Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
25/11/2021 às 09h48min - Atualizada em 25/11/2021 às 09h23min

Adentre no mundo das mitologias com estas dicas de viagens

Malu Figueiredo - Editada por Victória Silva
Fonte: 123rf.com

Mitologias são, sem dúvidas, elementos socioculturais que atraem muitos amantes do mundo antigo. Este fato se reflete também no turismo, que integra diversas atrações que fazem referências às histórias mitológicas e seus deuses. Com isto, confira agora alguns destinos ideais para os amantes de mitologia.

 

Mitologia Grega 

O Templo de Erecteion, dedicado a Atenas, Poseidon e Erecteu, foi construído entre 421 e 409 a.C. Foi lá onde, supostamente, Atenas e Poseidon batalharam pelo controle da cidade. O lugar conta com dois pórticos na fachada ocidental: um virado para o norte, dedicado a Poseidon; e outro para o sul, sendo agraciado por figuras femininas que amparam a cobertura. Além destes elementos, o lugar ainda é composto pelos santuários de Hefesto e Erecteu.

Ainda respaldado na Mitologia Grega, a Ilha de Delos fascina muitos viajantes. Sendo o berço natalino de Apolo e Ártemis, segundo a mitologia, a ilha é bem tranquila, tornando-se apropriada para os turistas que buscam a calmaria. O local é um importante sítio arqueológico, e por lá também está localizado um oráculo sagrado, responsável pela peregrinação no lugar.

 

Mitologia Egípcia

Na cidade de Luxor, é possível encontrar as ruínas dos antigos templos de Karnak e Luxor, construídos em homenagem ao deus do Sol, Rá. 

Há ainda a cidade de Aswan, onde se localizam as ruínas de Abu Simbel, um conjunto de templos construídos durante o reinado do faraó Ramsés II, em consagração a si próprio e à sua esposa Nefertari. Por lá também se encontra o Templo de Philae, dedicado à deusa Ísis.

 

Mitologia Romana

Também conhecido como Agrupa, o Panteão Romano é um clássico monumento histórico, e merece ser abordado por aqui. Conhecido como "o lugar de todos os deuses", o local representa bem o ideal de harmonia construtiva. Michelangelo até se referiu ao edifício como "desenho angélico e não humano".

 

Sendo o edifício romano mais bem preservado, o Panteão foi construído no ano 126 d.C., durante o império de Adriano. Hoje, o lugar abriga belas obras de arte, considerando que sedia a Academia Pontifícia de Belas Artes e Literatura Virtuosa de Roma.

 

Apesar de o lugar ser, atualmente, dedicado às artes, ele não deixa de ser interessante para os amantes da mitologia romana, que podem apreciar o local e imaginá-lo como um espaço voltado para os deuses, e assim, viajarem a Roma Antiga.

 

E então, viajante? Já sabe em qual universo mitológico vai adentrar na próxima viagem? Aqui vai uma dica: os lugares anteriormente abordados são bem válidos!

 

Referências:

 

Moré, Carol T.  Egito: 10 lugares surpreendentes para se conhecer no país. Follow the Colours, 2018. Disponível em: https://followthecolours.com.br/traveluv/egito/. Acesso em: 23 de novembro de 2021.

 

Delos. Viagem e Turismo. Disponível em: https://viagemeturismo.abril.com.br/cidades/delos/. Acesso em: 23 de novembro de 2021.

 

Templo Erecteion em Atenas | Grécia. Dicas Europa. Disponível em: https://dicaseuropa.com.br/2014/01/erecteu-em-atenas-grecia.html. Acesso em: 23 de novembro de 2021.

 

Conheça o Templo de Dendera. Nemphim Torres. Disponível em: https://br.memphistours.com/Egito/Guia-de-Viagem/tudo-sobre-luxor/wiki/templo-de-dendera. Acesso em: 23 de novembro de 2021

 

Panteão de Agripha. Rome Museum. Disponível em: https://www.rome-museum.com/br/panteao-roma.php. Acesso em: 23 de novembro de 2021.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »