Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
21/03/2020 às 12h45min - Atualizada em 21/03/2020 às 12h45min

Prêmios do cinema

Existem muitas outras honrarias brilhantes além do Oscar.

Jonathan Rosa - Editado por Fernanda Simplicio
Fonte: Site Alto Astral
Muito além do Oscar, existem outras inúmeras premiações para o circuito mundial de filmes, com diferentes critérios e países. Muitos destes prêmios não são midiaticamente famosos, mas ainda assim, muito importantes para a indústria audiovisual como um todo.

A chamada “corrida do ouro”, é um fenômeno que se repete todos os anos e que faz ebulir os calendários de estreias e bolões de apostas ao redor do mundo. O ouro em questão pode ser entendido tanto como a estatueta do Oscar, que é a mais cobiçada premiação de todas, quanto como o conjunto de prêmios que são distribuídos aos filmes e seus realizadores.

MAS POR QUE TANTOS PRÊMIOS
Fonte: Adoro Cinema

Fonte: Adoro Cinema

Fonte: Adoro Cinema

Todas as premiações e eventos de cinema são importantes para a evolução e a disseminação das produções e dos profissionais que se esforçam por aquele trabalho. Se todos os prêmios, festivais e eventos que envolvem a área do entretenimento fossem listados, seria inviável, pois só no Brasil existem cerca de 40 festivais.

Entre as centenas de premiações e festivais dedicadas ao cinema, existe uma importante diferença entre cada um deles, os grupos específicos de jurados que compõem cada entidade e que, portanto, elegem seus favoritos por critérios nem sempre iguais.

Para ajudar você a entender esses critérios, essa lista trata alguns dos principais prêmios cinematográficos além do Oscar, seus jurados e peculiaridades, para facilitar o entendimento de porque alguns filmes nunca ganham aquela tão desejada estatueta.
 

GOLDEN GLOBE AWARDS – (GLOBO DE OURO)


Fonte: CBS News

Fonte: CBS News

Fonte: CBS News

 

Sediado atualmente no Hotel Beverly, em Los Angeles, desde 1961 o Globo de Ouro (Golden Globe Awards) teve sua primeira cerimônia em 1944, e premia os melhores do cinema e da televisão, na opinião de 93 críticos de fora dos EUA, membros da Associação de Correspondentes Estrangeiros de Hollywood, neste que é considerado um dos prêmios de maior visão crítica do circuito.

Mas, além disso o Globo também tem fama de ser uma festa hollywoodiana regada a muita bebida, pois é um ambiente bastante liberado, onde é possível ver os grandes nomes da indústria bem soltinhos e socializando entre as mesas, em um formato de um jantar para os indicados e convidados. Diferente do formato regradinho do Oscar.

Muitos sites dizem que o Globo de Ouro não serve de “prévia” para o “careca dourado”, já que os membros do júri são bem diferentes. O que acontece é que a lista de indicados costuma ser parecida, já que os dois acontecem no primeiro semestre e privilegiam o cinema “mainstream” (com atores e diretores consagrados). Além disso, o Globo separa as categorias entre “Drama” e “Comédia ou Musical”.

 
BRITISH ACADEMY FILM AWARDS – (BAFTA)
Fonte: BCharts

Fonte: BCharts

Fonte: BCharts

O BAFTA (British Academy Film Awards) é o prêmio da Academia Britânica de Cinema e Artes Televisivas, e é tão famoso e importante que é chamado de Oscar Britânico. Além dos filmes e programas, a entidade também trabalha com jogos audiovisuais. O prêmio, porém, é exclusivo do cinema e tem categorias bem parecidas com as do primo americano, com exceção das indicações locais.

Este importante prêmios do circuito de cinema é entregue desde 1947. Conhecido por sua rigidez e exigência nas análises, a premiação ocorre anualmente em fevereiro, em Londres. O BAFTA é um festival cheio de classe e humor inglês. A estatueta representa uma máscara teatral projetada pelo escultor americano Mitzi Cunliffe, que foi encomendada pela Guild of Television Producers em 1955.
 
O prêmio é considerado uma honra, levando em conta os critérios e a rigidez pela qual os concorrentes são julgados. O BAFTA se tornou um prêmio relevante nas últimas décadas, destacando novos talentos da indústria audiovisual. O local da cerimônia já mudou algumas vezes, mas nos últimos três anos, tem sido realizado no Royal Albert Hall, em Londres.

SCREEN ACTORS GUILD AWARDS – (SAG)
Fonte: Roseboud

Fonte: Roseboud

Fonte: Roseboud

Apelidado de “SAG” Awards, (Screen Actors Guild Awards) este é um prêmio do sindicado americano de atores. Por isso, todas as categorias premiadas são ligadas à atuação, seja ela individual ou em grupo. As cerimônias dos sindicatos, juntas, oferecem um termômetro bastante confiável para o Oscar, onde quem vota são os profissionais do meio.

O ator Jennifer Lawrence, resumiu bem ao dizer que a estatueta em sua mão significava que alguns deles votaram nela e aquilo era um sentimento indescritível. Pois, são atores analisando e votando em outros atores, julgando algo que eles conhecem muito bem, declarou ao ganhar o prêmio em 2013 polo longa, “O Lado Bom da Vida”.

O SAG Awards é um dos principais, prêmio desde tipo, mas todos os sindicatos, incluindo o dos Diretores aos dos Figurinistas entregam prêmios também, seguindo o mesmo esquema: profissionais de uma área específica votando em profissionais de uma mesma área específica. E isso é muito valorizado entre eles.

Estas importantes premiações não são midiaticamente muito populares, mas ainda assim muito relevantes para o circuito de ninema mundial. Algumas delas são:

Producers Guild Awards (PGA)
Assim como no SAG, o PGA também é dominado pela indústria. Aqui, são os produtores que votam e, por isso, todas as categorias são ligadas à produção. A exceção é o prêmio de “Melhor Documentário”.

Directors Guild Awards (DGA)
O sindicato de diretores também premia seus favoritos em cinema e televisão. As categorias são todas de Melhor Direção, com foco em diferentes gêneros e formatos.

Writers Guild Awards (WGA)
O prêmio dos roteiristas é um dos mais importantes entre os dos sindicatos. Aqui, concorrem roteiros de cinema e de séries televisivas e são premiadas as histórias mais envolventes do ano.
 
FRAMBOESA DE OURO (RAZZIES)
 
Fonte: Observer

Fonte: Observer

Fonte: Observer

Essa “premiação” sempre em tom de deboche, normalmente acontece um dia antes do Oscar. E é uma cerimônia muito atípica no circuito de cinema, pois premia os “piores do ano” na indústria cinematográfica. O curioso é que, algumas vezes, os candidatos são artistas consagrados, que até já ganharam Oscars, como Halle Berry e Sandra Bullock.

O prêmio é uma espécie de sátira ao Oscar, e o trofeu e minusculo além de ser de plastico pintado de dourado. Foi idealizado pelo publicitário John Wilson em 1981. Além de premiar o filme votado com o pior do ano, existem outras categorias cômicas como "Pior Desculpa para Filme de Terror" e "Pior Desrespeito por Vidas Humanas e Propriedade Pública"

Quem escolhe e vota nesse prêmio são, principalmente, membros da indústria cinematográfica, mas além deles quaisquer outras pessoas podem se afiliar a fundação e votar nas diversas categorias. Atualmente, votam 657 membros da "Associação Prêmio Framboesa de Ouro" (Golden Raspberry Award Foundation), que inclui jornalistas, cinéfilos e internautas. Desde 2012, categorias tem a colaboração na votação de visitantes do site Rotten Tomatoes.
 
URSO DE OURO (FESTIVAL DE BERLIM)

Fonte: Papo de Cinema

Fonte: Papo de Cinema

Fonte: Papo de Cinema

Esse é o mais importante prêmio do cinema alemão, e existe desde 1951. O evento tem o costume de premiar filmes de todo o mundo. Dois deles, inclusive, são brasileiros. "Central do Brasil" e "Tropa de Elite" receberam o Urso de Ouro, premiação máxima do festival, em 1998 e 2008.
A premiação ocorre durante o Festival de Berlim, e tem seus indicados escolhidos por um júri internacional que conta com inúmeros profissionais e entusiasta da sétima arte. Desde 2007 também é entregue para a melhor curta-metragem do ano. E sua estatueta foi criada pela artista Renée Sintenis.
 

GRANDE PRÊMIO DO CINEMA BRASILEIRO


Fonte: Twipu

Fonte: Twipu

Fonte: Twipu

 

A premiação brasileira é organizada pela Academia Brasileira de Cinema e acontece anualmente no Rio de Janeiro. O “Grande Otelo” é o prêmio mais importante do cinema nacional. O prêmio consiste numa estatueta banhada em ouro de um cavaleiro em homenagem ao ator brasileiro Grande Otelo, segurando uma espada sobre um pedestal, desenhada por Ziraldo Alves Pinto e esculpida pelo escultor Altair Souza. O júri desta premiação são os pelos próprios profissionais, assim como no SAG, uma forma da própria classe celebrar o seu trabalho e dar o devido reconhecimento ao talento de seus profissionais.

O evento ocorre desde 2002, mas a partir de 2004, a votação passou a ser feita via internet, atreves do site da Academia, e cada sócio recebe uma senha eletrônica para votar. A apuração é feita pela PriceWaterhouseCoopers, a mesma empresa de auditoria que faz a apuração do Oscar.
 
PALMA DE OURO (FESTIVAL DE CANNES)
Fonte: O Globo

Fonte: O Globo

Fonte: O Globo

Talvez o segundo maior prêmio do mundo do cinema, a Palma de Ouro é entregue no famoso Festival de Cannes, na França. A primeira cerimônia foi realizada em 1955 e é conhecida pelo altíssimo rigor crítico. A escolha anual é feita por um júri composto de profissionais internacionais ligados ao cinema, entre filmes inscritos de diversas partes do mundo, e se realiza durante o mês de maio.

O desenho atual do troféu foi feito pela desenhista Caroline Scheufele-Gruosi e é usado desde 1997. A Palma de Ouro só não foi entregue entre os anos de 1964 e 1974, quando foi substituída pelo Grand Prix, prêmio que, até 1954, era dado em Cannes como o principal, e que ainda hoje é outorgado aos filmes que são premiados com um simbólico segundo lugar, com o nome de Grand Prix du Juri. Assim, apenas os filmes premiados entre 1955 e 1963 e de 1975 aos dias de hoje são considerados oficialmente como vencedores da Palma de Ouro.
 
LEÃO DE OURO (FESTIVAL DE VENEZA)

Fonte: Tribuna do sertão

Fonte: Tribuna do sertão

Fonte: Tribuna do sertão

O prêmio é entregue no Festival Internacional de cinema de Veneza, que acontece desde 1932 com a introdução do prêmio em 1949. Essa premiação italiana chama atenção na diversidade geográfica das produções vencedoras. O prêmio é uma representação do Leão de São Marcos, um leão alado que aparecia na bandeira da República de Veneza. Anteriormente, o prêmio equivalente foi o Grande Prêmio Internacional de Veneza, concedido entre 1946 e 1948.

Essa premiação é considerada como um dos prêmios mais ilustres da indústria cinematográfica, e seu júri é composto pela organização do festival que conta com especialistas da indústria.
 

KIKITO - (FESTIVAL DE GRAMADO)


Fonte: Temporada Livre

Fonte: Temporada Livre

Fonte: Temporada Livre

É o mais tradicional festival de cinema no Brasil. Acontece desde 1973 na cidade de Gramado, no Rio Grande do Sul, e tem como seu prêmio máximo a estatueta chamada Kikito. Feita de madeira no início, o Kikito é confeccionado em bronze atualmente. Além de filmes brasileiros, desde a sua 20ª edição, em 1992, incluiu também filmes de origem latina, dando assim, sua designação oficial, "Festival de Cinema Brasileiro e Latino".

O Festival de Gramado surgiu a partir de uma pequena mostra de filmes realizada na capital gaúcha, Porto Alegre, na década de 1960, quando o jornalista e crítico de cinema Paulo Fontoura Gastal, com o apoio de Horst Wolk, então prefeito de Gramado, decidiu levar o evento para a serra gaúcha e transformar o acontecimento no Festival de Cinema de Gramado. Hoje é considerado um dos prêmios mais importantes dentro do país, ao lado do Grande Prêmio do cinema brasileiro, e é realizado no durante o mês de agosto.
 
FILM INDEPENDENT SPIRIT AWARDS – (SPIRIT AWARDS) 
 
Fonte: Medium

Fonte: Medium

Fonte: Medium

Indo na contramão de seus concorrentes, o Spirit Awards tem a proposta de valorizar o cinema independente. É bem verdade que nem sempre os indicados são totalmente independentes, mas, pelo menos no discurso, a ideia é reconhecer o cinema “de arte”, acima do cinema “de massas”.

O evento foi fundado em 1984, e inicialmente os vencedores eram apresentados com pirâmides de vidro em acrílico, contendo cordões suspensos representando os baixos orçamentos dos filmes independentes. Porém desde 2006, os vencedores recebem um troféu de metal representando um pássaro com as asas abertas no topo de um poste, com os cadarços do desenho anterior enrolados no poste.

A premiação é produzida pela Film Independent, uma organização artística sem fins lucrativos que também produz o Los Angeles Film Festival. Esses próprios membros independentes do filme votam para determinar os vencedores. A premiação é realizada anualmente dentro de uma barraca em um estacionamento na praia de Santa Monica, Califórnia.
 
 

REFERÊNCIAS

Os Grandes Prêmios do Cinema. JUDÂO. Disponível em: <https://judao.com.br/os-grandes-premios-cinema/> Acesso em: 10 de março de 2020
Conheça os principais prêmios de Hollywood (além do Oscar). GUIA DA SEMANA. https://www.guiadasemana.com.br/cinema/noticia/conheca-os-principais-premios-de-hollywood-alem-do-oscar> Acesso em: 10 de março de 2020
Não é só o Oscar. Veja quais são as maiores premiações do mundo do cinema. BOL. https://www.bol.uol.com.br/listas/nao-e-so-o-oscar-veja-quais-sao-as-maiores-premiacoes-do-mundo-do-cinema.htm> Acesso em: 10 de março de 2020

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »