Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
07/04/2021 às 00h00min - Atualizada em 07/04/2021 às 00h01min

Espanha reúne 5 mil pessoas em show teste para eventos pós-pandemia

O teste para a covid-19 antes de entrar no local e o uso de máscara foram obrigatórios. O distanciamento social não foi necessário.

Daiane Obolari - Editado por Júlio Sousa
Albert Gea/Reuters

Uma imagem que não se via há muito tempo. Assim foi o show teste realizado em Barcelona, na Espanha, no último dia 27 de março, e, que contou com a participação de cinco mil pessoas.
O show foi realizado para testar os eventos pós-pandemia, com a aprovação do governo. Todos os participantes realizaram o teste para a covid-19 antes de entrar no local, e o uso de máscara foi obrigatório durante todo o tempo. Porém, o distanciamento social não foi necessário.

A cidade apresentou uma queda no número de casos e mortes pelo coronavírus, ficando com uma média de quatro mil casos e 35 mortes em um período de sete dias. A Espanha já conta também com quase 9 milhões de pessoas vacinadas contra a covid-19, o que totaliza 6,1% da população.

A médica infectologista Rubia Miossi, relata que, no âmbito nacional, é impossível prever quando um evento assim poderá ser realizado no Brasil, dada principalmente a demora na vacinação e o aumento no número de casos e mortes no país.

Quando questionada sobre se foi uma atitude irresponsável realizar um evento dessa proporção ainda na situação atual em que o país se encontra, apesar de todo cuidado sanitário utilizado pelos organizadores, Rubia diz que:

 

“Provavelmente sim, exceto se você pensar que pode ser um contexto que eles têm um controle de pessoas que circulam e de vírus circulando. Teoricamente falando, se a gente tivesse controle de entrada e saída de pessoas no país, ou seja, só entra e sai quem está devidamente testado e negativo, e o número de pessoas doentes circulando é baixo, teoricamente você já poderia fazer um evento desse tipo também testando quem tá entrando e saindo do evento é uma outra opção.”


Em relação à não utilização do distanciamento social, Rubia conta que seria fundamental o uso se levado em consideração que em um show as pessoas não vão ficar com a máscara 100% do tempo, e que em algum momento elas vão retirar a máscara para beber água, por exemplo.
 

“Não sei lá em Barcelona, mas aqui no Brasil a gente sabe que as pessoas não passam 5 minutos com a máscara no rosto, ou sem passar a mão no rosto”, diz.


Não foram encontradas informações afirmando que, no show em questão, era permitida a retirada da máscara para consumo de bebidas ou alimentos.

Teste realizado
O teste escolhido para o evento foi PCR, que é o mais confiável nos primeiros dias de contágio.  A médica afirma que ele é, de fato, o único teste que permite definir se a pessoa está portando o vírus ou não naquele momento, mas que ele apresenta a possibilidade de 30% de falha no resultado. “Eu não iria lá me testar desse jeito”, opina.
 
Os artistas
O cantor Cristian Sullivan conta como está sendo o afastamento dos palcos agora há mais de um ano: “está sendo muito difícil, é a minha renda principal e de milhares de pessoas, infelizmente somos uma classe esquecida pelos governantes, e os últimos a voltarem a trabalhar”, diz.

Cristian relata que a sensação da possibilidade de voltar pros palcos, com uma grande plateia, seria incrível. “Meu último show para muita gente foi no carnaval 2020, sinto falta do calor do público e do carinho, apesar de ter feito lives, não é mesma coisa, mas com fé isso tudo irá passar”, comenta.



 

Referências
Reuters, G1. 5 mil pessoas participam de show na Espanha para testar eventos pós-pandemia. G128 de mar. de 2021. Disponível em: <https://g1.globo.com/google/amp/pop-arte/noticia/2021/03/28/5-mil-pessoas-participam-de-show-na-espanha-para-testar-eventos-pos-pandemia.ghtml#aoh=16170399750868&csi=0&referrer=https%3A%2F%2Fwww.google.com&_tf=Fonte%3A%20%251%24s> Acesso em: 07 de abr. de 2021

Wikipediasituação covid barcelonaWikipedia26 de mar. de 2021. Disponível em: <https://www.google.com/search?q=situa%C3%A7%C3%A3o+covid+barcelona&rlz=1C1GCEA_enBR915BR915&sxsrf=ALeKk010iFQ-G2q0g9pviMGfwOzzxMrq_A%3A1617728289446&ei=IZNsYKbkGuHF5OUPuPqKuA4&oq=situa%C3%A7%C3%A3o+da+covid+em+bar&gs_lcp=Cgdnd3Mtd2l6EAEYAjICCAAyAggAMgYIABAWEB4yBggAEBYQHjoFCAAQsAM6BAgjECc6BQgAELEDOggIABCxAxCDAVCBsAtY88ILYO_RC2gBcAB4AIAB9QGIAdgRkgEFMC42LjWYAQCgAQGqAQdnd3Mtd2l6yAECwAEB&sclient=gws-wiz> Acesso em: 07 de abr. de 2021
 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »