Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
26/09/2021 às 08h00min - Atualizada em 26/09/2021 às 08h29min

As gírias mais usadas no mundo dos games e seus significados

Vivian Ribeiro - Editado por Fernanda Simplício
Fonte/ Reprodução/ Google
Assim como um grupo de skatistas tem suas gírias, com os gamers não seria diferente. Entre jogos e apenas conversas, novas gírias e dialetos são criados. A verdade é que um dia você conhece tudo e no outro precisa pesquisar para entender o que os jovens de hoje estão falando. Pensando nisso, foram separadas algumas das gírias mais usadas por esse grupo, para você se situar e ficar por dentro de tudo. 
 
GG – Uma abreviação para Good Game (bom jogo, traduzido do inglês). É usada para elogiar o jogador, geralmente usada em jogos online

Upar - Deriva de UP (pode ser traduzido como para cima). É usado para informar que seu personagem evoluiu, teve um level up. Iniciou em jogos de RPG, mas ganhou força em outras plataformas também.  

Npc - Uma abreviação para non-player character (pode ser traduzido como personagem não jogável). São os personagens que auxiliam na história, mas que são controlados pelo mestre, em jogos de RPG, ou pelo próprio computador, nos outros tipos de jogos.  

Reboot – Termo em inglês para reinicialização. Usado quando a história tem um novo início, não necessariamente ligado ao anterior. É usado tanto para jogos quanto para filmes.  

God – Palavra em inglês para Deus. Usado para se elogiar.  

F – Abreviação de press f to pay respect (aperte f para prestar respeito/ homenagem, numa tradução livre). Derivado do jogo Call of Duty: Advanced Warface. Se tornou tão famosa que virou um meme e é usada para simbolizar algo triste.  

Bugou – Derivou do termo em inglês Bug. Outra que virou meme, e é usada tanto em jogos quanto normalmente para indicar que alguma coisa travou, ou deu erro.  

Bufado – Derivado da palavra em inglês Buff. Usado para indicar que o personagem sofreu uma melhoria de alguma forma.  

Nerfado – Derivado de Nerf. Ao contrário de bufado, seu uso significa que houve um dano, de alguma forma, que o personagem foi enfraquecido.  

WP - Abreviação de Well Played (bem jogado / jogou bem, traduzido do inglês). Usado para elogiar o jogador, geralmente usado em jogos online.  

Gg no re - Abreviação de God Game no Rematch (pode ser traduzido como bom jogo sem revanche). Sua tradução já indica quando é usado. É um elogio e aviso de que não terá outro jogo, mais comum em jogos online.  

Hs - Abreviação de Headshot (tiro na cabeça, em uma tradução livre). Usado em jogos de tiro como uma forma de dizer que alguém foi acertado na cabeça.  

Smokar - Derivação de smoke (pode ser traduzido como fumaça). Significa lançar uma granada de fumaça.  

Noob – Teve origem com o termo newbie (uma derivação de new boy, traduzido como novato). Usado para descrever alguém que começou agora no jogo e não tem muita experiência.  

T-bag - Abreviação de Tea-Bag (saquinho de chá, em uma tradução literal). Usado para descrever quando um jogador se agacha e levanta rápido. É uma forma de humilhar seu oponente depois de o ter matado.  

Safe – Termo em inglês para indicar que alguma coisa está segura, fora de perigo. “Tô safe” tem o mesmo sentido de “tô de boa”. 

Skill - Termo em inglês que pode ser traduzido como habilidade. Quando o personagem adquire uma nova skill, ele ganha uma habilidade nova.  

Lag – Termo em inglês, usado para indicar que o jogo está lento, ou que tem algum atraso.  

XP – Ganhar XP é equivale a ganhar experiência nos games. Quanto mais XP melhor você fica e mais benefícios você ganha.  

Respawn – Termo em inglês que pode ser traduzido como renascer. É usado quando o jogador volta dos mortos e renasce na partida.  

Hacker/ Cheater – Termos em inglês que tem significado de trapaça nos jogos. Em gamers de tiro, ao usar o cheat o jogador pode ver quem tentar o pegar desprevenido, podendo atirar imediatamente no adversário. O hack por sua vez é quase a mesma coisa, a diferença é que a mira vai direto para cabeça do oponente. Os dois modos são odiados no mundo dos games.

Ranqueada - Derivação de ranking. Quando a partida é ranqueada, significa que a quantidade de pontos obtidos nela determinará sua posição no ranking, como uma forma de hierarquia.  

REFERÊNCIAS:
DICIONÁRIO GAMER | AS GÍRIAS MAIS USADAS. Brasil Game Show, 17 de jan. de 2017. Disponível em < https://www.brasilgameshow.com.br/dicionario-gamer-as-girias-mais-usadas/>. Acesso em: 21 de set. de 2021. 
 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »