Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
02/07/2021 às 16h41min - Atualizada em 24/06/2021 às 18h15min

Jeans viajante: O mom jeans que nunca sai da moda

Saiba como surgiu esse modelo de calça e a melhor forma de usar

Jenyfer Muniz da Silva Oliveira - Editado por Clara Molter Bertolot
Mulheres usando mom jeans | Reprodução/Zen Chung - Pexels
Dependendo da peça, o jeans pode trazer conforto e um certo destaque para proposta do look, ou até mesmo demonstrar um ar mais clássico. Um exemplo disso é o mom jeans, modelo específico de calça que conta com a simplicidade e, principalmente, a modelagem, podendo transformar completamente qualquer combinação feita com outras peças. Esse modelo de calça não é uma criação recente. É uma peça vintage que promete continuar fazendo parte da história da moda.


Surgimento do mom jeans 

Nos Estados Unidos, por volta da década de 1950, tornou-se costume entre as mulheres o uso de roupas masculinas para compor os looks, devido ao conforto oferecido pela modelagem e pelo tecido das peças. Essa tendência ficou conhecida como boyfriend, pois quando as mulheres migraram das roupas femininas, como saias e vestidos, para as calças, jaquetas e blazers, a grande maioria utilizava as roupas de seus cônjuges ou familiares do sexo oposto. 

Somente no final dos anos 1980 para o início dos anos 1990, as lojas de departamento inglesas e norte-americanas basearam-se na moda boyfriend para criar calças jeans com a modelagem mais larga. De início, essa peça tornou-se tendência para as mulheres entre 30 e 40 anos, e a partir daí surgiu o nome mom jeans (jeans para mães). Em pouco tempo, tornou-se uma peça popular para todas as mulheres, devido ao conforto e à simplicidade da modelagem.
 


O jeans que veio pra ficar 

No mundo da moda existem tendências que são temporárias. Um exemplo disso é o fast fashion. Esse termo é utilizado para coleções que são renovadas de forma constante na comercialização varejista, ou seja, uma produção e venda rápida de roupas que, muitas vezes, acabam sendo esquecidas com rapidez, no mundo da moda.

Já o mom jeans, após os anos 1990, é uma das peças que foi resgatada direto para as passarelas, permanecendo em alta. No entanto, agora esse tipo de calça é usada por mulheres de diversas idades. A peça tornou-se uma grande aliada para influenciadoras digitais e blogueiras. A partir daí, boa parte do público-alvo (mulheres de diversas idades), adquiriu essa moda como referência. Poliana França, proprietária da marca de roupas femininas  Alla Moda, conta um pouco mais a respeito sobre como descobriu esse estilo de jeans:  "Conheci a mom jeans através da internet, pois acompanho muitas blogueiras e digital influencers que postam fotos de looks com esse modelo de calça. Foi a partir daí que comecei a me inspirar nelas para montar os meus looks, e até hoje tenho esse hábito”, diz Poliana.

 


Como usar o mom jeans

​O mom jeans, por ser considerado uma peça minimalista, devido à sua costura simples, a modelagem reta e a cintura alta, pode ser usado em ambientes mais formais, na lavagem clara ou escura. Seja com uma camisa de tecido lisa, seja com uma blusa social, basta colocá-la por dentro do jeans, combinando-a com um cinto de couro, e nos pés, para finalizar, um salto, uma sandália mule ou um sapato mocassim.

Poliana ressalta que o estilo de calça mom jeans veio para ficar, já que é uma peça versátil: "Apesar da moda estar sempre em constante mudança, o mom jeans conquistou o seu espaço, estando sempre presente em várias coleções, assim como a clássica calça jeans skinny. Acho o mom jeans um modelo de calça super estiloso, e fácil de fazer combinações", completa a dona da Alla Moda.
 

Também pode-se combinar esse estilo de jeans de uma forma despojada, com tênis ou uma bota coturno em um modelo mais pesado, junto com croppeds, ou até mesmo camisetas no modelo oversized. No lugar do cinto, estão os lenços, deixando o mom jeans mais chamativo.

Thaynara Andrade, tecnóloga em produção de vestuário, revela que um truque muito importante para usar o mom jeans é a marcação da cintura, com o objetivo de deixar visualmente a silhueta da mulher mais alongada, ou dobrar as barras da calça, dando destaque aos tornozelos e ao calçado que estiver sendo usado. 

Ao comprar uma roupa para incluir no guarda-roupa, é importante optar por produções em tecidos e aviamentos de longa durabilidade, e que possibilitem combinar com outras peças, independente do ambiente. Nesse caso, vale apostar no mom jeans, pois além de ser uma peça “coringa”, dependendo da marca do jeans, pode proporcionar longos anos de uso.
 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »