Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
23/07/2020 às 18h54min - Atualizada em 23/07/2020 às 18h38min

Cultura Pop: conheça os podcasts que tem conquistado os ouvintes

Um dos pioneiros foi o NerdCast, que de acordo com a ABPod surgiu em 2006, sendo o mais ouvido no Brasil

Thaís Santos - Editado por Fernanda Simplicio
Reprodução/ Metrópoles
O boom dos podcasts já estourou faz um tempinho, só que mesmo assim, eles ainda continuam sendo consumidos com frequência, afinal a proposta é apresentar uma forma de consumo e transmissão de informações de maneira fácil, rápida, dinâmica e barata.

O legal é que você pode consumir os conteúdos quando e onde estiver seja no caminho para o trabalho ou no próprio trabalho, na academia, em casa, realizando as tarefas domésticas, antes de dormir ou ao navegar na internet. Essa é a vantagem do novo formato de mídia. Os assuntos são segmentados e o ouvinte é quem está no controle. Basta escolher o programa de sua preferência, pegar o fone de ouvido e pronto!

Se você é um ouvinte que gosta de livros, cinema, séries, tecnologia, games, músicas e HQs, fique com a gente até o final para conhecer os programas de podcasts, que abordam temáticas sobre a cultura pop. A reportagem do Lab Dicas fez uma listagem. Confira:  

Nerd Cast
Segundo uma pesquisa divulgada pela revista Cásper Líbero, na edição n° 28, o NerdCast é o podcast mais ouvido no Brasil, de acordo com o levantamento de dado pelo PodPesquisa que traça um panorama da mídia no país.  

O podcast surgiu em 2 de abril de 2006, serviu de base para grande parte dos podcasts brasileiros, conforme divulga a Associação Brasileira de Podcasters (ABPod), sendo um dos pioneiros. 

O formato de áudio é produzido pelo portal Jovem Nerd, sua produção é sobre temas gerais sob o ponto de vista de um nerd, com conversa informal que vão desde a cultura pop com discussões sobre Star Wars até assuntos mais específicos da sociedade, sempre utilizando o humor.  

Rapadura Cast
O podcast é feito por membros do Cinema com Rapadura um dos veículos mais respeitados sobre cultura pop do Brasil. Com uma linguagem de fácil entendimento traz conversa semanal sobre assuntos que movimentam a indústria cinematográfica. O conteúdo em áudio de cinema mais antigo, surgiu em 2006, com a nova geração.  

Um Milkshake chamado Wanda
Feito pelo site Papel Pop, ele reúne conteúdos sobre o entretenimento e todo o universo da cultura pop com uma dose de um bom-humor. Os episódios vão ao ar toda quinta-feira, às 13h17. Com um bate-papo bem descontraído entre os integrantes, Phelipe Cruz, Samir Duarte e Marina Santa Helena já estão há mais de 300 programas especiais, contando histórias, brincando...  Se você quer dar boas risadas, escute.

Heroico
Publicado de segunda a sexta-feira, com a apresentação de Ricardo Coelho, Márcio Prado e Rodrigo Buffo traz as principais notícias do dia e o comportamento geek.

Na Palma da Mari
O primeiro podcast do Na Palma da Mari surgiu em 26 de março deste ano, sobre o comando da jornalista da CNN Brasil, Mari Palma. Toda semana às quintas, ela recebe convidados para um bate-papo sobre o mundo digital e a cultura pop entre os fenômenos do cinema, games, música, livros e séries.

Os episódios abordam temáticas que vão desde o manual de sobrevivência da cultura pop, temas recentes como o estouro das lives, debates sobre a série: Friends até a indústria de memes e o Dia Mundial do Rock. Os assuntos mais discutidos na boca do povo são tratados em áudio.

Cinema na Varanda
Um papo entre amigos em formato de mesa redonda que discute sobre todos os gêneros de filmes, que entram na roda. Com a apresentação de Chico Fireman, Michel Simões e Thiago Faria e participação especial de Cris Lumi.     
 
O Podcast no Brasil
A produção de áudio ou o podcast chegou no Brasil em 2004 por Daniel Medeiros, que foi o responsável por desenvolver o primeiro programa brasileiro (podcasting) conhecido como Digital Minds, nome de seu blog.   

Os primeiros podcasts surgiu com o mesmo padrão norte-americano parecido com programas de rádio ao vivo sem sofrer alteração nas edições. Só em meados de 2006, que a mídia ganhou impulso para uma nova fase de crescimento.

De acordo com a ABPod, a partir de 2008, o Prêmio iBest um dos principais prêmios brasileiro voltados à internet incluiu a categoria podcast por voto popular, sendo os vencedores: Nerdcast, Rapaduracast e Monacast da nova geração.
  
REFERÊNCIAS:
DURAN, Carol. 7 Podcast para os apaixonados pela Cultura Pop. Loola, 27 de fev. 2020. Disponível em:<https://blog.loolapresentes.com.br/podcasts-cultura-pop/>. Acesso em: 13 de jul. 2020.
 
Omelete. Cultura Pop, Omelete lança 5 podcast. Clube de Criação, 8 de mai. 2020. Disponível em: <https://www.clubedecriacao.com.br/ultimas/cultura-pop-2/>. Acesso em: 13 de jul. 2020.
 
Drops de Jogos. NerdCast é o primeiro podcast brasileiro a alcançar 1 bilhão de downloads. Drops de Jogos, 25 de nov. 2019. Disponível em:< https://dropsdejogos.uai.com.br/noticias/cultura/nerdcast-e-o-primeiro-podcast-brasileiro-a-alcancar-1-bilhao-de-downloads/. Acesso em: 13 de jul. 2020.
 
VASCONCELOS, Isabelle. Para ouvir: conheça 10 podcasts sobre cinema, cultura pop, livros, séries e muito mais. Janela7, 12 de mai. 2020. Disponível em:< http://janela7.com/para-ouvir-conheca-10-podcasts-sobre-cinema-cultura-pop-livros-series-e-muito-mais/> Acesso em: 13 de jul. 2020.
 
BIO, Thiago; GARCIA, Pedro. A hora do podcast. Revista: Cásper Líbero. Disponível em: https://revistacasper.casperlibero.edu.br/edicao-28/a-hora-do-podcast/>. Acesso em: 13 de jul. 2020.
 
MORAES, Felipe. Podcasts no Brasil: conheça o fenômeno de programas sobre cultura pop. Metrópoles, 30 de jul. 2019. Disponível em:< https://www.metropoles.com/entretenimento/podcasts-no-brasil-conheca-o-fenomeno-de-programas-sobre-cultura-pop#:~:text=No%20come%C3%A7o%2C%20imaginou%20um%20espa%C3%A7o,cl%C3%A1ssica%20com%C3%A9dia%20dos%20anos%201980.>. Acesso em: 13 de jul.2020.
 
Associação Brasileira de Podcasters. O Podcast no Brasil. Disponível em: <http://abpod.com.br/o-podcast-no-brasil/>. Acesso em: 23 de jul. 2020.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »