Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
08/08/2020 às 11h26min - Atualizada em 08/08/2020 às 10h51min

Dérbi Paulista decide hoje quem vai ser o campeão estadual de 2020

Após 0x0 em Itaquera, equipes voltam a se encontrar na decisão do Paulistão

Diego da Silva Coelho - labdicasjornalismo.com
Imagem do jogo de ida. Foto: César Greco / Palmeiras
Palmeiras e Corinthians decidem neste sábado, às 16h30 (horário de Brasília), o título do Campeonato Paulista de 2020. Depois de um empate sem gols no jogo de ida, no jogo de ida na quarta-feira, em Itaquera, os rivais se enfrentam agora na arena do Verdão. Não há vantagem para nenhum dos lados. Quem vencer a partida conquista o torneio estadual. Se houver mais um empate, a decisão será nas cobranças de pênaltis.
 
O Palmeiras de Vanderlei Luxemburgo tenta encerrar um jejum de 12 anos sem vencer o Campeonato Paulista. Segundo treinador com mais vitórias na história do clube, Luxa foi o comandante dos últimos quatro títulos estaduais do Alviverde: 1993, 1994, 1996 e 2008. Já o Corinthians busca o inédito tetracampeonato paulista. Na era profissional, isso nunca aconteceu. O único a conseguir essa façanha foi o Paulistano, entre 1916 e 1919, ainda na fase amadora do futebol.
 
PALMEIRAS
 
Em clima de mistério, o Palmeiras encerrou sua semana de preparação para as finais sem entrevistas coletivas e sem divulgar imagens dos treinamentos de terça-feira e sexta-feira. A expectativa fica por conta do retorno do zagueiro Felipe Melo, desfalque no jogo de ida por causa de uma lesão muscular. Ele postou um vídeo na concentração com o elenco na noite de sexta-feira.
 
Se voltar, o capitão do Verdão fica com a vaga de Luan. Outra dúvida é sobre a manutenção de Zé Rafael entre os titulares. Willian é uma opção mais ofensiva para o time palmeirense. Gabriel Veron está fora com lesão muscular.
 
PROVÁVEL ESCALAÇÃO: Weverton, Marcos Rocha, Luan (Felipe Melo), Gómez e Viña; Patrick de Paula, Ramires e Gabriel Menino; Zé Rafael (Willian), Rony e Luiz Adriano. Técnico: Vanderlei Luxemburgo. Desfalques: Felipe Melo (dúvida), Gabriel Veron (machucado) e Luan Silva (em transição)
 
CORINTHIANS
 
Invicto e sem ter sido vazado desde a volta do futebol, o Corinthians deve ir a campo com a mesma escalação das últimas três partidas. A única dúvida é em relação a Victor Cantillo, que briga por uma vaga com Éderson. Titular absoluto antes da paralisação do Campeonato Paulista, ele foi diagnosticado com Covid-19 e perdeu as quatro primeiras partidas desde a retomada. O colombiano voltou a ser relacionado na primeira final do Estadual e entrou no segundo tempo. Boselli está fora se recuperando de cirurgia na face.
 
Esta será a décima primeira final direta de campeonato entre eles em 103 anos de rivalidade. O lado verde leva vantagem com sete canecos (Paulistas de 1936, 74 e 93; Paulista Extra de 1938; Torneio Rio-São Paulo de 51 e 93; e Brasileiro de 94), porém, as três vezes quem o Timão levou a melhor foram justamente nos últimos encontros (1995, 1999 e 2018).
 
 
PROVÁVEL ESCALAÇÃO: Corinthians: Cássio; Fagner, Gil, Danilo Avelar e Carlos Augustos; Gabriel e Éderson; Ramiro, Luan e Mateus Vital; Jô. Técnico: Tiago Nunes. Desfalque: Boselli (recuperação de cirurgia na face).
 
HISTÓRICO DE CONFRONTOS

Existe equilíbrio histórico nos jogos entre Corinthians e Palmeiras. Foram 364 jogos entre os rivais paulistas com 128 vitórias do Timão, 127 do Verdão e 109 empates. Na vitória na fase de grupos, o Alvinegro conseguiu superar o número de vitórias no histórico, o que não acontecia a quase 60 anos.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »