Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
30/07/2020 às 16h02min - Atualizada em 30/07/2020 às 15h50min

São Paulo sofre com histórico de eliminações vexatórias

O tricolor paulista acumula 22 eliminações após seu último título, nove delas vergonhosas

Gustavo Cardozo Moraes
Zé Roberto celebra gol marcado. Foto: Fernando Roberto / Ag. Futpress / Mirassol
A equipe do São Paulo proporcionou mais uma eliminação vergonhosa para o seu torcedor. Após ser derrotado em pleno Morumbi, nesta quarta-feira (29), pelo Mirassol, o tricolor deu adeus ao campeonato paulista. Desde de 2005 a agremiação não vence o torneio. O histórico de eliminações para times de menor expressão é algo que vem assombrando o torcedor são-paulino.

 Desde que o São Paulo conquistou seu último título, a copa Sul-Americana, em 2012, o clube acumula 22 eliminações. O que mais incomoda o torcedor são as desclassificações precoces para os clubes considerados “pequenos”. São ao menos nove reveses para clubes menores em competição de mata-mata. Três desses resultados vexatórios foram no campeonato paulista. Em 2014 à equipe são-paulina foi desclassificada pelo modesto time da Penapolense, nas quartas de final. Dois anos depois, em 2016, o tricolor paulista foi eliminado de forma vergonhosa para outra equipe pequena. Dessa vez o Audax foi o algoz do time da fé. Após uma goleada de 4 a 1, a equipe do São Paulo deixou a competição novamente nas fases de quartas de final. Agora em 2020, foi a vez do Mirassol eliminar o tricolor em pleno Morumbi, na mesma etapa do torneio.

Outra competição nacional que a equipe tricolor vem tendo alguns vexames, é a Copa do Brasil. Em 2014 além da eliminação para Penapolense, o São Paulo perdeu a classificação para o Bragantino, na terceira fase da Copa do Brasil. Na época a Massa Bruta estava na série C do campeonato brasileiro. E não acaba por aí. Em 2016, o Juventude tirou a equipe paulista, nas oitavas de final da competição. Com tantas eliminações vergonhosas, os torcedores são-paulinos estão bastante incomodados. O torcedor do tricolor, William Andrade, de 20 anos, disse: “ O que mais me incomoda como torcedor nessas eliminações, é a forma como elas se dão. Hora a gente é eliminado pelo Mirassol, que montou o time ontem, pelo Talleres, time sem expressão nenhuma no cenário internacional”. Andrade ainda completou “ Como são essas eliminações, para quem são essas eliminações, é o que mais me incomoda”.


Partida entre São Paulo e Talleres, valida pela copa Libertadores 2019  Foto: Repodução/Rodrigo Gazzanel/Lance

Nas competições internacionais, o clube do Morumbi também coleciona fracassos. Na copa Sul-Americana três delas estão presentes na memória do torcedor são-paulino. Em 2013, a equipe da Ponte Preta tirou clube da capital paulista na semifinal da competição. Mais recente os tricolores ficaram marcados pela desclassificação, diante do modesto Defensa Y Justicia, na primeira fase do campeonato, em 2017. No ano seguinte, em 2018, o clube manchou mais uma página de sua história. Na mesma competição, o Colón, tirou o time paulista na segunda fase do torneio.

Até na principal competição do continente Sul-Americano, a Libertadores da América, o tricolor deu vexame. Campeonato que o clube tem total identificação e o conquistou três vezes, não ficou fora da coleção de fracassos do SPFC. Pela primeira vez na história, o tricampeão da libertadores, foi eliminado na fase pré-eliminar da competição. Em 2019, o encarregado dessa eliminação foi o Talleres, que tirou o Tricolor na segunda fase do campeonato. Após perder na argentina por 2 a 0, a equipe são-paulina ficou no 0 a 0, no Morumbi e acabou ficando de fora do torneio.

Após muitos anos de sucesso, o São Paulo vem sofrendo com falta de títulos, eliminações precoces e por não ter um bom retrospecto em clássicos. Dos anos 90 até o final dos anos 2000, o tricolor teve seus anos áureos. Atualmente, a realidade é muito distinta de seu passado. O Clubes está a oito anos na seca de títulos. “Não tem como manter uma hegemonia durante décadas, eu entendo que é natural esse declive do time, só que também, vejo que não precisava ser por tanto tempo e dessa forma”, disse William. Ele ainda completou “Eu acho que a má administração do São Paulo, é ridícula, contratações ruins no sufoco para tentar ganhar alguma coisa e só prejudica”.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »