Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
11/07/2021 às 16h46min - Atualizada em 11/07/2021 às 16h46min

Argentina vence Copa América, encerra angústia e vê redenção de Messi

Seleção brasileira perde primeira final no século XXI; Tite é contestado

Paulo Octávio - labdicasjornalismo.com
Momento eterno: Messi coroa redenção particular e de sua seleção. Foto: AMANDA PEROBELLI / REUTERS
61 anos depois, do Maracanazo de 50, o Brasil viu o Maracanazo argentino. Argentina bateu a seleção por 1 a 0, no Rio de Janeiro, conquistou a Copa América de 2020  e encerrou um jejum de 28 anos sem títulos. O torneio foi adiado em um ano devido a pandemia de coronavírus.

Com gol de Di Maria, aos 21 minutos do primeiro tempo, aconteceu o desencanto. Justo no gol da esquerda, onde Higuain perdeu uma chance clara na final da Copa do Mundo de 2014 contra Alemanha. ​Nem o mais otimista argentino iria prever que o debute aconteceria no mítico Maracanã, contra o Brasil, meses após a morte de seu maior ídolo, Maradona.
 
A conquista teve um gosto especial para Messi. O craque sofreu inúmeras críticas em seus 16 anos pela Albiceleste:  foi contestado por não encarnar o espírito argentino, como Maradona. Por só ganhar taças pelo Barcelona e “abandonar” o seu país. O pibe ameaçou aposentadoria após fracasso contra o Chile na final da Copa América de 2016. E depois de tanta provação, ainda foi eleito o melhor jogador do torneio continental dessa temporada.

É a primeira vez desde o começo do século XXI, em 2001, que o time principal da seleção brasileira perde uma final. Antes venceu a Copa do Mundo de 2002, Copa América em 2004, 2007 e 2019. E a Copa das Confederações nos anos de 2005 e 2013. Equipe ainda perdeu a Olímpiada de 2012 e venceu a de 2016, mas essa competição não conta como título oficial, pois é o time sub 23 -- com três jogadores acima desse idade -- que disputa e não o profissional. 
 
Depois do vice, resta ao Brasil a disputa das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2022, em que esta praticamente classificada. E mais dois clássicos em que Tite pode compensar a derrota e afastar uma crise que se avinha no horizonte. Já há na torcida um desejo pela saída do técnico e a contratação de Jorge Jesus, que foi sucesso no Flamengo de 2019. Casagrande prefere Guardiola, atual treinador do Manchester City.
 
Quem acredita em coincidências tem um dado a se apegar : um ano depois do ultimo titulo argentino (1993), os brasileiros ganharam a Copa do Mundo e encerram jejum de 24 anos sem o Mundial. Quem sabe?
 
1º TEMPO
 
Com várias mudanças em relação a semifinal, Argentina entrou disposta a vencer o título de qualquer jeito. Até na pancada. O Brasil teve as melhores chances, mas Neymar foi caçado e teve o calção rasgado, assim como Paquetá.
 
Quando esteve de pé, Ney pôde lançar Richarlison. O atacante bateu forte, a bola desviou e ficou fácil para o goleiro.
 
E na primeira grande oportunidade, eles foram fatais. No lançamento longo de De Paul, a bola passou da intermédiaria defensiva para entrada da grande área. Renan Lodi afastou no pé de Di Maria, que ficou cara a cara com Ederson.  Com o pé ruim, o atacante tocou por cobertura para delírio dos mais de dois mil argentinos presentes no Maracanã e milhões em seu país. Depois, Messi arrancou em velocidade e finalizou para fora.
 
Brasil tentou reagir, mas não conseguiu sair da forte marcação.
 
2º TEMPO

Na volta do intervalo, Argentina recuou e deixou o Brasil criar. E quase deu certo. Richarlison recebeu passe de Paquetá, driblou a marcação e empatou o jogo, aos sete, mas estava impedido.  Um minuto depois, Richarlison tentou de novo,  e o goleiro Martínez buscou.
 
Encurralado, Tite colocou mais jogadores a frente para sair do ferrolho. Aos 37, Vinicius Junior serviu Gabigol, que bateu mascado. O flameguista teve a última boa chance do Brasil: ele  bateu forte de primeira e obrigou o Martínez a fazer uma grande defesa
 
No final, Messi ficou cara a cara com Ederson, porém se enrolou e perdeu a bola.
 
Depois de tanta emoção, o arbitro apitou o fim do jogo. Era o encerramento de quase 30 anos de sufoco e angústia. Enfim, Messi pôde sorrir no palco onde chorou sete anos atrás.
 
PRÓXIMOS CONFRONTOS
 
As duas seleções voltam a campo pelas eliminatórias da Copa do Mundo. O Brasil visita o Chile no dia 2 de setembro. Enquanto os hermanos  vão até à Venezuela. Horários e estádios ainda serão confirmados.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »