Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
14/01/2022 às 18h38min - Atualizada em 13/01/2022 às 10h01min

Salima Mukansanga é a primeira árbitra a apitar jogo da Copa Africana

Ela entra para a história do futebol africano

Ketllyn Brenda - labdicasjornalismo.com
Foto: TheAfricanDream
A árbitra ruandesa da Fifa, Salima Rhadia Mukansanga fez história, na última segunda-feira (10), ao se tornar a primeira árbitra feminina a atuar em um torneio oficial na África. Mukansanga esteve na vitória da Guiné por 1 a 0 sobre o Malauí na Copa Africana das Nações, o maior torneio de seleções do continente e acrescentou um novo capítulo na história do futebol. Nos jogos masculinos, nenhuma mulher jamais fez parte da equipe de arbitragem.


Natural de Ruanda, Mukansanga, de 33 anos, começou a carreira em 2012 e foi a quarta árbitra da partida. Durante as Olimpíadas de Tóquio de 2020, ela se tornou a primeira ruandesa a arbitrar uma competição olímpica e é a primeira a participar da Copa do Mundo Feminina de 2019 na França. Mukansanga é frequentemente apresentada em grandes torneios devido à sua vasta experiência em competições internacionais.
 
A árbitra também participou na Algarve Cup, o Campeonato Feminino de Sub-20 da Confederação Africana de Futebol (CAF) de 2017, Campeonato Feminino 2018 CAF Sub-17 e Mundial Feminino Sub-17 (Uruguai, 2018). Através de sua conta oficial no Twitter, a CAF publicou sua admiração pela conquista da jovem árbitra. "História. Salima Rhadia Mukansanga se torna a primeira mulher a arbitrar uma partida da Copa das Nações da África. Deixando as mulheres orgulhosas. Deixando a África orgulhosa".

 
FORMATO E DATAS DA COPA AFRICANA DE NAÇÕES 2021 
 

Sediada por Camarões e reúne 24 seleções divididas em seis grupos, com quatro equipes cada. A competição é composta por cinco fases: a de grupos, oitavas de final, quartas de final, semifinal e final. O primeiro e o segundo colocado de cada chave se classificam diretamente ao mata-mata, junto aos quatro melhores terceiros colocados. A fase de grupos acontece entre os dias 9 e 20 de janeiro, enquanto os jogos eliminatórios ocorrem entre o dia 23 de janeiro e 6 de fevereiro, data da final. 


GRUPOS

Grupo A: Burkina Faso, Cabo Verde, Camarões e Etiópia
Grupo B: Guiné, Malawi, Senegal e Zimbábue
Grupo C: Comores, Gabão, Gana e Marrocos
Grupo D: Egito, Guiné-Bissau, Nigéria e Sudão
Grupo E: Argélia, Costa do Marfim, Guiné Equatorial e Serra Leoa
Grupo F: Gâmbia, Mali, Mauritânia e Tunísia

SEDES

Cinco cidades camaronesas foram escolhidas para sediar o torneio. Ao todo, seis estádios receberão os jogos.
 
Yaoundé (capital): Estádio Olembé e Estádio Ahmadou Ahidjo
Douala: Estádio Japoma
Garoua: Estádio Roumdé Adjia
Bafoussam: Estádio Kouekong
Limbe: Estádio Limbe Omnisport
.

 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »