Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
11/04/2019 às 16h25min - Atualizada em 11/04/2019 às 16h25min

Moda vegana como opção para o consumo consciente

Ademais de hábitos alimentares, conheça o veganismo voltado para o setor da moda

Vinícius Ferreira - Editado por Larissa Barros
(Foto: reprodução/internet)

Novos estilos de vida criam novos comportamentos e trazem consigo, outras oportunidades, até mesmo de negócios, como é o caso do veganismo e a sua influência na criação da moda vegana. Empresas e pessoas que estão preocupados em causar impactos positivos no mundo  buscam fazer isso a partir do princípio do veganismo.
 

O veganismo é uma postura política e social, que tem a consciência de que animais são seres capazes de ter sentimentos, e que não podem ser explorados. Dessa forma o vegano, reduz ao máximo, sempre que possível o consumo de produtos derivados de animais. A prática do veganismo têm bastante impacto positivo no meio ambiente, não só por não explorar animais mas também por promover um consumo mais consciente e menos poluente ao planeta.Ao contrário do que muitos pensam, o veganismo não está relacionado somente a hábitos alimentares. Depois da alimentação, a moda é o segmento mais relevante para quem aderiu a essa tendência de comportamento.
 

A ideia de moda vegana é feita a partir  da criação de produtos que não usem nenhum tipo de matéria-prima de origem animal, isso inclui, couro, lã, seda, entre outros materiais. Uma vez que a moda vegana está em constante sintonia com a moda consciente e ambas observam a origem da matéria-prima utilizada, o impacto que os insumos irão causar no meio ambiente, e se os produtos poderão ser reaproveitados, então, as matérias-primas para a fabricação das roupas são cuidadosamente escolhidas, priorizando sempre fibras naturais.

 

Com o crescimento de veganos no Brasil, falar sobre moda consciente será cada vez mais comum, já que estamos questionando a forma como nos relacionamos com o planeta e o próprio consumo da moda. Por isso, é natural que, dentro de toda essa discussão, as marcas veganas de roupas e acessórios estejam ganhando destaque. Assim, novas marcas estão sendo criadas procurando oferecer um portfólio livre de matéria-prima animal,  seguindo a prática do veganismo e do seu lado ético, sustentável e ecológico.
 

Como é o caso da loja Insecta Shoes, marca de sapatos e acessórios veganos e ecológicos que buscam através de suas peças causar consciência, impacto visual, social e ambiental, sem fazer a utilização de materiais de origem animal em seus produtos. Todos os modelos são unissex feitos com a reutilização de roupas e solados de borracha reciclada. Além disso, a tinta utilizada é a base de água, a qual não polui o meio ambiente, e o restante dos materiais usados são excedentes do mercado, coisas que seriam descartadas pela indústria. Todos os sapatos da Insecta são produzidos no Brasil.         
  

(Foto:reprodução/internet)                                                          (Foto: reprodução/internet)

 



 


 

https://www.youtube.com/watch?v=-189-guLI1A&t=259s
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »