Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
22/09/2020 às 20h27min - Atualizada em 22/09/2020 às 22h00min

Sustentabilidade em moeda

Programas Moléecola Reciclagem e Retorna Machine promovem colaboração à reciclagem como moeda de troca

Léticia Agata Nogueira - Editado por Luhê Ramos

Com o passar do tempo e avanço do aquecimento global, pessoas e instituições têm demonstrado preocupação e desenvolvido projetos para reter a velocidade e contornar a “tragédia” de alguma forma.

 

Molécoola Reciclagem é um projeto de fidelidade ambiental, no qual os clientes podem reciclar e ganhar pontos para trocá-los por produtos, serviços e descontos. A loja, desenvolvida dentro de containers, está espalhada por diversos shoppings ao redor do estado de São Paulo.

 

Confira como participar: 

 

 

O programa recicla diversos tipos de materiais, como os mais variados tipos de papel, PET, óleo, pilhas e baterias, eletroeletrônicos, eletroportáteis, ferrosos, etc. Ambev, Suvinil, Diageo e SC Johnson são alguns dos parceiros da Molécoola.

 

Até então, mais de 600 toneladas de materiais foram recicladas e destinadas corretamente às empresas:

 

Gerdau: reciclagem de aço;
Wise: reciclagem de plástico PEAD e PP;
Novelis: reciclagem de latas de alumínio;
Ambev: reciclagem de vidros; 
Abree: eletrônicos e eletrodomésticos.

 

Além desse programa, é possível encontrar pela cidade de São Paulo o Retorna Machine, desenvolvido pela empresa Triciclo. Em algumas estações de metrô pela cidade encontram-se máquinas de depósito de materiais recicláveis que permitem a troca de garrafas PET, embalagens de alumínio, de longa vida e de vidro por serviços do Bilhete Único, cartão BOM, MTU (Cuiabá/MT), ENEL, Telefonia, Saraiva Plus, entre outros. 

 

Cada material possui uma pontuação:

 

Alumínio = 15 pontos triciclo;
PET = 10 pontos triciclo;
Longa Vida = 5 pontos triciclo;
Vidro = 5 pontos triciclo.

 

De acordo com o site oficial do projeto, em dois anos e meio, mais de 6.137.544 embalagens foram recolhidas pelos mais de 147.018 usuários contribuintes. O Retorna Machine possui mais de 39 máquinas espalhadas por São Paulo. 

 

O material coletado é tratado pela Triciclo e encaminhado para cooperativas de catadores de lixos, além de empresas que trabalham com reciclagem. 

 

 

 

 

 

 

O programa possui parceria com instituições como Carrefour, Universidade Anhembi Morumbi, Unilever, P&G, Coca-Cola, Degolaria São Paulo, Bauducco, entre outros. 

 

Geysiane, 20, não conhecia os programas mencionados, porém tem o hábito de lidar com a sustentabilidade:

 

“Lido com a sustentabilidade como responsabilidade pelo que  Deus criou e, dessa forma, tento ser uma pessoa mais consciente sobre o meio ambiente e meu papel no cuidado dele, mas ainda existem muitas coisas nas quais preciso melhorar. Utilizo, nas compras do mercado, caixas de papelão para evitar o uso de sacolas plásticas, uso garrafas ou copos no lugar de coisas descartáveis, retiro os  canudos e tento manter meu lixo no lixo”.

 

Além disso, a jovem, que mora em Cuiabá - MT, comenta sobre uma ONG de animais conhecida como Projeto LUNAAR, que faz coleta de embalagens de alumínio. Ela costuma fazer o descarte com a organização em um dos pontos distribuídos em sua cidade. 

 

Em suas opinião, iniciativas que auxiliam no descarte correto são sempre excelentes, pois muitas pessoas não sabem lidar corretamente com o assunto. Além disso, programas nesse estilo incentivam os consumidores em seu papel como responsáveis pelo planeta. Dessa forma, é possível agir para o bem comum de todos.

 

Ao ser questionada sobre o que diria às pessoas que ainda não adaptaram suas vidas ao estilo sustentável, Geysiane respondeu:

 

“Diria à elas o quão responsáveis são pelo futuro do planeta e pelas próximas gerações. Mostraria o nosso egocentrismo em pensar apenas em nós. Diria também sobre o trabalho de formiga que ninguém vê, mas que existe. Diria sobre nossa influência na vida de outras pessoas e como desconstruir o pensamento omisso e acomodado quanto à vida do planeta e da criação na qual Deus nos  fez mordomos para cuidarmos”.

 

 

E você? O que tem feito para ajudar nosso planeta? Acesse já os sites dos projetos e participe!

 

Molécoola: https://www.molecoola.eco

Retorna Machine: http://triciclo.eco.br


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »