Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
05/12/2021 às 18h40min - Atualizada em 04/12/2021 às 15h20min

Harry Potter está em alta no mundo da cultura pop: é hora de termos uma série da franquia?

A demanda por uma produção televisiva de HP não é de hoje, mas o momento parece ser bem propício

Luann Motta Carvalho - Editado por Ana Terra
Harry Potter é uma das sagas mais aclamadas dos últimos anos, seja no universo literário, cinematográfico e até mesmo, dos videogames. Recentemente, o primeiro filme da saga, A Pedra Filosofal, reestreou em versão 3D nos cinemas. O sucesso foi tão grande ao ponto de surgir novas sessões que exibirão o longa no dia 12 de dezembro.

Para pegar carona no hype dos 20 anos da franquia nos cinemas, a HBO anunciou também um especial em homenagem a data. O elenco de Harry Potter se reunirá e o intuito do programa será uma retrospectiva sobre esses anos da saga. A nostalgia estará no ar pelo HBO Max no dia 1° de janeiro de 2022.

Aliás, 2022 promete para os potterheads. Além do especial dos 20 anos, o terceiro filme do spin-off Animais Fantásticos chega aos cinemas e o aguardado game Hogwarts Legacy será lançado. Novos teasers do filme e do jogo devem ser anunciados logo mais e a empolgação dos fãs só aumenta. Sem dúvidas, o próximo ano promete ser empolgante.
(Uma coisa precisa ser colocada em pauta: Harry Potter é uma saga maravilhosa e fez parte da formação pessoal de muitas pessoas. Mas é necessário abordar o lado negativo dos últimos anos, principalmente sobre os comentários preconceituosos da autora J.K. Rowling, envolvendo transfobia. Sim, podemos continuar amando a franquia, mas as falas de Rowling não podem ser deixadas de lado. É possível consumir com senso crítico).

Dito tudo isso, é hora de pegar mais carona no hype. O momento parece ser propício para uma série de Harry Potter.

Não é de hoje que uma produção televisiva de HP vem sendo muito requirida. Desde o fim da saga cinematográfica, em 2011, diversos boatos em relação ao assunto surgiram, sendo o mais recente no início de 2021. E uma série seria algo certeiro para o mundo mágico, pois é a chance de expandir o universo e trazer histórias que não foram contadas, ou que foram mal exploradas nos cinemas.

A saga Animais Fantásticos até está servindo para trazer mais da história de Grindelwald, sua escalada para a ameaça do mundo bruxo e as relações com Alvo Dumbledore. No entanto, a prequel não chega a empolgar os fãs como ocorreu com a história principal. Além de um segundo filme com um roteiro confuso e desordenado, Animais Fantásticos sofre com as comparações em relação aos filmes de HP e não soube se reinventar para receber um novo público, além dos próprios potterheads.
Nesse sentido, Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban é um grande queridinho dos fãs por ter recebido uma adaptação destacada e única. O livro traz uma história mais sombria do que as duas primeiras obras e isso não foi diferente no filme, com uma abordagem mais dark e ambientação que fazia jus à narrativa principal. Isso se deve também a uma troca na direção: saiu Chris Columbus e entrou Alfonso Cuarón. Novos diretores, novas formas de contar uma história.

São esses detalhes que a produção de uma possível série da franquia deve observar de perto. Animais Fantásticos continuou com a direção de David Yates e assim, muito do estilo do diretor, que já tinha dirigido Ordem da Fênix, Enigma do Príncipe e as duas partes de Relíquias da Morte, se repetiu nos dois filmes do spin-off.

Por outro lado, uma produção televisiva é um ambiente mais favorável para a criação de novas histórias e a exploração do universo de Harry Potter, já que os filmes possuem uma duração limitada e os diretores acabam precisando escolher o que abordar na narrativa e o que deixar de fora. Uma série é o cenário ideal para se distanciar dessa limitação.

Ok, precisamos de uma série do universo de Harry Potter, mas qual seria a história escolhida?

Bom, destacamos aqui que Animais Fantásticos não obteve muito sucesso em captar a atenção do público fora do nicho. Nesse caso, apesar dos estilos de David Yates se repetirem, nós não temos Hogwarts e alguns personagens de outrora nesse spin-off. Logo, se a forma de condução da trama é a mesma, o cenário é distinto. Consequentemente, a fórmula não deu certo.

Sendo assim, um período da saga muito pedido pelos fãs poderia ser a história ideal para ser abordada em uma série: os Marotos.
Prisioneiro de Azkaban é, talvez, o melhor filme de Harry Potter nos cinemas e como explicado acima, o longa foi certeiro na troca de diretores, tendo em vista a abordagem da trama e as escolhas técnicas de Cuarón. Contudo, a adaptação não é perfeita e o seu maior erro é trazer de forma superficial a história dos Marotos, uma das melhores partes do livro. Em outro texto sobre o terceiro longa da saga, é ressaltado um ponto: quem assistiu ao filme sem ter lido os livros, talvez nem saiba quem são Aluado ou Pontas. Nos filmes posteriores, Almofadinhas e Rabicho têm um pouco mais de aprofundamento, mas longe de ser como foi nas narrativas literárias.

Com isso, além de ir mais a fundo na história dos Marotos, estaríamos em Hogwarts mais uma vez e junto de personagens já consagrados, como Dumbledore, Minerva McConagall, Severo Snape, Tiago Potter, Sirius Black, Lílian Evans, Hagrid, Remo Lupin, entre muitos outros. E desta feita, o roteiro estaria em um formato que realmente permite a exploração de um universo.

Por enquanto, boatos surgem e confirmações não aparecem. Só podemos ficar no campo das especulações. Entretanto, o momento pede uma série de Harry Potter e não deve demorar para a produção ocorrer. Para quem já esperou muito, só resta aguardar um pouco mais – só não precisa ser como os 12 anos de espera de Sirius Black, né?
REFERÊNCIAS:
GUSTAVO, Luís e MOSENA, Giovanni. “[Lista] 9 ideias de séries para expandir o universo de Harry Potter”. CINEMA COM RAPADURA. Disponível em: <https://cinemacomrapadura.com.br/colunas/594485/lista-9-ideias-de-series-para-expandir-o-universo-de-harry-potter/>.
 Acesso em: 22 de nov. de 2021.
SOUSA, Camila. "Como Harry Potter pode se reinventar para conquistar um novo público". OMELETE. Disponível em: <https://www.omelete.com.br/harry-potter/harry-potter-serie-desafios-publico-novo>. 
Acesso em: 3 de dez. de 2021.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »