Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
13/11/2020 às 11h58min - Atualizada em 13/11/2020 às 11h33min

(Des)Encanto: Referências e curiosidades sobre a animação

Juliane Alvarenga - labdicasjornalismo.com


(Des)Encanto (Disenchantment, no título original) é uma animação original da Netflix, que além de tomar conta das telinhas, viralizou nas redes sociais e foi apelidada de “fábrica de memes”.

Conta a história de Bean uma princesa desbocada e alcoólatra que tem 19 anos e é filha do rei Zog e da rainha Dagmar. Está cansada de seguir as expectativas sociais que são colocadas sobre ela e decide tomar um rumo diferente em sua vida.  Com esse comportamento rebelde, vive altas aventuras ao lado de um diabinho que foi enviado por uma entidade desconhecida para ela como uma “maldição” que traz o caos a sua vida e com seu melhor amigo, Luci e Elfo, respectivamente.

 
 

“Fala sobre as aventuras, ou desventuras, de uma princesa bêbada e rebelde, Bean, seu companheiro Elfo e seu demônio Luci. Ambientada no reino medieval em ruínas de Dreamland, esse trio enfrentará várias criaturas míticas e mágicas, como ogros, harpias, fadas, duendes, além, claro, de muitos humanos.”

Criada por Matt Groening, o mesmo criador de Os Simpsons. É possível notarmos as semelhanças entre eles nos traços do desenho.
 
Apesar da história se passar em um reino fantasioso, a série aborda sobre temas atuais, como o uso abusivo de álcool, frustrações, a falsa moral da sociedade, entre outros.
 
Pode-se dizer que se trata de um conto de fadas falido, com um traço de Futurama e Os Simpsons, tanto nos personagens, quanto nos cenários. Mas fora essas características, não tem mais nenhuma semelhança que lembre as outras obras de Matt.
 
A animação traz muitas referências a outras produções que também acontecem na idade média e com estilo medieval, como Game of Thrones e O Senhor dos Anéis. Além de paródias, como uma adaptação do conto João e Maria e a casa de doces.
 
Muita gente vê semelhanças entre a Princesa Bean e Daenerys Targaryen, de Game of Thrones: ambas parecem preferir roupas nas tonalidades azuis, usam o cabelo platinado e começam suas histórias com um casamento forçado.











 
 

Outra referência à série criada por George R. R. Martin é na sequência do casamento, com um trono feito de espadas no qual o príncipe e candidato a noivo enfia a cabeça sem querer.
O Elfo lembra muito o Bart, inclusive na roupa, se diferenciando nas cores mais “gastas”. Mas são dotados de personalidades totalmente diferentes. 


 
E vai dizer que essa Elfinha preparando doces não é a cara da Liza Simpsons?
Essas são algumas das muitas referências, mas como não queremos dar spoiler, aproveita para conferir a animação no catálogo da Netflix. Estamos aguardando a 3º temporada, ainda não sabemos a data de lançamento.




REFERÊNCIA

DENK, Diego. As referências que você pode ter perdido na série (Des)Encanto (ep.1 e 2). Mega Curioso, 2020. Disponível em:<https://www.megacurioso.com.br/artes-cultura/108793-as-referencias-que-voce-pode-ter-perdido-na-serie-des-encanto-ep-1-e-2.htm >. Acesso em 13/11/2020.
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »