração dos torcedores e  também destaque na mídia. Um cartaz, que parecia simples, virou slogan na net. Potencializada pela força da torcida do Flamengo, a  frase e repetida toda semana.  A torcida flamenguista é caracterizada frequentemente por fazer músicas. Dessa vez, em ritmo de funk, o hit “Flamengo não é time” tomou conta da internet. A letra consiste em afirmar que o Mengão não é time, é seleção. Em meio a brincadeiras, páginas de Facebook e Instagram produzem conteúdo exaltando o elenco e provocando rivais, tanto cariocas quanto paulistas. 

 

PROVÁVEL ESCALAÇÃO: 1 - Diego Alves, 13 - Rafinha, 3 - Rodrigo Caio, 4 - Pablo Mari e 16 - Filipe Luís; 5 - William Arão, 15 - Gérson, 7 - Everton Ribeiro e 14 - Arrascaeta; 27 - Bruno Henrique e 9 - Gabigol
 

HISTÓRICO DE CONFRONTOS: Flamengo e River Plate se enfrentaram 17 vezes na história. No retrospecto geral, os cariocas venceram sete embates, já os argentinos seis. O confronto terminou empatado em quatro ocasiões. O torcedor rubro-negro tem motivos para sorrir, visto que jamais perdeu para o milionários em partidas de Libertadores. O último confronto entre as equipes terminou em 0 x 0, no Monumental de Nuñez, na Argentina, em partida válida pela última rodada da fase de grupos da Libertadores 2018.



Registro do embarque para Lima, palco da final da Libertadores. Foto: Alexandre Vidal/Flamengo

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »