Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
27/08/2020 às 00h22min - Atualizada em 27/08/2020 às 00h14min

Lovecraft Country I A série de terror mais esperada do ano

Série estreou recentemente na HBO, sendo aclamada pela crítica

Lucas Lima - Editado por Bárbara Miranda

Lovecraft Country estreou neste mês de agosto na HBO. A série é uma adaptação audiovisual do livro Território Lovecraft, do autor Matt Riff, o qual escreveu a obra tendo referências o escritor H.P Lovecraft, reconhecido pelos seus contos envolvendo terror cósmico. 

 

Sua história se passa nos anos 50, em um Estados Unidos vivendo o auge da sua segregação racial, institucionalizado pelas leis Jim Crow. O ex-soldado de guerra afro-americano, Atticus, recebe a notícia que seu pai desapareceu, e por isso, regressa à casa. Na tentativa de encontrá-lo, ele embarca em uma viagem com Letticia e seu tio George para trazê-lo de volta. A partir dessa jornada, mistérios sobrenaturais começam a cercar os três.

 

Com a  direção de Jordan Peele e J.J Abrams, a série traz a união do gênero ficção científica e terror em conjunto com várias críticas sociais ao racismo.

 

O mais interessante na série é a sua releitura das obras lovecraftianas que adiciona duras críticas sociais, ambientalizadas em um período de intensa segregação, mas que dialogam com os tempos atuais. H.P Lovecraft, apesar de ser renomado nos gêneros que escreve, sua biografia é marcada pelo seu racismo escancarado. Realizar uma produção que use suas obras como base para construção de um universo, e ao mesmo tempo, ouse afrontar o preconceito do autor, inserindo a temática racial em grande destaque na trama é um ato cativante e necessário.

 

Vale ressaltar que a série se encaixa perfeitamente com o momento atual. Vê-se em todo o mundo, protestos antirracistas tomarem as ruas de várias cidades ao redor do globo. Gritos por mudanças, vindo da sociedade, têm se tornado cada vez mais frequente e Lovecraft Country acerta no timing ao trazer discussões tão importantes a sua história.

 

A série está inserida no gênero de terror. Criaturas horripilantes, eventos sobrenaturais e mágica são existentes e responsáveis por boa parte do assustador e sombrio na produção. Entretanto, o terror não está restrito a coisas inexplicáveis, ele também é percebido na realidade da época. O racismo é um espírito demoníaco e vivenciá-lo na pele, ainda mais em um período de segregação, é assustador e a série está sabendo bem como trabalhar isso, atiçando nossas emoções e jogando o real, nu e cru, em nossa cara. 

 

É nesse momento que vemos as mãos do Jordan Peele na produção. Reconhecido por conseguir abordar a temática racial de forma única, aqui ele faz jus a sua fama. Peele explora a forma em que os negros são instrumentalizados na sociedade norte-americana, expondo, de forma crítica, as diversas camadas do racismo. Em muitos momentos é possível perceber semelhanças com seu longa Corra! Personagens negros, acuados por pessoas brancas que desejam usá-los como meio para conseguir alguma coisa.


Além disso, o seriado busca diversas formas de inverter as lógicas do racismo de Lovecraft. Muitas das suas obras trazem os negros como indivíduos inferiores, de baixa capacidade intelectual e associados com o místico e sombrio. Rituais sangrentos e magia oculta são referências dadas a esse grupo de pessoas. Entretanto, a série inverte os papéis. Agora, os personagens negros  são os indivíduos comuns que esbarram pelos mistérios e tentam compreendê-los, enquantos os brancos, ricos e de classes altas, estão envolvidos com o cultos místicos e rituais.

 

Enfim, por sua recente estreia, não pode-se dizer como será seu desempenho ao longo dos episódios. Porém, pressupondo através da qualidade do seu piloto, podemos imaginar que se trata de uma das melhores séries do ano. Seu primeiro episódio trouxe uma perfeita ambientação, apresentou os protagonistas ao ponto de ficarmos preocupados com seu destino, e ainda, um aperitivo dos temas duros que ela pretende se aprofundar. O maior desafio agora, vai ser conseguir manter esse padrão de qualidade nos episódios seguintes.

 

REFERÊNCIAS

 

HESSEL, Marcelo. Lovecraft Country faz um corra! compacto. Disponível em: <https://www.omelete.com.br/series-tv/lovecraft-country-faz-um-corra-compacto-no-segundo-episodio>. Acessado em: 27/08/2020.

 

TRAMONTINA, Mariana. ‘Lovecraft Country’ apavora ao expor monstros, magias e práticas racistas. Disponível em: <https://entretenimento.uol.com.br/noticias/redacao/2020/08/16/lovecraft-country-apavora-ao-expor-monstros-magia-e-praticas-racistas.htm>. Acessado em: 27/08/2020.

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »