Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
09/07/2020 às 18h31min - Atualizada em 09/07/2020 às 18h29min

CBF divulga calendário da temporada 2020

Término do campeonato está previsto para o dia 24 de fevereiro de 2021

Guilherme Reis - Editado por Paulo Octávio
Reunião na CBF. Foto: Reprodução / CBF

A Confederação Brasileira de Futebol publicou nesta quinta-feira (9) o calendário das competições nacionais masculinas para este ano. As datas foram alteradas devido à paralisação ocasionada pela pandemia da Covid-19. No documento, divulgado pela CBF, também estão as novas datas-bases das eliminatórias para Copa do Mundo da FIFA em 2022. O encerramento da temporada para o dia 24 de fevereiro de 2021.

 

“Este redesenho é a forma que encontramos para entregar o calendário integralmente e garantir o cumprimento dos compromissos assumidos pelos clubes com os detentores de direitos televisivos, patrocinadores e apoiadores”, afirma o presidente da CBF, Rogério Caboclo, no site oficial da confederação.

Haverá o boxing day, a tradicional rodada de natal e ano-novo, que é tradição no futebol inglês. No Brasileirão terá jogos nos dias 27 de dezembro e 3 de janeiro.

 

A Série A, B e C estão mantidas, conforme os termos originais. Sobre as primeiras rodadas, os detalhamentos ainda serão disponibilizados pela Diretoria de Competições, junto com as Diretrizes Operacionais dos jogos. 

 

Os calendários do futebol de base masculina e do futebol feminino ainda não foram divulgados.

 

Confira a seguir a situação de cada campeonato:

 

CAMPEONATO BRASILEIRO

 
  • A Série A seguirá nos mesmos formatos, com pontos corridos e 38 rodadas. A competição começará no dia 9 de agosto com previsão de encerramento no dia 24 de fevereiro de 2021.

 
  • A Série B será disputada entre os dias 8 de agosto a 30 de janeiro, mantendo o sistema de pontos corridos e o acesso dos quatros melhores times para a Série A da temporada seguinte.

 
  • A Série C este ano terá um modelo inédito. Nesta edição, os clubes não precisarão disputar o mata-mata para subir de divisão. A competição foi dividida em dois grupos com 10 times cada. Ao invés dos quatro classificados de cada grupo disputarem a vaga na Série B, eles serão divididos em mais dois quadrangulares, no qual, os dois primeiros de cada grupo sobem de divisão. A Série C começará juntamente com as Séries A e B, com previsão de desfecho no dia 31 de janeiro.

 
  • A Série D tem como previsão de início em 6 de setembro e a data de 7 de fevereiro para o encerramento.

 

COPA DO BRASIL

 

Ainda faltam 11 datas para o fim da competição. A Copa será disputada entre os dias 26 de agosto e 10 de fevereiro. Será reiniciada em 26 de agosto e seguirá até 10 de fevereiro com os mesmos regulamentos.

 

COPA DO NORDESTE

 

O torneio será retomado a partir da sua oitava e última rodada da primeira fase no dia 21 de julho. As quartas e semifinais serão disputadas em partidas únicas. Já a final, terá dois jogos, com o primeiro jogo previsto para o dia 1 de agosto e o segundo para o dia 4 do mesmo mês. A Copa Nordeste será o único campeonato com sede única. A Bahia foi o estado escolhido. 

 

ELIMINATÓRIAS DA COPA DO MUNDO 2022
 

A FIFA prevê seis datas para os jogos das eliminatórias. Duas serão nos dias 3 e 8 de setembro, duas em outubro, dia 8 e 13, e duas em novembro, nos dias 12 e 17.

 

COMPETIÇÕES SUL-AMERICANAS

 

Datas das competições como, Libertadores e Copa Sul-Americana ainda serão discutidas pela Conmebol.

 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »