Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
05/06/2021 às 17h24min - Atualizada em 05/06/2021 às 14h49min

Mr. Robot e a Quebra da Quarta Parede

Nataly Leoni - Editado por Ana Terra


“Amigo”, é assim que o protagonista de Mr. Robot se refere a quem está do outro lado da TV. A quebra da quarta parede acontece de forma a fazer com que o público se torne também uma parte importante na narrativa da série, o que não pode ser contestado a partir do momento que Elliot Alderson (Rami Malek) olha diretamente para fora da tela e pergunta “Onde você estava?”.

A quarta parede nada mais é do que a barreira que separa o público do mundo ficcional a que estão assistindo, e a quebra desta quarta parede é um recurso cinematográfico muito utilizado na TV e no cinema. Quando os personagens da ficção “quebram” a quarta parede quer dizer que eles derrubam essa barreira e se comunicam diretamente com o público, o que pode ser observado em vários momentos na série dirigida por Sam Esmail.

Elliot Alderson é hacker à noite e engenheiro de cibersegurança na empresa Allsafe durante o dia, que foi convidado a participar de uma organização hacker com o objetivo de dominar e destruir um dos maiores conglomerados do mundo chamado E Corp.  Tudo que se sabe sobre o que se passa em sua mente, é ele mesmo quem conta por meio de narrações que são pouco confiáveis em razão da influência de problemas psicológicos. Durante a série, com o uso frequente da quebra da quarta parede, Elliot acaba desenvolvendo um relacionamento diferente com quem assiste. Além de ver e conversar com o Mr.Robot (Christian Slater) - personagem pertencente apenas às suas alucinações em um estilo à la Tyler Durden do Clube da Luta (1999) - ele também se dirige diretamente ao público como um amigo que não responde.

Toda a comunicação com quem está do outro lado da TV é feita apenas na mente do protagonista, é como um segredo entre Elliot e o público que ele não revela nem mesmo para a psicóloga que frequenta regularmente. Em diversos momentos, desacreditando do que seus olhos estão vendo, ele quebra a quarta parede com indagações como, "Você também está vendo isso?”. Mas mesmo que o espectador veja as situações da perspectiva do protagonista, não quer dizer que conseguimos ver tudo que acontece na realidade, o fato de estarmos limitados a ver do Elliot apenas o  ele quer nos mostrar fica evidente no episódio 7 da 2ª temporada intitulado “eps2.5_h4ndshake.sme”, quando ele revela a seu amigo silencioso, que havia mentido sobre suas reais circunstâncias, em seguida pede desculpa e afirma que não faria mais isso.

No episódio 10 da 2ª temporada intitulado "eps2.8_h1dden-pr0cess.axx", a  participação do público ganha ainda mais profundidade, Elliot quer descobrir os planos de Mr.Robot e para isso ele pede ao seu amigo que não responde, ou seja, o público, para que procurem alguma pista em seu apartamento, a câmera então desfoca do personagem e começa a passear pelo ambiente dando a entender que o telespectador poderia realmente  procurar algo para ajudá-lo.

Com a direção de Sam Esmail, à medida que se passa o tempo na série, percebe-se que vivemos na consciência do Elliot, apenas em seus pensamentos que são manifestados através das narrações. Muitos de seus monólogos sobre a sociedade, sobre o que ele pensa a respeito de outros personagens, sobre a forma que ele se sente, são tão detalhados e feitos apenas para que o público escute, e quando isso não acontece, é comum sentir falta de vê-lo olhar através da tela e dizer, “Amigo, você está aí?”.  

REFERÊNCIAS
FandomMr. Robot WIKI. Disponível em: <https://mrrobot.fandom.com/wiki/Elliot_Alderson>. Acesso em: 04 de junho de 2021.
HENRIK, Thiago. Você sabe o que é a quebra da quarta parede? MAPINGUANERD. 27 de janeiro de 2016. Disponível em: <http://www.mapinguanerd.com.br/voce-sabe-o-que-e-a-quebra-da-quarta-parede/>. Acesso em: 04 de junho de 2021.
PALOPOLI, Ygor. O que é a quebra da quarta parede que acontece em Enola Holmes?. ADOROCINEMA. 28 de set. de 2020.  Disponível em:  <https://www.adorocinema.com/noticias/filmes/noticia-156142/> Acesso em: 04 de junho de 2021.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »