Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
09/12/2021 às 21h23min - Atualizada em 29/11/2021 às 22h37min

Maneskin reaviva o Glam Rock

Banda Italiana viralizou com hit nas redes sociais

Grazi Godwin - editado por Larissa Nunes
Banda Maneskin é sucesso entre o público jovem e reascende o Rock'n Roll. Reprodução: Google Imagens

Sexo, drogas, rock‘n roll e TikTok? A banda Maneskin reavivou o cenário do Glam Rock que a muito tempo estava adormecido. Já com relativo sucesso em seu país de origem Itália, a banda viralizou no TikTok com a música Beggin, canção interpretada originalmente por Frank Valli e Four Seasons, no final da década de 60.

Maneskin venceu o festival Eurovisão da Canção – maior festival anual de música da Europa – que já foi palco de artistas de muito sucesso, como ABBA e Céline Dion. A banda ficou em primeiro lugar em maio deste ano, o que os fizeram adentrar de vez no mundo pop internacional.
Formada em 2016 pelos integrantes Damiano David (voz), Victoria De Angelis (baixo), Thomas Raggi (guitarra) e Ethan Torchio (bateria), a banda se propõe a um visual provocante e sonoridade bem marcada pelos riffs de guitarra.



Além disso, Maneskin faz questão de subverter o que ainda é dito pela sociedade como o que é moralmente aceito, através de seus clipes ousados e performances ao vivo engajadas. Durante um show na Polônia, Damiano beija Thomas ao final da música “I Wanna Be Your Slave” que, segundo o próprio Damiano ”Todos deveriam ter o direito para fazer isso sem medo”. O ato foi visto como um levante LGBTQIA+.

A influência do Glam Rock é perceptível à primeira vista. Roupas com brilhos e gênero neutro, maquiagem destacada e postura transgressora, são alguns traços desse subgênero do rock que fez muito sucesso entre os anos 70 e 80.

O que é Glam Rock?

O Rock Glam, ou Glitter Rock, foi um movimento contracultural que surgiu no fim dos anos 60 que teve grande notoriedade nas décadas de 70 e 80. Surgiu no contexto da guerra fria, no qual muitos jovens estavam insatisfeitos com os rumos que a humanidade estava tomando naquela época. O movimento hippie também partiu desse contexto, porém, diferente dele, o Glam trouxe consigo a androgenia, que consiste em vestimentas que mesclam o feminino e o masculino.

Além do estilo único que o Rock Glam propôs, a sonoridade também trazia elementos novos que não tinham nos rocks convencionais da época. Era uma mistura de BubbleGum - ritmo que foi em alta no fim dos anos 60 e começo dos anos 70 (sobretudo na Europa e nos EUA), em que as músicas tinham a combinação de um Rock Pop suave com a sensação do frescor juvenil – e Rock Progressivo.
Nomes como David Bowie, Ney Matogrosso na banda Secos e Molhados, a banda Sweet e T-Rex, são referências quando se tratam de estilo e música Rock Glam.


 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »