17/01/2020 às 11h03min - Atualizada em 17/01/2020 às 11h03min

A importância de estar nos primeiros resultados do Google, utilizando as técnicas de SEO

Atualmente não basta apenas estar na internet, com a quantidade de concorrentes disponíveis seu conteúdo deve ser útil e relevante

Wanderson Luiz - Edição: Manoel Paulo
Wanderson Luiz

Hoje em dia dificilmente uma pessoa não utiliza os buscadores (Google, Bing, entre outros) no seu dia a dia, seja para achar um restaurante próximo, uma loja de produtos específicos, para se informar melhor sobre atualidades ou como preparar determinada refeição. Mas será que os primeiros resultados estão ali por acaso? A resposta é não, existe o SEO (Search Engine Optimization) também conhecido como, técnicas de otimização para sites.

Agora você está se perguntando por que ele seria bom para o meu site ou blog. Simplesmente por que com ele você pode melhorar seu rankeamento nos buscadores e aparecer entre os primeiros resultados de forma orgânica, isso significa um maior número de cliques e provavelmente conversão de vendas. 

Monique Baraúna, professora, jornalista, especialista em mídias digitais, de São José dos Campos (SP), explica que “SEO de maneira simplificada é a forma que os sites tem para otimizar seus conteúdos para serem encontrados pelos mecanismos de buscadores como Google, Bing, entre outros. Essas estratégias se fazem necessárias para que o conteúdo elaborado para um site seja entregue para a pessoa que procurar por ele nesses buscadores. Daí então, quem entra o sistema de busca, encontra compilado todos os sites que falam sobre determinado tema”.

Em junho de 2013, a empresa especialista em marketing digital, Chitika, divulgou um estudo mostrando que quanto melhor a posição em que seu site aparece nas buscas do Google, mais pessoas clicam para entrar. Os três primeiros resultados possuem juntos 50% dos cliques. E que 91% dos sites acessados por meio das buscas estão na primeira página.  

Isso deixa claro o quão primordial é que o site trabalhe com as técnicas de SEO, segundo a especialista em mídias sociais, Monique, “é importante ter um projeto de otimização do site, já que a empresa precisa ser ‘descoberta’ nesses buscadores para que ela seja encontrada por quem pesquisar. Faz parte da estratégia de Marketing. É preciso também pensar que o consumidor de hoje busca tudo na internet, então ele encontra seu produto/serviço antes no virtual. E seguir as boas práticas de SEO, faz com que os buscadores te selecionem cada vez que esse consumidor buscar”. 

Agora que você entendeu a importância do projeto de SEO, uma dica de como saber quais seriam suas possíveis palavras-chaves, a professora Monique Baraúna, informa que “são palavras que dizem a pessoas quais são seus produtos/serviços, o que você tem de diferencial, o que você tem a oferecer, quais problemas podem solucionar, quais são suas vantagens. O essencial para selecionar essas palavras-chaves é pensar como o seu consumidor irá escrever quando for pesquisar nos buscadores. Além disso, pode ser utilizada algumas ferramentas como o Google Trends e o Buscador de Palavras-chaves do Google Ad Words. Essas ferramentas fornecem as palavras-chaves mais buscadas para um determinado assunto. Com isso em mãos os responsáveis pelos conteúdos do site podem elaborar textos com essas palavras, assim como elaborar legendas”. 

Porém, ela alerta mesma, “era uma prática usual no início da internet repetir diversas vezes as palavras-chaves ao longo do texto. Atualmente, isso não se faz necessário”.

Quando a busca é submetida, o Google faz mais de 200 considerações sobre cada página, para saber se ela deve ser mostrada ou não, e para saber o que é mais relevante entre os resultados encontrados e, dessa forma, saber o que priorizar.

Para a especialista Monique, “entre os fatores temos a qualidade da URL, se ela realmente tá entregando o conteúdo das palavras-chaves que foram buscadas. O tempo de abertura do site, se ele é citado por outros sites, a frequência, a qualidade do conteúdo são outras formas que são consideradas para atribuir relevância”. 

E como o profissional de jornalismo pode atuar nesta área tão essencial para rankeamento do Google. “O jornalista, por sua formação, já consegue pensar nessas características de texto sendo claro e objetivo, sendo essencial para elaborar textos com as estratégias de SEO”, finaliza Monique Baraúna.
 

 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »