Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
18/07/2021 às 15h20min - Atualizada em 18/07/2021 às 16h11min

O legado de Robson Rocha, quadrinista da DC Comics

Nathalin Gorska - Editado por Fernanda Simplicio
FONTE: Robsonskywalker / Divulgação: Instagram

Robson Rocha, ilustrador brasileiro da DC Comics faleceu no dia 11 de julho de 2021 em decorrência da Covid-19, doença que já matou mais de 540 mil brasileiros, segundo dados do site Coronavírus Brasil.

O ilustrador, que iniciou seus trabalhos na DC em 2010, sempre fez muito sucesso entre os fãs do universo ‘geek’, seja por seu talento ou por sua humildade e simpatia.



Em nota, o diretor criativo da DC, Jim Lee comentou sobre o falecimento do artista:
 

“É com grande tristeza que compartilho a triste notícia do falecimento do artista da DC Robson Rocha. Um jovem artista incrivelmente talentoso do Brasil. Robson começou na DC há apenas 11 anos e sempre me impressionou. Minhas condolências, primeiramente, à esposa e à sua filha, aos muitos colegas que admiravam e respeitavam seu talento, e aos incontáveis fãs ao redor do mundo que amaram e desfrutarem de sua arte”.


Outros grandes nomes também comentarem sobre a morte de Robson, entre eles o escritor Neil Gaiman (conhecido por sua obra, deuses americanos), que desejou condolências aos amigos e à família do quadrinista, e o jornalista Sidney Gusman, especialista em histórias em quadrinhos no Brasil, que desejou forças para a esposa Robson.

Em seus trabalhos para a DC, o artista sempre se destacou, desenhando grandes títulos como Demon Knights (2011), que tem como personagens principais Etrigan, Lúcifer, Madame Xanadú, Vandal Savage, Cavaleiro brilhante e Al Jabr, e em seu time criativo Paull Corner e Robert Vendetti, trabalhou também em Batman Eterno e Batman Arkham Knight, que foi adaptado para vídeo games e filme.

Apesar de participar desses grandes títulos das histórias em quadrinhos, Robson também ilustrou edições de Aquaman, entre elas Unspoken Water (2019), Aquaman vol. 4: Echoes of a Life Lived Well (2021), em edições de Liga da Justiça, Future State: Justice League #1 (2021), Justice League #52 (2020), Justice League #51 (2020) e Justice League #56 (2020), SuperGirl nas edições Supergirl vol. 3: Girl of No Tomorrow (2018) e Supergirl #12, #15 e #20.



As histórias em quadrinhos citadas acima são apenas algumas no extenso currículo do ilustrador, que aos 41 anos teve sua trajetória interrompida por uma doença, mas que sempre será lembrado por suas obras e vivências.      
      
Sendo considerado um dos grandes nomes das histórias em quadrinhos, Robson Rocha abriu caminho para a nova geração de artistas brasileiros, mostrando que com coragem e talento, tudo é possível.

Aproveitamos aqui, para enfatizar o cuidado e empatia que devemos continuar a ter, usar máscaras e lavar as mãos salvam vidas.
 
REFERÊNCIAS

ARTISTA da DC Comics morto para covid-19, Robson Rocha é sepultado na grande BH. G1, 2021. Disponível em: https://g1.globo.com/mg/minas-gerais/noticia/2021/07/12/artista-da-dc-comics-morto-pela-covid-19-robson-rocha-e-sepultado-na-grande-bh.ghtml. Acesso em: 16 de jul. 2021.

TALARICO, Fernanda. Robson Rocha, quadrinista brasileiro da DC, morre aos 41 anos. Jovem Nerd, 2021. Disponível em: https://jovemnerd.com.br/nerdbunker/robson-rocha-quadrinista-brasileiro-da-dc-morre-aos-41-anos/. Acesso em: 17 de jul, 2021.

CORONAVÍRUS Brasil. Disponível em: https://covid.saude.gov.br/. Acesso em: 17 de jul 2021.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »