Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
09/12/2019 às 19h54min - Atualizada em 09/12/2019 às 19h54min

Os Prazeres Da Música

Doutoranda na área de musicoterapia, Elvira Alves dos Santos, diz que a música pode trabalhar às questões emocionais e é um excelente meio para depressão e ansiedade.

Núbia Umbelino
Elvira Alves dos Santos, Rita de Cassia
Imagem: Radio ebc
 
A música como linguagem é muito usada para cunho psicológico. Ela expressa emoções e sentimentos, reduz ruídos de conflitos familiares ou em uma equipe, quando trabalhados em uma atividade musical. Qualquer gênero de música tem um efeito em nossas vidas. Os musicoterapeutas tem um princípio chamado de ISO (Identidade Sonora Musical). O ISO de cada pessoa são as lembranças e recordações sonoras de ruídos, sons, timbres musicais, estilos e melodias que possuímos desde nossa vida uterina. Os sons que a mãe ouve e gosta ou não, fazem parte da nossa identidade musical, assim como as musicas ouvidas que permeiam o meio familiar e social de uma pessoa. Elvira explica que não existe gênero que faça bem ou mal, tudo depende do ISO de cada um. Música que tenha uma lembrança e auxilia em uma boa recordação faz bem, assim como uma má lembrança pode ter efeito heterogênico, um efeito negativo.
 
Rita de Cassia canta todos os gêneros musicais. Ela afirma que a música traz um efeito para quem canta, tanto quanto para quem ouve e possibilitando ser considerada como terapia. “Muitas vezes já me senti em outra dimensão, como se estivesse em uma espécie de transe, ao cantar, me sinto vivendo aquela melodia e aquela letra e tento ao máximo que os ouvintes sintam o mesmo”.
 
O autor Merrian, cita que a música tem dez funções, entre elas está a mobilização e o suporte das questões emocionais e psicológicas, oferece contingência, permitindo que o indivíduo se socialize e tenha uma identidade social, principalmente na adolescência, quando começamos a conhecer nossos gostos. A música fala e influência o comportamento de uma sociedade, como exemplo temos a ditadura, onde as músicas expressavam muito sobre política, o que a sociedade vivia influenciava na composição das letras e mutuamente. Hoje as músicas falam sobre traição, sexo, relacionamentos instáveis, muitas das vezes esse comportamento é perceptível no meio em que vivemos. 
 
As quatro dimensões do ser humano são atingidas pela música, física, espiritual, social e emocional. Uma canção promove sensação de conforto. A musicoterapeuta diz que a música é um excelente meio para depressão e ansiedade, pois ela e capaz de falar o que uma pessoa está sentido, refletindo no seu estado emocional. Fisicamente a música age alterando a pressão arterial, frequência cardiovasculatoria, tons musculares promovendo hipotonia ou hipertonia, os níveis neurotransmissores também são alterados, na dopamina a dor pode aumentar ou diminuir, pela questão do desfoque ao tocar um instrumento ou cantar, e aumenta quando os transmissores do opioides são expandidos.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »