Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
23/07/2020 às 22h33min - Atualizada em 23/07/2020 às 21h43min

6 séries sul-coreanas para maratonar na quarentena

Listamos alguns doramas para você conhecer mais sobre esse universo

Marta Araújo - Editado por Bárbara Miranda

Depois do sucesso de Parasite, longa dirigido pelo cineasta Bong Joon-ho, ganhador de 6 estatuetas do Oscar, incluindo de melhor filme, o ocidente finalmente começou a reconhecer e perceber o audiovisual sul-coreano. As séries sul-coreanas, também conhecidas como doramas, tem se tornado um sucesso. Com uma fórmula original e expondo a cultura local, essas séries são perfeitas para entender um pouco mais sobre a identidade da Coréia do Sul. Com um modo próprio de contar histórias, os dramas sul-coreanos tem narrativas muito particulares, dificilmente expõem cenas mais quentes (comuns nas séries ocidentais), são bastante conservadoras e tem um toque de melodrama.

Para você conhecer e entender um pouco mais sobre esses doramas que tem conquistado o coração de muita gente, listamos aqui 6 séries pra você maratonar durante a quarentena. Para quem nunca assistiu, é uma louca viagem, mas tem de tudo um pouco, então certeza que alguma vai te agradar.

1.
Descendants of the Sun (2016)

Para quem gosta de dramas médicos ou séries policiais, Descendants of the Sun é a pedida certa. Nessa história, essas duas narrativas se entrelaçam quando a doutora Mo-Yeon e o Shi-Jin, um capitão das forças especiais coreanas, se conhecem em um hospital. Nesse dorama podemos ter um vislumbre de duas vivências completamente diferentes, enquanto um dos protagonistas precisa tirar vidas para proteger o seu país, a outra salva. Esse é um dilema recorrente na série, que consegue misturar cenas de ação de tirar o fôlego e ao mesmo tempo expor a complicada e estressante vida dos médicos do hospital Haesung.


2. Kingdom (2019)

Sei que você provavelmente já cansou de tanta série e filme de zumbi, mas Kingdom é uma agradável surpresa e vale a pena ser assistido. A série que se passa na Coréia Medieval, traz uma ameaça zumbi misteriosa, onde os mortos-vivos atacam durante a noite e adormecem ao amanhecer do dia. A vivacidade visual composta por prédios históricos, palácios e trajes reais se contrapõe ao cinza e gore da manifestação dos mortos-vivos. Os elementos que complementam o enredo são as intrigas políticas, a luta pelo poder e a desigualdade social, que se torna visível ao mostrar uma parte do reino com fartura, enquanto as cidades mais pobres vivem na miséria.
 

3. Itaewon Class (2020)
Esse drama se mostrou um ponto de virada na produção sul-coreana, com um elenco mais diverso e uma abordagem de problemas antes ignorados, como discriminação baseada em raça e gênero. Essa foi a fórmula para a série se tornar um sucesso. A história fala da luta do ex presidiário Park Sae Ro Yi para se reestabelecer, construir e manter um bar-restaurante que era sonho de seu pai. Uma das principais dificuldades para o protagonista atingir esse objetivo, é uma concorrência injusta com a grande corporação de alimentos Jangga Group. A série é um pouco difícil no início, pode ser bastante frustrante e desanimador ver o protagonista em situações tão sofridas, mas isso torna a trajetória dele mais próxima da realidade, com um final ainda mais gratificante.

4. Black (2017)
Black é uma série que mistura romance, suspense e sobrenatural e tem como personagem principal um ceifador que está à procura do seu parceiro fugitivo. No meio dessa busca, ele se apaixona por uma mortal, que por coincidência consegue ver sombras escuras e prever a morte das pessoas. Juntos nessa busca, os dois vão desenrolando a verdade sobre assassinatos que aconteceram a 20 anos atrás. Apesar de o roteiro ser mais focado no suspense, nós vemos o desenvolvimento de um romance que vai contra todas as regras sobrenaturais. O mistério, intercalado com cenas de ação e humor, mantém o espectador ligado o tempo inteiro.

5. Strong Woman Do Bong-Soon (2017)
Não podia faltar um romance fofo e divertido, com um triângulo amoroso. Strong Woman Do Bong-Soon é a série perfeita para se divertir sem muito compromisso. A protagonista vem de uma linhagem de mulheres com uma força descomunal – basicamente uma super heroína – que começa a trabalhar como guarda-costas do dono de uma empresa de jogos. Ela é apaixonada pelo seu amigo de infância, que é um detetive, mas acaba desenvolvendo sentimentos pelo seu chefe.
 

E para encerrar a lista, um clássico. Ao se encontrarem no ano de 2012, Shi-Won e seus amigos da época do ensino médio relembram seus momentos de escola, no ano de 1997. A série é bem drama familiar, mostrando um pouco da vivência desses jovens em meados dos anos 90.  O drama aborda várias temáticas que confrontamos durante nossa adolescência, como amor não correspondido, o descobrimento e desenvolvimento da sua própria identidade, as discussões familiares e claro o poder da amizade. É a série ideal também para conhecer um pouco do contexto da Coréia do Sul nos anos 90.
 

REFERÊNCIAS

FARIA, A. Séries sul-coreanas conquistam espaço no Brasil com tramas leves e românticas. Uai. Disponível em < https://www.uai.com.br/app/noticia/series-e-tv/2019/06/16/noticias-series-e-tv,247592/series-sul-coreanas-conquistam-espaco-no-brasil.shtml>. Acesso em 20/07/2020.

JESUS, N. Séries coreanas na Netflix para quem nunca assistiu. AdoroCinema. Disponível em <  http://www.adorocinema.com/noticias/series/noticia-154950/l>. Acesso em 20/07/2020.

LUIS. #FicaADica: 10 séries da Netflix para conhecer mais sobre a Coreia do Sul. Sindilegis. Disponível em < http://sindilegis.org.br/ficaadica-10-series-da-netflix-para-conhecer-mais-sobre-a-coreia-do-sul/>. Acesso em 20/07/2020.


 

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »