Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
05/03/2022 às 23h22min - Atualizada em 06/02/2022 às 17h04min

Volta às aulas: como ter uma rotina organizada e eficiente nos estudos?

Com o retorno das aulas muitas dúvidas surgem, algumas delas relacionadas com a criação de uma rotina ideal de estudos

Bianca Lourenço - Editado por Maria Paula Ramos
REPRODUÇÃO/PIXABY/@KABOOMPICS
O retorno das aulas está próximo para muitos, isso para os que já não retornaram. Alguns ainda irão começar um novo curso, causando ansiedade e muitas dúvidas sobre como manter uma rotina de estudos eficiente. Perguntas como “o que é uma rotina de estudos?”, “como criar essa rotina?”, “como começar?” podem surgir quando pensamos sobre o tema. O que é muito positivo, pois indica que estamos iniciando com curiosidade e vontade.
 
Desde o início da pandemia de COVID-19, as aulas passaram a serem na modalidade EaD, causando um certo estranhamento em muitos estudantes, principalmente naqueles que nunca estudaram de forma remota anteriormente. O que é perfeitamente normal, principalmente quando analisamos pelo lado de urgência em que toda a situação começou, lá em 2020.
 
Mas agora, focando nas perguntas feitas anteriormente, vamos abordar um pouco sobre a rotina de estudos em si. Em primeiro lugar, o que é uma rotina de estudos e quais são seus benefícios? A rotina de estudos é uma forma eficiente e eficaz que muitos estudantes -sejam concurseiros, vestibulandos ou até quem ainda está no ensino básico- encontram para poder se organizar em relação aos conteúdos que precisam ser estudados para que possa obter o maior aproveitamento e compreensão do assunto em questão.
 
Os benefícios são infinitos, dentre eles podemos citar: a compreensão plena do conteúdo estudado, concentração em tarefas que exigem leituras extensas ou até mesmo cálculos complexos, foco em tudo o que vamos fazer pois aprendemos a ter durante os estudos e até mesmo um bom sono e uma boa alimentação pois, estudando com uma rotina saudável e eficiente, não ficamos ansiosos e nem preocupados com “deixar o prazo passar”.
 
Em um artigo criado pelo Quero Bolsa- uma plataforma que possui bolsas desde a níveis de cursos livres até mesmo pós-graduação- a empresa nos traz cinco dicas sobre o tema. O primeiro tópico abordado é o da consistência e simplicidade: devemos criar rotinas reais, simples e que devemos levar em conta limitações e dificuldades que possuímos.
 
A segunda dica diz sobre a flexibilidade em relação aos problemas, que é um fator que assusta muitos estudantes: não podemos (e nem devemos!) nos martirizar sobre os problemas que aparecem durante os estudos como, por exemplo, atraso de matérias. Para esse caso, podemos rever a forma que estamos estudando e identificar o porquê a matéria está em atraso e, assim, corrigir o problema.
 
O terceiro item é sobre o propósito do estudo: para o que você está estudando? Aonde esses estudos irão te levar? O que você quer fazer com ele? É importante termos um objetivo em mente e fazer com que ele nos direcione para o caminho certo, mantendo-nos alinhados com o nosso propósito final, que seria aonde queremos chegar.
 
Na quarta dica, falamos sobre estudar de maneira inteligente, aproveitando o tempo disponível de forma benéfica e eficiente, não perdendo oportunidades e nem desperdiçando-o com coisas que, nesse momento, não são tão importantes assim. Também é interessante, durante o tempo livre, assistirmos um documentário sobre um tema estudado, ler algum artigo sobre o assunto e, quem sabe, até mesmo jogar um jogo para estimular o que já aprendemos anteriormente.
 
E, por último, nada mais importante que revisar o que já aprendemos anteriormente, não é? Com a revisão, podemos identificar pontos que não compreendemos, relembrar de características chaves do tema em questão e até mesmo ter percepções diferentes sobre o assunto, garantindo assim uma visão ampla da abordagem e permitindo que a mente fique aberta para as possibilidades do tema.
 
Tendo esses tópicos em mente, podemos criar uma rotina tranquila, real, justa e eficiente para que em nenhum momento nos prejudiquemos. É importante pensar tudo com antecedência e com tranquilidade, tendo em mente diversas possibilidades e a responsabilidade que iremos precisar para chegar no objetivo final. Lembrem-se: manter a calma nesse momento é fundamental! Bons estudos!
 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »