06/11/2020 às 12h30min - Atualizada em 06/11/2020 às 12h23min

Importância do sistema único de saúde

Entenda o que é e porque é importante defendê-lo

Gabriela Pereira - Editado por Caroline Gonçalves
REPRODUÇÃO: MARCELLO CASAL/ AGENCIA BRASIL

O sistema único de saúde (SUS) tem sofrido ataques no atual governo, recentemente o presidente assinou um decreto que permitiria o desmonte e privatização desse sistema, após pressão popular o decreto foi revogado.

Apesar de existirem falhas, o sistema único de saúde é essencial na vida da maioria dos brasileiros, o SUS garante a população atendimento médico gratuito para uma enorme variedade de tratamentos.

ENTENDA O QUE É O SUS

O sistema foi criado como forma de garantir acesso gratuito a saúde a todo cidadão brasileiro, desde atendimentos simples a tratamentos de alta complexidade como o tratamento de câncer e o transplante de órgãos.

Além disso, o SUS promove campanhas de vacinação e ações de prevenção, é responsável pela vigilância sanitária, fiscalização de alimentos e registro de medicamentos.

IMPORTANCIA DO SUS

Dados divulgados pelo portal da saúde em afirmam que aproximadamente 150 milhões de pessoas dependem exclusivamente do SUS para ter acesso à saúde, isso representa 80% do total da população brasileira.

Anualmente são realizados mais de dois bilhões de procedimentos ambulatoriais, aproximadamente 10 milhões de procedimentos de quimioterapia e radioterapia, 236 mil cirurgias cardíacas e 19 mil transplantes.

Todos esses procedimentos são gratuitos, universais e assegurados a todos os cidadãos brasileiros.
 
PANDEMIA DO NOVO CORONAVÍRUS

Diante a pandemia a importância desse sistema ficou ainda mais visível, a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou que uma das maiores dificuldades no combate ao vírus era o acesso universal a saúde sem distinção social, já garantido no Brasil.

A pandemia destacou também as fraquezas do SUS, estados mais afastados da região central entraram em colapso, o sistema não aguentou tanta demanda e houve muitas mortes.

Dessa forma, é possível entender que ainda que a proposta seja saúde universal, existe muita desigualdade econômica entre as regiões e isso dificulta o acesso à saúde de qualidade.

Para o pós pandemia, vai ser necessário analisar profundamente e melhorar as engrenagens que fazem com que o sistema flua como deveria, existem muitos interesses econômicos, desvio de dinheiro, interesses políticos, superfaturamento em obras, tudo isso trás prejuízo somente para a população.

Mesmo com as suas falhas, o SUS ainda é a melhor alternativa que temos e deve ser defendido pela população.
 
DESMONTE E PRIVATIZAÇÃO DO SUS

Segundo o ministro da economia Paulo Guedes “Jamais esteve sob análise privatizar o SUS, seria uma insanidade falar isso. Seria como o setor privado ajudar. Vamos fazer o que o setor privado pode fazer. Não entrou em nossa consideração invadir a área de saúde para privatizar, jamais", afirmou.

Essa fala do ministro de deve ao decreto assinado pelo presidente Jair Bolsonaro que autorizaria o ministério da economia a estudar a inclusão das unidades básicas de saúde no setor privado.

O decreto assinado pelo presidente foi noticia no país todo e após pressão popular, o decreto foi revogado. É de entendimento de todos que sempre foi intenção do presidente privatizar o maior numero de serviços públicos possíveis.

Em sua rede social, Jair Bolsonaro escreveu “havendo entendimento futuro dos benefícios propostos pelo Decreto o mesmo poderá ser reeditado”.

Ocorre que o desmonte ou privatização do SUS é inconstitucional, apesar de apresentar diversas falhas de administração, a privatização não deveria se quer ser mencionada.

Privatizar o sistema único de saúde muita das vezes não é em prol da melhoria de vida da população. É enxergado mais como interesse político e principalmente econômico.
 
 








REFERENCIAS 

A. SATIE < SUS COMPLETA 30 ANOS: A IMPORTANCIA DURANTE A PANDEMIA E OS DESAFIOS FUTUROS> CNN BRASIL. 19 DE SETEMBRO DE 2020 DISPONIVEL EM< https://www.cnnbrasil.com.br/saude/2020/09/19/sus-completa-30-anos-a-importancia-durante-a-pandemia-e-os-desafios-no-futuro>
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »