Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
09/07/2021 às 03h05min - Atualizada em 09/07/2021 às 02h39min

Com 92,28% de eficácia, Cuba apresenta uma nova vacina contra Covid-19

A porcentagem da vacina está entre as mais eficazes do mundo e acima do mínimo exigido pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que é de 50%

Carlos Germano - Editado por Manoel Paulo
A busca por vacinas contra a Covid-19 ainda segue acelerada por todo o mundo. No dia 21 de junho, o imunizante Abdala, produzido em Cuba, apontou 92,28% de eficácia após a aplicação de três doses. O comunicado foi feito pelo próprio laboratório responsável; o BioCubaFarma.

A porcentagem da vacina está entre as mais eficazes do mundo e acima do mínimo exigido pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que é de 50%. Com isso, Cuba se aproxima de obter a primeira vacina contra o coronavírus desenvolvida em solo latino-americano.

A terceira fase de testes começou em março nas províncias de Santiago, Guantánamo e Granma, e contou com a participação de 48 mil voluntários de 19 a 80 anos de idade, seguindo os padrões internacionais.
 
O presidente cubano Miguel Díaz-Canel Bermúdez comemorou a notícia em seu perfil no Twitter. "Golpeados por duas pandemias (Covid-19 e o Bloqueio), nossos cientistas de Finlay e CIGB, saltaram por cima de todos os obstáculos e nos deram duas vacinas muito efetivas", destacou o presidente.
   
Além da Abdala, Cuba está desenvolvendo outras quatro vacinas, sendo a Soberana 01, Soberana 02, Soberana Plus e Mambisa. A Soberana 02 apresentou eficácia de 62% nos resultados preliminares realizados em Havana.
 
Desde o começo da pandemia, o país já registrou 1.405 mortes e 192 mil recuperados, no total de 215 mil casos de Covid-19. A vacina Abdala carrega esse nome por conta de um romance do cubano José Martí. Nele, o jovem herói Abdala vai para a guerra defender sua pátria.
 
Sob bloqueio comercial e econômico dos Estados Unidos desde 1962, Cuba apostou no desenvolvimento da indústria farmacêutica e hoje tem a medicina como referência mundial.

Fonte: Brasil de Fato, CNN, DW Brasil, Poder 360, Uol e Veja
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »