Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
30/04/2021 às 00h00min - Atualizada em 30/04/2021 às 00h01min

Taxa de leitura entre crianças de 5 a 10 anos tem aumento, aponta pesquisa

Os pré-adolescentes se mantiveram como faixa etária que mais lê no Brasil, chegando a 81%

Daiane Obolari - Editado por Júlio Sousa
Adventistas.org

A leitura é um hábito que traz inúmeros benefícios à vida. Entretanto, no Brasil, apenas 52% da população relata ter esse hábito, conforme a pesquisa ‘Retratos da leitura no Brasil’ realizada pelo Instituto Pró-Livro em parceria com o Itaú Cultural, divulgada no final de 2020. Além disso, a média de livros inteiros lidos em um ano por pessoa, ficou em 4,2, ainda considerado um número baixo. O destaque vai para os livros religiosos e a Bíblia, que foram apontados como a principal fonte de leitura.

Por outra perspectiva, o número de crianças entre 5 e 10 anos adquirindo o hábito da leitura, foi a única faixa etária que apresentou aumento. Enquanto os pré-adolescentes, de 11 a 13 anos, se mantiveram na colocação de faixa etária que mais lê, totalizando 81%.

Cláudia Rodrigues De Sant'ana, pós-graduada em Letras/Literatura e docente da Rede Estadual e Municipal de ensino em Guarapari/ ES, explica que a ação precoce da família e da escola, ao incentivarem essa prática na vida das crianças, terá um saldo positivo e satisfatório no decorrer de suas vidas.

"Quando falamos em leitura logo vem à nossa mente as práticas leitoras desenvolvidas pela escola. Mas antes de adentrar nessa instituição de ensino o indivíduo já está inserido em uma família, na sociedade e por este motivo realiza inúmeras leituras de mundo", expõe.

Ela completa dizendo que, dessa forma, a leitura é uma necessidade, por meio dela o ser humano desenvolve o intelecto, estimula a memória, aprimora a capacidade de interpretação e mantém o raciocínio ativo.

Esse estímulo à leitura pode ser realizado a partir de qualquer momento da vida. Cláudia relata que a partir de sua experiência de vida e das atividades realizadas em sala de aula, acredita que desde a gestação seja possível iniciar a influência.

"A letra de uma canção, a leitura feita pela mãe direcionada ao feto, dessa maneira o estímulo está acontecendo", ressalta.

Ela também aponta que inserir a leitura na vida das crianças desde cedo ajuda no desenvolvimento cerebral, facilita o processo de aprendizagem e estimula os processos cognitivos, e que estudos mostram resultados positivos em indivíduos que foram inseridos no mundo da leitura desde a tenra idade.

Nesse momento em que as crianças estão todas em casa, e a maioria passa muito tempo em telas, “a grande dificuldade, quando falamos em leitura, para os pais e as escolas está justamente na questão da tecnologia, que possui uma linguagem mais atraente segundo as crianças, adolescentes e jovens”, diz. 

Completa expondo que independente do cenário, é importante que o incentivo à leitura do livro físico, bem como a do livro digital aconteça. O indivíduo precisa ter contato e necessita do estímulo necessário para desenvolver o apreço pela leitura.


Formas eficazes para incentivar as crianças e criar nelas esse hábito
Cláudia aponta que não se pode falar em apenas uma forma eficaz de incentivo à leitura, visto que cada criança é estimulada e desenvolve o hábito de maneira diferente. 

“No entanto, a leitura proferida por um adulto, leitura encenada, rodas de leitura, contação de histórias, dentre outras são meios interessantes para serem realizados”, comenta.


Impactos positivos para a qualidade de vida
Ela conclui dizendo que o saldo para o indivíduo leitor sempre será positivo. “Teremos no presente e no futuro pessoas mais informadas e críticas, essas serão capazes de refletir e agir diante das demandas apresentadas em sua vida cotidiana”, finaliza.



REFERÊNCIAS
G1. Brasil perde 4,6 milhões de leitores em quatro anos, com queda puxada por mais ricos. G1. 11 de set. de 2020. Disponível em: Acesso em: 30 de abr. de 2021

SILVA, G. A importância dos livros e da leitura na educação infantil. EDUCA+BRASIL. 21 de fev. de 2019. Disponível em: Acesso em: 30 de abr. de 2021

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »