Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
05/03/2021 às 11h40min - Atualizada em 05/03/2021 às 11h11min

O uso de máscaras e nova variante Brasileira

Com o aumento de casos de covid19 as medidas de proteção devem ser redobradas

Pedro Mateus - Editado por Maria Paula Ramos
Estadão, UOL
Foto: Michael Dantas /AFP
 
O uso da máscara tornou-se presente durante a pandemia da covid-19, nesse sentido, especialistas recomendam o uso da mesma para evitar a transmissão do coronavírus Sars-CoV-2 que já matou mais de 257 mil pessoas no brasil. Segundo especialistas, a nova variante brasileira teria surgido no final do ano passado no Amazonas e pode ser mais transmissível, dessa maneira o uso da máscara é indispensável.
 
Nova variante Brasileira
Segundo especialistas, denominada de P1 a nova variante a brasileira pode ser mais contagiosa e com isso existe uma grande preocupação em conter a transmissão da nova cepa no brasil. No entanto, já se passou mais de um ano de pandemia e muitas pessoas não fazem o uso da máscara de proteção ou usam de forma inadequada.
 
Infectologista e o uso da máscara
Para à Dra Melissa Valentini, infectologista do grupo pardini, a nova variante brasileira tem uma mutação igual à do Reino Unido e explica que os especialistas europeus sugeriram a hipótese de que a máscara caseira não seria suficiente para impedir a transmissão do vírus. Nesse sentido a especialista ressalta os protocolos de higienização.

 “ É importante a gente colocar que a máscara sozinha, ela não é efetiva, tem que manter todas as medidas. Então, o ideal é usar a máscara, manter o distanciamento social, higienizar as mãos’’, destaca.

A infectologista comenta que o uso inadequado da máscara de proteção facilita a transmissão do vírus. ‘’ muitas pessoas usam uma máscara sem a proteção adequada. Então, a máscara,  tem que ser adequada para o rosto, e tem que cobrir a boca e o nariz e não pode ter muitas aberturas, assim, por onde o vírus possa passar’’, Ressalta.  Melissa Valentini, explica que a pessoas idosas ou comorbidades devem fazer o uso de máscara cirúrgica e para as demais populações pode se usar máscaras que tenham três camadas e que devem ser trocadas a cada quatro horas.
 
Em declaração ao site do Estadão, a infectologista e professora da Universidade Estadual de Campinas, a Unicamp, e também consultora da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), afirma que as máscaras de tecido de trama fechada e de tecido duplo devem ser eficazes no bloqueio das novas variantes da covid19. "Apesar da transmissão mais fácil pela nova variante, o vírus continua do mesmo tamanho e possivelmente a transmissão ainda se faz por meio das gotículas", conta. No entanto, ainda não há uma pesquisa científica que comprove essa proteção vinda das máscaras de tecido na hora de bloquear as variantes, a infectologista diz que ainda é cedo para fazer uma análise sobre isso.


Entidades médicas reforçam o uso da máscara
Com um número alto de mortes e infectados no brasil, 46 entidades médicas brasileiras emitiram um manifesto e reforçaram uso de máscara, distanciamento social e a higienização das mãos. Entre as entidades estão, Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia, Associação Brasileira de Alergia e Imunologia, de Cardiologia, Infectologia, Pediatria, entre outras.

Trecho da nota
"As 46 Sociedades médicas que assinam esse manifesto, fazem um apelo à população brasileira e sociedade civil, reforçando a importância imprescindível do uso de máscaras, além do cumprimento de outras ações para contenção da pandemia da Covid-19, como o distanciamento físico, não compartilhamento de objetos de uso pessoal e a higienização das mãos. Máscaras são instrumentos eficazes para a redução da transmissão de vírus respiratórios e são preconizadas na atual pandemia para uso, não apenas por profissionais da saúde no cuidado de indivíduos com suspeita ou diagnóstico de COVID-19, mas por todos. O uso correto da máscara é a ação pessoal com efeito coletivo fundamental para diminuir a circulação do vírus da COVID-19 que assola o país neste momento. ’’




 

 

Fontes: https://saude.estadao.com.br/noticias/geral,mascaras-de-tecido-protegem-contra-novas-variantes-do-coronavirus,70003589985 https://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/redacao/2021/02/28/45-entidades-medicas-brasileiras-emitem-manifesto-e-reforcam-uso-de-mascara.htm https://www.cnnbrasil.com.br/saude/2021/01/29/especialistas-aprovam-uso-de-duas-mascaras-para-ampliar-protecao-contra-covid-19
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »