Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
26/06/2020 às 09h29min - Atualizada em 26/06/2020 às 09h19min

‘A Vastidão Da Noite’: Porque vale a pena assistir

Filme chegou no catálogo do Prime Vídeo de forma sútil e causando boas impressões

Lucas Lima - Editado por Bárbara Miranda
‘A vastidão da Noite’ é um filme original da Amazon que chegou ao seu catálogo de streaming no mês de junho. Contando com um baixo orçamento e um diretor pouco conhecido, o filme trabalha com uma atmosfera de suspense e de ficção cientifica, homenageando clássicos do gênero.

A história se passa na década de 50, em uma pequena cidade nos EUA, onde dois jovens interceptam um sinal sonoro vindo do rádio e começam uma investigação para descobrir sua origem e significado. O filme é uma bela demonstração de que produções de baixo orçamento também conseguem resultar em um produto de boa qualidade.

O triunfo da produção é o seu suspense que vai sendo construído aos poucos. Primeiramente temos a apresentação dos protagonistas, a Flay e Everett, que são bastante carismáticos e logo conseguem nos envolver no mistério, atiçando nossa curiosidade em saber o desenrolar da investigação. O mistério sobre o sinal sonoro interceptado é o que movimenta a trama do filme. Revelações são feitas aos poucos e com isso vai alimentando a atmosfera de suspense.
 
O sentimento de medo é também presente ao decorrer da história. Todo o mistério e suspense sob o sinal faz com que desenvolvemos um receio sobre sua origem e tudo relacionado a ele. Na maior parte do filme não é revelado nada de visual, somente especulações e relatos. Então, a partir disso, é trabalho o fator do inimigo invisível, aquele que se tanto fala, mas nunca é visto por quem está assistindo ou pelos próprios personagens.
 
É importante destacar como a fotografia colabora com o suspense do filme. Por ter toda sua trama passada em uma noite, as cores presentes são mais escuras e com poucos pontos de iluminação. Isso alimenta ainda mais a atmosfera que somos envolvidos, já que noite e escuro ajudam na construção de medo e mistério.
 
Ademais, ‘A vastidão da Noite’ é um prato cheio de referências. Em boa parte da história é possível perceber certas homenagens a clássicos da ficção cientifica, dentre eles, ‘Guerra dos Mundos’, ‘ET’, ‘Além da imaginação’.


REFERÊNCIAS

PEREIRA, Eduardo. 'A Vastidão da Noite': por que vale ver o filme que todo mundo está falando. Disponível em: <https://entretenimento.uol.com.br/noticias/redacao/2020/06/11/a-vastidao-da-noite-por-que-estao-falando-tanto-sobre-o-filme.htm> .Acessado em: 25/06/2020.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »