Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
24/06/2021 às 18h45min - Atualizada em 11/06/2021 às 17h58min

O arco-íris nas roupas: conheça a tendência do Color Block

O estilo tem como base a mistura de cores fortes e em tons diferentes, mas que de alguma forma coversam

Jenyfer Muniz da Silva Oliveira - Editado por Larissa Barros
Divulgação / Loja Jstore
A composição de peças com cores vibrantes era muito comum nos anos 80, época na qual esse estilo se tornou uma febre. Os looks apresentavam cores fortes desde as roupas, até os acessórios e sapatos, além disso, essa tendência também se estendia para os móveis e acessórios de casa. Apesar disso, foi somente em 2010 que esse estilo recebeu o nome de Color Block ou Color Blocking, que significa "bloco de cores ". Após isso, as grifes começaram a investir com bastante força nessa tendência. 
 
O Color Block sempre foi utilizado independentemente da estação do ano. Uma prova é que, esse estilo está sendo uma grande aposta para o inverno de 2021, estando presente tanto em looks formais em modelagem de alfaiataria, quanto em informais com tecidos leves.
 
 
Diferente da tendência monocromática, no qual é composto looks ou conjuntos com a mesma cor, o Color Block tem como base a mistura de cores fortes e em tons diferentes, mas que de alguma forma conversam. Geralmente, a composição é realizada através de tecidos lisos, sem estampas. De acordo com a designer de moda Isabella Rani, esse tipo de combinação também é utilizado para combinar os acessórios e o calçado com o restante das peças.
 
"Acredito que em cada combinação é preciso pensar quais partes vão ser o destaque, portanto, se você está indo a uma reunião, é aconselhável  usar as cores de maneira inteligente. O look pode conter um blazer rosa, uma calça de alfaiataria azul e uma bolsa verde, inserindo um tom mais neutro na camiseta, por exemplo. O uso inteligente das cores e das peças torna possível qualquer combinação de cor em qualquer ocasião", diz a designer.
Muitas pessoas apostam em paletas de cores que combinam com o tom de pele, para que seja composto um look harmonioso, porém, por ser uma tendência de estilo livre, não há muitas regras e sim diversas dicas que podem ser seguidas.
 
Como combinar as cores dentro da tendência?
Ao montar um look para determinadas ocasiões, é necessário avaliar os tipos de peças ou tecidos que combinam, mas também é muito importante levar em consideração combinação das cores. No Color Block os looks são mais descontraídos, devido a junção de tons fortes, entretanto, ao optar por cores mais assertivas é possível mudar a percepção de outras pessoas sobre o seu estilo. 
 
"Em termos de produção as cores tem um fator imprescindível para transmitir efeitos e garantir que as pessoas entendam a mensagem escondida por trás das entrelinhas de um look. Em um desfile tudo é calculado e moldado para que a mensagem que queremos transmitir esteja sendo assimilada e as cores juntamente com os tecidos são os fatores principais para que isso aconteça.  Um bom exemplo, se você quer transmitir leveza, pode usar peças no tom de azul claro, semi transparentes, tecidos de tule ou organza", acrescenta Isabella .
As cores escolhidas para compor um look, também dizem bastante  sobre a personalidade ou até mesmo sobre o humor de quem veste. Segundo a designer, durante uma montagem de um look, um blazer vermelho exala poder e capacidade, assim como chama atenção e mostra uma notoriedade dentre as outras pessoas. Ela afirma também que, essa é uma cor associada a paixão, e se for utilizado em um vestido, com certeza se torna inesquecível por conta da cor.

Um grande auxílio para a aposta de cores fortes em roupas é o círculo cromático que é composto por 12 cores de tons de saturação diferentes. Nele estão as cores primárias que através de cada tom, é possível transformar novas cores através de combinações. A partir disso, surge as cores secundárias e terciárias.
 

"As cores vibrantes são excelentes nas montagens, eu as amo por sua facilidade e baixa necessidade da presença de muitos acessórios, e o legal é que esse fator acontece porque os looks visualmente já estão completos pelas cores. Isso não é uma regra, pois o Color Block cheio de acessórios também é super bem-vindo e tão lindo quanto. Mas de forma geral, em meus looks, a construção das cores completam uma tela em branco e garantem muita versatilidade e estilo", diz a estudante de jornalismo Raylla Alves de acordo com sua experiência.

Essa tendência, como muitas que existem no mundo da moda, veio para ficar, mesmo que passe por um intervalo de tempo.  Além disso, é muito importante entender quais cores e quais peças combinam mais com sua personalidade e estilo atual, e isso é algo que deve ser analisado e adaptado em qualquer têndencia.

Para a empreendedora e Técnica em Vestuário, Jade Melo, as cores que vibram nos trazem ânimo, felicidade e chamam a atenção em um look, pois ao juntar uma peça básica com outra com cores fortes, forma uma composição perfeita independente da ocasião. Ela destaca que o color block é uma tendência na qual podemos nos jogar sem medo de errar por ser alternativa, descolada e trazer originalidade.  

"Na Jstore, marca onde crio minhas peças pensando em cores e estampas, essa tendência tem grande destaque. Juntar cores fortes, desenvolver uma peça com mais de uma cor e uma modelagem que se encaixe bem nisso, essa é a ideia. Trazer isso para o público é mostrar como podemos contrastar cores muito diferentes em uma mesma produção. Essa tendência veio pra ficar e mostrar que se encaixa nos variados estilos", - acrescenta.
 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »