Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
27/08/2021 às 11h25min - Atualizada em 27/08/2021 às 14h37min

Nova fonte de energia sustentável é descoberta por cientistas americanos

A produção de energia bateu recorde por potência elétrica

Tamires Batista de Jesus - Editado por Manoel Paulo
A National Ignition Facility (NIF) além das pesquisas de energia, também é responsável pela avaliação de capacidade bélica americana; Reprodução: LLNL;
Pesquisadores do National Ignition Facility (NIF), que faz parte do Lawrence Livermore National Laboratory (Laboratório Nacional de Lawrence Livermore, em português) localizado na Califórnia, Estados Unidos, conseguiram em 8 de agosto de 2021 realizar um experimento com resultados satisfatórios de energia via fusão por confinamento inercial.

Para realizar o experimento foi necessário 192 lasers apontados para uma cápsula do tamanho de um grão de pimenta que possui deutério e trítio, diferentes categorias de estruturas do hidrogênio. Na cápsula, o composto é submetido a uma temperatura maior que do centro do sol, 100 milhões de graus Celsius, e comprimido pela união de átomos.

O experimento apresentou uma produção de 1,35 megajoules (MJ) de energia que representa em média 70% da energia do laser. "Este é um grande avanço para a pesquisa com a fusão e para toda a comunidade envolvida nisso ", diz Debbie Callahan, física do Laboratório Nacional Lawrence Livermore para o jornal BBC News.



Em comparação às outras tentativas este foi o melhor resultado. Ele foi 8 vezes maior que o recorde anterior, conquistado no começo do ano e 25 vezes melhor que os experimentos de 2018. Os cientistas acreditam que a experiência gerou uma série de reações de fusão que se retroalimentam, conhecido como plasma ardente, caracterizando o potencial sustentável da energia.

Entretanto, para tornar esta fonte de energia em grande escala é preciso realizar ainda mais pesquisas. "Os megajoules de energia liberados no experimento são realmente impressionantes em termos de fusão, mas, na prática, isso é equivalente à energia necessária para ferver uma chaleira.", alega Jeremy Chittenden, codiretor do Centro para Estudos em Fusão Inercial no Imperial College London, na Inglaterra.

Outros estudos de energia baseada na fusão de átomos estão em curso. O projeto ITER situado em Cadarache, França é um deles. A técnica usada para produção de energia é a fusão por confinamento magnético que se baseia em usar campos magnéticos para conter o gás eletricamente carregado.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »