Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
23/06/2020 às 12h19min - Atualizada em 23/06/2020 às 12h07min

Sorriso: o remédio para os desafios diários

"Contrapor aos pensamentos negativos para outros mais esperançosos são exercícios que precisamos fazer para não sucumbir à dor", diz especialista

Ariel Vidal - labdicasjornalismo.com
Foto: Instagram/gentequesorri

Diante da situação atual da pandemia no Brasil, as notícias estão carregadas de tragédias, com o crescimento do número de mortes pela COVID-19, chegando a mais de 50.000 até o momento. No entanto, muitas pessoas estão sendo abaladas pela ocasião que traz pouca esperança. Contudo, segundo a psiquiatria, o pensamento negativo, imaginando o pior prejudica ainda mais a saúde, pois torna o indivíduo mais vulnerável a outros problemas.

A Médica psiquiatra Márcia Silva, revela que diante desse momento é importante não se deixar levar pela adversidade, nem mesmo pelo redemoinho da negatividade que paira no ar. “A lista de problemas parece não ter fim, sendo um prato cheio para nutrir pensamentos negativos. Tentar contrapor a esses pensamentos para outros mais esperançosos, mais tolerantes com as incertezas, são exercícios que precisamos fazer para não sucumbir à dor.” completa.
 
Conforme os dados da OMS (Organização Mundial da Saúde) os profissionais de saúde contam altas taxas de depressão (50%), ansiedade (45%) e insônia (34%). Ainda segundo a psiquiatra Márcia, a ansiedade pode ser vista como normal frente a situações ameaçadoras, mas, começa a se tornar prejudicial quando atinge a saúde mental. “A ansiedade pode ser patológica quando acontece de modo desproporcional e disfuncional, trazendo prejuízos em várias esferas da vida, como nos ataques de pânico. Mas a orientação é procurar ajuda profissional, o psicólogo ou psiquiatra são profissionais aptos a fazer o diagnóstico e instituir o tratamento necessário, se for o caso.” explica. 
 
Remédio para a adversidade
 
Taionara Carvalho, Gerente de Marketing e Social Media é uma pessoa que usa o sorriso para enfrentar os desafios da vida, com o intuito de se lembrar que existem muitas situações simples que a faz sorrir, e que segundo ela atrai para si boas energias. 
 
Tai, como é conhecida nas redes sociais, por meio da página no instagram @gentequesorri, decidiu criar este perfil para mostrar às pessoas que há muitos motivos para sorrir, e sem precisar alimentar ideias negativas pela realidade complicada que estejam enfrentando. Antes mesmo da Pandemia, ela já reunia vídeos de pessoas que conheceu em algum momento da sua trajetória com histórias, e motivos simples que fazem a diferença.
 
Atualmente no isolamento social, as pessoas enviam os vídeos para Tai, e compartilham, que buscar formas de sorrir é o caminho que os ajudam a enfrentar os desafios do dia a dia. 
 
“O sorriso pode ser um bom remédio para enfrentar momentos de tensão e sofrimento como o que estamos atravessando na atualidade. Como dizia Ariano Suassuna, sejamos “realistas esperançosos”, complementa a psiquiatra Márcia Silva. 
 
Tai reuniu alguns depoimentos de amigos que contaram o que os fazem sorrir, até mesmo diante da quarentena! 
 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »